Matérias Mais Lidas

Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn MansonRodolfo Abrantes
Ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson

Aquiles Priester: em 1992, dispensado de gravação por não conseguir tocar com clickAquiles Priester
Em 1992, dispensado de gravação por não conseguir tocar com click

Dave Mustaine: veja as primeiras guitarras da parceria dele com a GibsonDave Mustaine
Veja as primeiras guitarras da parceria dele com a Gibson

Tom Morello e Ted Nugent: a amizade entre um militante da Esquerda e um conservadorTom Morello e Ted Nugent
A amizade entre um militante da Esquerda e um conservador

Fender: apagando post considerado machista sobre guitarras e mulheres brasileirasFender
Apagando post considerado machista sobre guitarras e mulheres brasileiras

Guns N' Roses: DJ Ashba recusou convite para ficar na banda após volta de SlashGuns N' Roses
DJ Ashba recusou convite para ficar na banda após volta de Slash

Metallica: ouça primeira vez que Master Of Puppets foi tocada (com Mustaine no rolê)Metallica
Ouça primeira vez que "Master Of Puppets" foi tocada (com Mustaine no rolê)

Black Sabbath: 13 bandas que não estariam aqui sem o Black SabbathBlack Sabbath
13 bandas que não estariam aqui sem o Black Sabbath

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Metallica: Eu me sinto cada vez mais dinamarquês, afirma Lars UlrichMetallica
"Eu me sinto cada vez mais dinamarquês", afirma Lars Ulrich

Alice Cooper: músico comentou sobre acusações contra Marilyn MansonAlice Cooper
Músico comentou sobre acusações contra Marilyn Manson

Slayer: Dave Lombardo conta que kits de bateria que usava com a banda foram furtadosSlayer
Dave Lombardo conta que kits de bateria que usava com a banda foram furtados

Queensryche: vocalista desce a lenha em governador que suspendeu uso de máscarasQueensryche
Vocalista desce a lenha em governador que suspendeu uso de máscaras

Icon of Sin: mais uma música da banda de Raphael Mendes, o Bruce Dickinson brazucaIcon of Sin
Mais uma música da banda de Raphael Mendes, o Bruce Dickinson brazuca

Iron Maiden: como soaria se Enter Sandman, do Metallica, fosse deles? VejaIron Maiden
Como soaria se "Enter Sandman", do Metallica, fosse deles? Veja


Flavio Maranhao

Clássicos: 30 álbuns fodas que fazem 30 anos em 2021

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Le Ramone
Enviar Correções  

Parece loucura mas como passa rápido o tempo, em 2021 vários álbuns comemoram 30 anos de história...É mesmo caro amigo leitor, 30 anos de álbuns que mudaram a trajetória do Rock e Heavy Metal de certa forma.

Em 1991 é inegável que foi um ano com uma gigantesca leva de bandas com ideias criativas acima da média.

Foi um ano onde a cena alternativa estava cada vez mais forte, com a chegada do GRUNGE e outras influências que tornavam a musicalidade das bandas bem diferentes umas das outras, diferente dos anos atuais que uma banda bebe da fonte da outra para se estabelecer de certa maneira, graças as redes sociais também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então vamos citar as 30 bandas e álbuns e algumas curiosidades a respeito. Quem quiser ver as capas e detalhes veja no vídeo abaixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#1 - Nevermind - Nirvana (24/09)

Considerado como o álbum que desbancou artistas do Pop como Michael Jackson super famosos, Nevermind foi o marco da época feito pela banda, Nirvana que não esperava uma repercussão tão gigantesca.
Considerados como a banda "Caçula" da cena grunge, foi justamente o "irmãozinho mais novo" da cena alternativa que mostrou ao mundo que estava acontecendo algo fora do comum em uma cidade do interior, chuvosa e com influências que iam do Folk ao Heavy Metal.
E foi graças a um cover mal tocado da banda BOSTON por Kurt Cobain que fez a música SMELLS LIKE THE SPIRIT ser a porta de abertura do álbum e de todo o cenário musical alternativo entrar em destaque.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#2- TEN - PEARL JAM (27/08)

Mesmo sendo lançado antes de Nevermind, do Nirvana, a banda Pearl Jam não obteve muito destaque. Para críticos musicais, o Ten era mais do mesmo, não consideravam como um verdadeiro álbum alternativo devido muitos solos, acredite nisso amigo leitor, e esse absurdo só foi desfeito graças ao destaque do lançamento de Nevermind e aos clips, que foram o grande divisor de águas para a banda em 1992, sendo premiados no Video Music Awards (VMA). Tornando o álbum o mais bem sucedido da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#3 - BLOOD SUGAR SEX MAGIC - Red Hot Chili Peppers (24/09)

Lançado no mesmo dia que Nevermind, foi um álbum que fortaleceu ainda mais o cenário alternativo que estava chegando com tudo para o grande público, Blood Sugar Sex Magic reforçou que não precisava ser de Seattle para se destacar, com grande músicas e sua mistura de groovie e funk tornaram o RHCP tão importantes quanto o Nirvana na influência sonora para a juventude de 91.

#4 - Temple of the Dog (16/04)

Álbum que se tornou também um clássico, foi realizado como uma homenagem a Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone, banda que foi espinha dorsal do que seria o Pearl Jam e que mostrou o quanto Seattle estava mostrando ao mundo. Foi a primeira oportunidade que Chris Cornell trouxe seu afilhado musical e amigo Eddie Vedder para dividir vocais e tocar com os caras que seriam até hoje seus grandes parceiros sonoros na estrada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#5 - Use your illusion 1 e 2 - GUNS N' ROSES (17/09)

O álbum duplo vendido separadamente de maior vendagem no mundo até então, mostrou que não era só da cena alternativa ou grunge que estavam em destaque...Os caras do Guns com seu Hard Rock e drives vocais muito particulares de Axl, colocaram a banda como uma das maiores do planeta...E fica alguns destaques da época onde Nirvana e Guns viviam se alfinetando na mídia a meio de deboches e críticas.

#6- Slave to the grind - Skid Row(11/06)

O pai de Sebastian Bach foi que pintou a capa, que é na verdade um mural longo, continuando dentro do livro incluído no álbum. A capa situa-se na era medieval (inspirado na pintura de Caravaggio "Burial of St. Lucy" (Enterro de Santa Lúcia) (1608)), mas no entanto tem pessoas a usar tecnologia moderna. John F. Kennedy está no grupo de pessoas na capa.

Foi um álbum Hard Rock muito bem aceito por critica e público, com destaques para Wasted Time, Quicksand Jesus e In a darkened room.

#7 Metallica (Black album) (12/08)

Com tantos lançamentos em 91, o Black album intitulado apenas Metallica chamado pela galera como "Capa preta" foi um dos maiores álbuns de Heavy Metal já feito, com certeza muitos headbangers troozões irão torcer o nariz, mas com certeza é inquestionável que a banda chegou a patamares indiscutíveis para apresentar ao público além dos fans e seguimentos que o HEAVY METAL poderia sim abranger novos públicos.

#8- Achtung Baby - U2 (18/11)

Um álbum que nadou de braçadas em várias influências sonoras que iam de música eletrônica a sonoridades épicas do oriente médio como em Misterious Ways.

Foi inicialmente gravado em Berlim, e o nome Achtung Baby tem como tradução do Alemão referindo a "ATENÇÃO" algo de novo, e foi um dos álbuns mais criativos do U2, apresentando ONE como uma das mais belas músicas da banda.

#9 - Ceremony - The Cult (23/09)

Um álbum que após os supers premiados Eletric e Sonic Temple, foi muito intimista pela fase complicada que Ian Astbury vivia, estava se recuperando do alcoolismo, obesidade e de um divórcio.
Apesar de tantas questões complicadas e pouco contato com seu parceiro de composições da banda Billy Duffy, saiu um álbum intenso e forte sonoramente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#10 - Out of time - R.E.M. (12/03)

Considerado como a maior banda que influenciou toda essa galera intitulada alternativa, R.E.M. em 91 lançou um dos álbuns mais legais, e ganhou em 1992, 3 Grammy sendo um como melhor álbum com OUT OF TIME e 2 referentes a clássica LOSING MY RELIGION.

