Nervosa: como o novo álbum foi feito contra o tempo e em meio à pandemia
Por Igor Miranda
Postado em 16 de outubro de 2020
A guitarrista Prika Amaral publicou um texto nas redes sociais sobre o processo que gerou o novo álbum da Nervosa, "Perpetual Chaos". O disco, feito em um período de 3 meses durante a pandemia do novo coronavírus, será lançado no próximo dia 22 de janeiro e marca a estreia da nova formação, com Diva Satanica (vocal), Mia Wallace (baixo) e Eleni Nota (bateria), além de Prika.
"Os últimos meses foram muito intensos com muito trabalho. Me vi num enorme desafio do qual não pensei duas vezes em aceitar, porque eu nunca nem pensei em desistir da Nervosa. Nunca pensei que pudesse compor e gravar um disco em 3 meses, mas é em momentos difíceis que a gente descobre do que somos capazes", afirmou a guitarrista, inicialmente.
Prika Amaral destacou que compôs 70% do álbum sozinha, mas que isso não seria possível sem Diva Satanica, Eleni Nota e Mia Wallace. "Elas deram o sangue pra isso acontecer, se dedicaram muito e sou muito orgulhosa delas", disse.
Em seguida, a musicista narrou a dificuldade para se chegar até Málaga, na Espanha, onde "Perpetual Chaos" foi produzido, em meio à pandemia. "Viajei pra Europa na semana em que as fronteiras se abriram, fiz uma viagem de 30h até Milão, pois naquela semana não havia voos para a Europa, então tive que pegar um voo pro Qatar e fazer 2 escalas. Fiz minha quarentena quando cheguei, fiquei isolada por 20 dias, por segurança", afirmou.
A escolha por Málaga e pelo estúdio Artesonao não foi por acaso, segundo Prika. "Nos encontramos em Málaga, na Espanha, em uma região com controle de casos, e escolhemos um estúdio afastado da cidade, para garantir a segurança de todos. Ainda assim havia um risco, mas fizemos por amor a música, por respeito aos nossos fãs e por total dedicação a Nervosa", disse.
Por fim, a guitarrista destacou que o processo foi "uma corrida contra o tempo". "Mas foi uma experiência maravilhosa, poder estar num paraíso, gravando um disco, e nos encontrando pela primeira vez lá! Foi estressante porque não tive tempo pra mais nada, mas valeu a pena e faria tudo de novo", comentou, revelando, ainda, que um documentário será produzido com filmagens das gravações de "Perpetual Chaos".
O texto completo, que inclui outros agradecimentos, pode ser lido na postagem original no Instagram.
Nervosa - Perpetual Chaos
Lançamento da Napalm Records em âmbito internacional, "Perpetual Chaos" será disponibilizado no dia 22 de janeiro, em formatos físicos e digitais. Detalhes sobre edições nacionais ainda devem ser divulgados.
Ao longo de suas 13 faixas, a banda busca apresentar, de acordo com material de divulgação, uma sonoridade tipicamente thrash/death metal. O álbum oferece, nos termos usados no texto, "uma mistura inebriante de thrash temperado com ataques notáveis de death metal".
O clipe de "Guided By Evil", primeiro single pode ser conferido no player de vídeo a seguir. O audiovisual foi gravado por Juanjo Crespo e editado por Manuel San Pablo.
As músicas foram gravadas no estúdio Artesonao, em Málaga, na Espanha, por Martin Furia, que co-produziu o álbum com Prika Amaral. A masterização ficou a cargo de Yarne Heylen.
Ainda de acordo com o press-release, "Perpetual Chaos" terá letras abordando "queixas políticas, amplificação das vozes das minorias a protestos contra a agricultura industrial e o capitalismo até as reflexões mal-informadas das elites sociais". Foi revelado, também, que Schmier (Destruction) gravou uma participação especial na música "Genocidal Command".
Em nota, Prika comentou: "Foi uma experiência maravilhosa com essas meninas. São todas muito talentosas e fizeram um excelente trabalho. Nunca fiquei tão feliz com o resultado final de um disco".
Diva Satanica completou: "Foi um processo muito intenso em todos os sentidos. Não só aprendemos a trabalhar juntas, mas também nos pudemos nos conhecer e conviver. Tenho muita sorte de poder fazer parte de um projeto como este e tenho certeza que com o lançamento deste álbum, a Nervosa dará um passo muito importante em sua carreira".
Veja, a seguir, a capa e a tracklist de "Perpetual Chaos".
01. Venomous
02. Guided By Evil
03. People Of The Abyss
04. Perpetual Chaos
05. Until The Very End
06. Genocidal Command
07. Kings Of Domination
08. Time To Fight
09. Godless Prisoner
10. Blood Eagle
11. Rebel Soul
12. Pursued By Judgement
13. Under Ruins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato

Nervosa: veja clipe de "Guided By Evil" e detalhes do novo álbum "Perpetual Chaos"
Nervosa define "Slave Machine" como seu álbum mais brutal e melódico
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
Nervosa confirma data de lançamento de sua nova música
Nome da Nervosa foi inspirado no Sepultura, afirma Prika Amaral


