Nervosa: como o novo álbum foi feito contra o tempo e em meio à pandemia
Por Igor Miranda
Postado em 16 de outubro de 2020
A guitarrista Prika Amaral publicou um texto nas redes sociais sobre o processo que gerou o novo álbum da Nervosa, "Perpetual Chaos". O disco, feito em um período de 3 meses durante a pandemia do novo coronavírus, será lançado no próximo dia 22 de janeiro e marca a estreia da nova formação, com Diva Satanica (vocal), Mia Wallace (baixo) e Eleni Nota (bateria), além de Prika.
"Os últimos meses foram muito intensos com muito trabalho. Me vi num enorme desafio do qual não pensei duas vezes em aceitar, porque eu nunca nem pensei em desistir da Nervosa. Nunca pensei que pudesse compor e gravar um disco em 3 meses, mas é em momentos difíceis que a gente descobre do que somos capazes", afirmou a guitarrista, inicialmente.
Prika Amaral destacou que compôs 70% do álbum sozinha, mas que isso não seria possível sem Diva Satanica, Eleni Nota e Mia Wallace. "Elas deram o sangue pra isso acontecer, se dedicaram muito e sou muito orgulhosa delas", disse.
Em seguida, a musicista narrou a dificuldade para se chegar até Málaga, na Espanha, onde "Perpetual Chaos" foi produzido, em meio à pandemia. "Viajei pra Europa na semana em que as fronteiras se abriram, fiz uma viagem de 30h até Milão, pois naquela semana não havia voos para a Europa, então tive que pegar um voo pro Qatar e fazer 2 escalas. Fiz minha quarentena quando cheguei, fiquei isolada por 20 dias, por segurança", afirmou.
A escolha por Málaga e pelo estúdio Artesonao não foi por acaso, segundo Prika. "Nos encontramos em Málaga, na Espanha, em uma região com controle de casos, e escolhemos um estúdio afastado da cidade, para garantir a segurança de todos. Ainda assim havia um risco, mas fizemos por amor a música, por respeito aos nossos fãs e por total dedicação a Nervosa", disse.
Por fim, a guitarrista destacou que o processo foi "uma corrida contra o tempo". "Mas foi uma experiência maravilhosa, poder estar num paraíso, gravando um disco, e nos encontrando pela primeira vez lá! Foi estressante porque não tive tempo pra mais nada, mas valeu a pena e faria tudo de novo", comentou, revelando, ainda, que um documentário será produzido com filmagens das gravações de "Perpetual Chaos".
O texto completo, que inclui outros agradecimentos, pode ser lido na postagem original no Instagram.
Nervosa - Perpetual Chaos
Lançamento da Napalm Records em âmbito internacional, "Perpetual Chaos" será disponibilizado no dia 22 de janeiro, em formatos físicos e digitais. Detalhes sobre edições nacionais ainda devem ser divulgados.
Ao longo de suas 13 faixas, a banda busca apresentar, de acordo com material de divulgação, uma sonoridade tipicamente thrash/death metal. O álbum oferece, nos termos usados no texto, "uma mistura inebriante de thrash temperado com ataques notáveis de death metal".
O clipe de "Guided By Evil", primeiro single pode ser conferido no player de vídeo a seguir. O audiovisual foi gravado por Juanjo Crespo e editado por Manuel San Pablo.
As músicas foram gravadas no estúdio Artesonao, em Málaga, na Espanha, por Martin Furia, que co-produziu o álbum com Prika Amaral. A masterização ficou a cargo de Yarne Heylen.
Ainda de acordo com o press-release, "Perpetual Chaos" terá letras abordando "queixas políticas, amplificação das vozes das minorias a protestos contra a agricultura industrial e o capitalismo até as reflexões mal-informadas das elites sociais". Foi revelado, também, que Schmier (Destruction) gravou uma participação especial na música "Genocidal Command".
Em nota, Prika comentou: "Foi uma experiência maravilhosa com essas meninas. São todas muito talentosas e fizeram um excelente trabalho. Nunca fiquei tão feliz com o resultado final de um disco".
Diva Satanica completou: "Foi um processo muito intenso em todos os sentidos. Não só aprendemos a trabalhar juntas, mas também nos pudemos nos conhecer e conviver. Tenho muita sorte de poder fazer parte de um projeto como este e tenho certeza que com o lançamento deste álbum, a Nervosa dará um passo muito importante em sua carreira".
Veja, a seguir, a capa e a tracklist de "Perpetual Chaos".
01. Venomous
02. Guided By Evil
03. People Of The Abyss
04. Perpetual Chaos
05. Until The Very End
06. Genocidal Command
07. Kings Of Domination
08. Time To Fight
09. Godless Prisoner
10. Blood Eagle
11. Rebel Soul
12. Pursued By Judgement
13. Under Ruins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!

Nervosa: veja clipe de "Guided By Evil" e detalhes do novo álbum "Perpetual Chaos"
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
A curiosa reação de Prika Amaral ao ouvir a voz de Lemmy Kilmister pela primeira vez
A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika
Prika Amaral esclarece por que contratou apenas mulheres europeias para a Nervosa
Prika Amaral explica por que decidiu se tornar vocalista da banda Nervosa