#11- No more tears - OZZY (17/09)

O madman jamais deixou nada a desejar, e quando falamos de No more tears, lembramos que Ozzy sempre esteve presente com músicos de enorme qualidade, então a obra de Ozzy foi impecável.
"I Don't Want to Change the World" foi em 1994 no Grammy premiada como "Melhor performance Metal".

publicidade

#12 - Roll the Bones - RUSH (03/09)

O contexto do título do disco segundo Neil Peart é sobre correr riscos, e nesse álbum como é de esperar do Rush tiveram a forma mais bacana de integrar hip hop na música título do álbum, aquela pegada Rap no meio da música cantada era para ser para um convidado, porém Geddy Lee com efeitos vocais fez incrivelmente, no naipe de Public Enemy ou Cypress Hill.

#13- Pretty on the inside - Hole (17/09)

Álbum de estreia que vendeu mais de 600 mil cópias, foi mais relevante no Reino Unido do que nos EUA. Dava indícios que Courtney Love nos anos seguintes com certeza estaria em destaque tanto por suas músicas tanto por polêmica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#14- Badmotorfinger - Soundgarden (24/09)

A banda mais reconhecida e tradicional de Seattle lançava por uma grande gravadora essa baita obra Badmotorfinger, e já colocava o Soundgarden como os grandes influentes da galera de Seattle pelo mundo.

Soundgarden já colocava todo o peso instrumental com os drives vocais intensos de Cornell em sons emblemáticos como Outshined, Jesus Christ pose e Rusty Cage.

#15 - Gish -Smashing Pumpkins (28/05)

Álbum de estreia da banda, traz músicas com toda atmosfera peculiar do Alternative Rock, em especial "Rhinoceros" e "Siva" foram músicas bastante tocadas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O título foi escolhido baseado no sobrenome da atriz de cinema mudo, Lillian Gish, da qual a mãe do vocalista da banda, Billy Corgan, era fã. Segundo Corgan, o nome Gish tinha uma fonética agradável. Ele pensara em dar o nome Fish, mas optou por Gish pois o outro nome poderia criar uma confusão entre o nome do álbum e uma banda de rock progressivo chamada Phish.

#16 - 1916 -MOTÖRHEAD (26/02)

Um dos álbuns mais aclamados pelo público e crítica, em especial aqui no Brasil os fans endoidaram com a clássica "Going to Brazil" reverenciando a primeira vez que a banda esteve no país e como foi a reciprocidade do nosso povo com a banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo álbum que também homenageam os RAMONES com a R.A.M.O.N.E.S.

#17 - Arise - SEPULTURA

Um ano em que o Sepultura teve seu Thrash Metal um flerte com a sonoridade do Metal Industrial já se notava que o Sepultura seria o maior nome do Metal brasileiro pelo mundo a fora.
Foi o álbum que fez a banda entrar em grandes festivais como ROCK IN RIO 2 e abrir shows como os do Ozzy, Ministry e Helmet.
Curiosidade da época foi Arise, faixa título ter tido seu clip na MTV censurada pelas fortes cenas de um Cristo sendo crucificado com uma máscara de gás.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#18 - Gothic - Paradise Lost (19/03)

Segundo álbum de estúdio e considerados precussores do termo Gothic Metal, graças ao nome desse álbum o GOTHIC, foi um dos álbuns que bebeu da fonte do DOOM METAL com a densidade sombria dos góticos.
Álbum referência para todos que vieram depois como Nightwish, Type O Negative e etc.

#19 - Slow, Deep and Hard - Type O Negative (16/06)

Álbum de estreia da banda, que já criava uma linguagem entre as cores de todas as capas com o verde e preto como plano. Eram uma banda com seu líder Petter Steele um cara de mais de 2 metros de altura tocando seu baixo e com uma tessitura vocal bastante intensa que chegava do grave ao agudo como um grito desesperador típico de filme de terror.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Petter dizia que o Type O Negative era a combinação de Beatles e Black Sabbath dando o resultado sonoro bastante marcante na década de 90.

#20- Hey stoopid - Alice Cooper (02/07)

Álbum que seguiu o sucesso comercial do anterior o "Thrash", obteve uma grande aceitação pelo público e crítica.

A popularidade foi tão boa que foi convidado para gravar uma música no álbum Use your Illusion 1 do Guns n' Roses e participação especial no filme do Freddy Krueger - The final nightmare.

Curiosidade do álbum é a faixa título Hey stoopid, no clip tem as participações de Ozzy e Joe Satriani.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

#21- Lean into you - Mr.Big (26/03)

Segundo álbum de estúdio da super banda conhecida pela virtuose de seus músicos (Eric Martin, Billy Sheehan, Paul Gilbert e Matt Star) o Mr.Big teve uma grande influência nos anos 90 com suas baladas marcantes como "To be with you" que esteve no topo das paradas.
Banda que já teve presença do guitarrista e vocalista Richie Kotzen (atual Winery Dogs).

#22 - For Unlawful Carnal Knowledge (F.U.C.K) - VAN HALEN (18/06)

Nono álbum de estúdio da banda, conhecida pela fase onde os fans consideram como "VAN HAGAR" tem algumas curiosidades, o título pode ser tratado como uma abreviação para F.U.C.K, reza a lenda em resposta aos álbuns do David Lee Roth, ex-integrante até então naquela época como ironizando sua carreira solo.

Um álbum muito bem aceito e premiado com um Grammy de melhor performance de banda Hard Rock, é a fase mais séria e madura da banda com sons como Right Now, 316 e Judgement Day.

#23- A little ain't enough - David Lee Roth (15/01)

Terceiro álbum de David Lee Roth e seguindo a treta com o pessoal do Van Halen em forma de metáforas com mensagens subliminares nos títulos do álbuns, A little ain't enough tem como tradução "UM POUCO NÃO É SUFICIENTE" tirando onda do álbum anterior dos caras, e logo teve sua resposta com o F.U.C.K da sua ex-banda.

#24 - Human - DEATH

Álbum mais bem sucedido do DEATH, com melodias mais complexas, intrincadas e um nível técnico cada vez mais progressivo fez do Human ser um álbum épico.
Chuck Schuldiner foi uma das figuras mais importantes na história do metal, além de ser um dos primeiros a cantar gutural.

#25- On every street- Dire Straits (09/09)

Sexto e último álbum da banda britânica, logo após a turnê de 2 anos Mark Knofler decidiu sair da banda e fazer sua carreira solo, estava cansado de longas turnês.

#26 - Union - YES (30/04)

Título define o reencontro dos ex-membros a banda YES para um novo álbum deixando suas diferenças de lado.
Nos tempos atuais nota-se que não deu muito certo por razão de novas tretas.

#27 - We can't dance - Genesis (28/10)

Um álbum repleto de hits que tocou muito na MTV e a brincadeira do título se refere a ironizar as boybands da época que dominavam a parada Pop.

#28 - kerplunk - Green Day (17/12)

Segundo álbum de estúdio do Green Day, que teve a participação de Tré Cool na bateria, formando o trio punk que nos álbuns seguintes estourariam juntamente com Offspring e Rancid.

#29 - Innuendo - QUEEN (05/02)

Dentro da lista aqui o mais triste dos álbuns, não pela sonoridade mas pela triste condições de saúde que se encontrava Freddie Mercury, após 9 meses do lançamento o vocalista faleceu de Aids.

#30 -Mama said - Lenny Kravitz (02/04)

Segundo álbum de estúdio de Lenny Kravitz que teve participações do guitarrista Slash e de Sean Lennon, filho mais novo de John Lennon.
A faixa It Ain't Over Til It's Over entrou na trilha sonora da telenovela Vamp da Rede Globo.

Valeuuu rapaziada!!!... Continuem procurando Cultura Musical!!!


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Monsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King DiamondMonsters of Rock
A feijoada que quase derrubou King Diamond

Heavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?Heavy Metal
Quais as 10 melhores vozes da história?


Sobre Le Ramone

Cresceu numa geração anos 90 que amava MTV, locutor da Rádio BR 378 e músico de várias bandas fracassadas, amante de Alternative Rock e Metal. Vezes subversivo e vezes politicamente incorreto.

Mais matérias de Le Ramone no Whiplash.Net.