Black Sabbath: por que dificilmente teremos algo oficial com Dave Walker no vocal
Por Igor Miranda
Postado em 25 de fevereiro de 2021
Nem todos sabem, mas o vocalista Dave Walker, conhecido por seus trabalhos com Fleetwood Mac e Savoy Brown, fez parte do Black Sabbath, na vaga deixada por Ozzy Osbourne. A passagem foi relâmpago, durando entre setembro de 1977 e janeiro de 1978 - Ozzy, que quis sair do grupo, optou por retornar, sendo demitido em definitivo apenas em abril de 1979.
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenha ficado por pouco tempo, Dave Walker chegou a trabalhar de forma ativa com o Black Sabbath. O álbum "Never Say Die!", lançado em 1978, o traria originalmente nos vocais - as composições iniciais foram concebidas para a performance dele, sendo descartadas após o retorno de Osbourne.
Além disso, Walker chegou a se apresentar junto do Sabbath no programa "Look! Hear!", da rádio/TV BBC Midlands. Hoje, os fãs têm acesso a apenas uma gravação dessa performance, com uma versão inicial da faixa "Junior's Eyes", mas eles também tocaram "War Pigs" na ocasião.
Será que nunca poderemos ouvir algum material oficial com Dave Walker nos vocais? O guitarrista Tony Iommi falou sobre o assunto em entrevista ao site Ultimate Classic Rock - e a resposta não é tão animadora para quem gostaria de uma conclusão afirmativa a essa pergunta.
Inicialmente, Iommi refletiu sobre a saída de Ozzy Osbourne naquele período. "Chegou a um ponto em nossas vidas onde, para todos nós, fomos o mais longe que poderíamos. Ozzy não estava em condições - acho que ele perdeu o interesse. Havia mais drogas e mais bebidas - para todos, não era só Ozzy, mas Ozzy foi o mais impactado. Ozzy era o cara que não queria mais fazer aquilo", afirmou.
Diante desse dilema, o guitarrista e seus colegas precisaram decidir se romperiam a banda ou continuariam com outro vocalista - e a segunda hipótese tornou-se a decisão concreta. Dave Walker veio, ficou por algum tempo, deu início a algumas produções com a banda, mas nada foi adiante - e esse material não aparece nem mesmo em box sets e lançamentos especiais.
"Nunca pensei muito sobre isso (lançar o material com Dave Walker oficialmente, em referência às gravações da rádio BBC Midlands). Acho que se colocássemos esse material em algum box set com Ozzy, isso teria desrespeitado Ozzy e eu não acho que seria justo", comentou o guitarrista, inicialmente.
Em seguida, ele complementou: "Não há nada realmente gravado com Dave Walker. Fizemos uma apresentação em um programa e apenas alguns ensaios. Foi apenas isso. Então, Ozzy retornou".
Black Sabbath refez "Never Say Die!" por Ozzy
Durante entrevista concedida à Guitar World em 1992 - e resgatada recentemente pelo site da revista -, Tony Iommi fez mais algumas revelações sobre os poucos meses que Ozzy Osbourne esteve fora do Black Sabbath, entre 1977 e 1978. O guitarrista confirmou que todo o material do álbum "Never Say Die!" foi composto para Walker, mas as canções tiveram de ser descartadas porque Ozzy não queria cantá-las.
"Pouco antes de gravarmos 'Never Say Die!', Ozzy saiu da banda. Nunca quisemos que ele saísse e acho que ele queria voltar, mas ninguém dizia ao outro como se sentia. Então, tivemos que trazer outro vocalista e compor material novo. Dois dias antes de finalmente estarmos prontos para gravar novamente, Ozzy decidiu voltar. E ele não cantaria nenhuma música que fizemos sem ele! Bill (Ward, baterista) teve que cantar em uma música ('Swinging the Chain') porque Ozzy se recusava", afirmou.
Iommi explicou, ainda, por que "Never Say Die!" soa "confuso", em sua visão. "Acabamos compondo durante o dia para gravar à noite. Não tivemos tempo de revisar essas músicas e fazer alterações. Como resultado, esse álbum soa muito confuso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
"Cherry Pie", do Warrant, experimenta nova onda de popularidade
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
Rock fica fora dos shows gratuitos em Copacabana nos jogos do Brasil na Copa
Kim Thayil cita influências metálicas no início do Soundgarden
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"

Quem demitiu Ozzy Osbourne do Black Sabbath no fim dos anos 70, segundo Iommi
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O clássico do Soundgarden onde Chris Cornell quis misturar Black Sabbath e música caipira
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
André Barcinski comenta semelhança entre "Sabbath Bloody Sabbath" e música de Vanusa
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


