Black Sabbath: por que dificilmente teremos algo oficial com Dave Walker no vocal
Por Igor Miranda
Postado em 25 de fevereiro de 2021
Nem todos sabem, mas o vocalista Dave Walker, conhecido por seus trabalhos com Fleetwood Mac e Savoy Brown, fez parte do Black Sabbath, na vaga deixada por Ozzy Osbourne. A passagem foi relâmpago, durando entre setembro de 1977 e janeiro de 1978 - Ozzy, que quis sair do grupo, optou por retornar, sendo demitido em definitivo apenas em abril de 1979.
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenha ficado por pouco tempo, Dave Walker chegou a trabalhar de forma ativa com o Black Sabbath. O álbum "Never Say Die!", lançado em 1978, o traria originalmente nos vocais - as composições iniciais foram concebidas para a performance dele, sendo descartadas após o retorno de Osbourne.
Além disso, Walker chegou a se apresentar junto do Sabbath no programa "Look! Hear!", da rádio/TV BBC Midlands. Hoje, os fãs têm acesso a apenas uma gravação dessa performance, com uma versão inicial da faixa "Junior's Eyes", mas eles também tocaram "War Pigs" na ocasião.
Será que nunca poderemos ouvir algum material oficial com Dave Walker nos vocais? O guitarrista Tony Iommi falou sobre o assunto em entrevista ao site Ultimate Classic Rock - e a resposta não é tão animadora para quem gostaria de uma conclusão afirmativa a essa pergunta.
Inicialmente, Iommi refletiu sobre a saída de Ozzy Osbourne naquele período. "Chegou a um ponto em nossas vidas onde, para todos nós, fomos o mais longe que poderíamos. Ozzy não estava em condições - acho que ele perdeu o interesse. Havia mais drogas e mais bebidas - para todos, não era só Ozzy, mas Ozzy foi o mais impactado. Ozzy era o cara que não queria mais fazer aquilo", afirmou.
Diante desse dilema, o guitarrista e seus colegas precisaram decidir se romperiam a banda ou continuariam com outro vocalista - e a segunda hipótese tornou-se a decisão concreta. Dave Walker veio, ficou por algum tempo, deu início a algumas produções com a banda, mas nada foi adiante - e esse material não aparece nem mesmo em box sets e lançamentos especiais.
"Nunca pensei muito sobre isso (lançar o material com Dave Walker oficialmente, em referência às gravações da rádio BBC Midlands). Acho que se colocássemos esse material em algum box set com Ozzy, isso teria desrespeitado Ozzy e eu não acho que seria justo", comentou o guitarrista, inicialmente.
Em seguida, ele complementou: "Não há nada realmente gravado com Dave Walker. Fizemos uma apresentação em um programa e apenas alguns ensaios. Foi apenas isso. Então, Ozzy retornou".
Black Sabbath refez "Never Say Die!" por Ozzy
Durante entrevista concedida à Guitar World em 1992 - e resgatada recentemente pelo site da revista -, Tony Iommi fez mais algumas revelações sobre os poucos meses que Ozzy Osbourne esteve fora do Black Sabbath, entre 1977 e 1978. O guitarrista confirmou que todo o material do álbum "Never Say Die!" foi composto para Walker, mas as canções tiveram de ser descartadas porque Ozzy não queria cantá-las.
"Pouco antes de gravarmos 'Never Say Die!', Ozzy saiu da banda. Nunca quisemos que ele saísse e acho que ele queria voltar, mas ninguém dizia ao outro como se sentia. Então, tivemos que trazer outro vocalista e compor material novo. Dois dias antes de finalmente estarmos prontos para gravar novamente, Ozzy decidiu voltar. E ele não cantaria nenhuma música que fizemos sem ele! Bill (Ward, baterista) teve que cantar em uma música ('Swinging the Chain') porque Ozzy se recusava", afirmou.
Iommi explicou, ainda, por que "Never Say Die!" soa "confuso", em sua visão. "Acabamos compondo durante o dia para gravar à noite. Não tivemos tempo de revisar essas músicas e fazer alterações. Como resultado, esse álbum soa muito confuso", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Quem demitiu Ozzy Osbourne do Black Sabbath no fim dos anos 70, segundo Iommi
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal


