Yngwie Malmsteen explica que Van Halen não era somente a técnica
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2021
Yngwie Malmsteen falou para a Guitar World sobre o imenso impacto que o Van Halen teve em sua vida.
"Quando eu tinha 8 ou 8 anos na Suécia, ouvia o 'Made in Japan' do Deep Purple e coisas assim, era fissurado naquele tipo de guitarra", começa Yngwie. "Quando fiz 12 estava ouvindo violino clássico e já tinha uma visão clara do que queria fazer. Daí surgiu o Van Halen, não prestei muita atenção naquilo. Mas em 1978 eu tocava numa banda chamada Powerhouse, e um dia o baterista veio e trouxe um disco. Eu não tinha interesse, mas ele pôs pra rodar e eu não acreditava no que estava ouvindo. Fiquei totalmente maluco com aquilo", conta Yngwie, explicando que, diferentemente das pessoas que passam a tentar imitar algo novo quando surge, ele não é assim, mas tenta absorver aquilo de alguma forma.
Depois ele prossegue dizendo que em 1978 ninguém havia ouvido algo assim antes, e embora Eddie usasse inclusive técnicas que já existiam, ninguém até então havia feito as coisas daquele jeito. "E o que me nocauteou foi a energia e a atitude de 'foda-se, não estou nem aí' que toda a banda mostrava, era essencialmente um power trio tocando ao vivo", explica.
Daí Malmsteen elogia todos os álbuns do Van Halen, principalmente os dois primeiros - "soam como se fosse parte 1 e parte 1" - fala da incrível performance de toda a banda e cita uma música em especial do segundo álbum, "Outta Love Again", feita em um único take e que é "absurdamente boa". "Mas minha música favorita provavelmente é 'Ain't Talkin' 'Bout Love', usei durante anos como uma espécie de objetivo a atingir, eu pensava que se pudesse fazer algo que soasse tão bom assim, eu estaria fazendo uma coisa muito boa. E o riff era absolutamente ridíulo, mas ela trazia toda aquela coisa de 'cale a boca e vamos nessa' que me atraía em Eddie. O impacto daquilo em mim foi inacreditável. Em todos nós. Era muito louco".
Por fim, o guitarrista comenta: "Lembre-se também que eu morava num país socialista onde tudo era basicamente 'não pode fazer isso, não pode fazer aquilo'. Tudo era na base do 'não, não, não, não, não'. E então surge o Van Halen dizendo 'Fodam-se todos!' Amei aquilo intensamente, ainda amo tudo aquilo até hoje".
FONTE: Guitar World
https://www.guitarworld.com/features/yngwie-malmsteen-pays-tribute-to-eddie-van-halen-i-couldnt-believe-what-i-was-hearing-i-was-so-fking-blown-away
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps