Bruce Dickinson: ele prometeu recusar Rock Hall se fosse introduzido algum dia
Por Igor Miranda
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Com o anúncio de que o Iron Maiden concorre a uma das vagas para entrar no Rock and Roll Hall of Fame em 2021, os fãs da banda poderão acompanhar se Bruce Dickinson cumprirá uma promessa feita ainda em 2018. Na época, em entrevista ao Jerusalem Post, o vocalista disse que recusaria a instituição caso fosse introduzido ao "hall da fama do rock".
Dickinson demonstrou chateação com o fato de muitas bandas clássicas do rock e do heavy metal ainda não integrarem o Rock and Roll Hall of Fame. Nomes como Judas Priest e Motörhead até hoje não entraram, enquanto o Deep Purple levou muito tempo para ser reconhecido - talvez não por coincidência, todos são britânicos.
Para ser elegível ao Rock and Roll Hall of Fame, o primeiro single ou álbum do artista ou banda deve ter sido lançado há pelo menos 25 anos. Dessa forma, desde 2005, o Iron Maiden está apto a integrar a instituição, mas isso nunca ocorreu e geralmente eles não eram lembrados nem mesmo na lista de indicações, que entra para votação do júri de especialistas.
Por conta disso, Bruce já vinha criticando o Rock and Roll Hall of Fame em entrevistas há anos. Porém, ao Jerusalem Post, ele disse que algumas de suas falas foram descontextualizadas para parecer que ele estaria triste por estar fora.
"Na verdade, estou muito feliz de não estarmos lá e eu nunca gostaria de estar lá. Se fomos introduzidos, eu vou recusar - eles não terão me terão lá. O rock and roll não pertence a um mausoléu em Cleveland. É uma coisa viva, que respira. Se você colocá-lo em um museu, estará morto. É pior que horrível: é vulgar", afirmou, na ocasião.
Em um evento de spoken-word realizado em Melbourne, na Austrália, também em 2018, Dickinson comentou que o "Rock and Roll Hall of Fame é uma grande bobagem". O vocalista criticou a instituição por dar valor excessivo a artistas americanos, sem reconhecer músicos de outros países - como o Reino Unido, de onde vem o Iron Maiden.
"Aquilo é comandado por um bando de americanos que não reconheceriam o rock and roll nem se fossem atingidos por ele no rosto. Eles precisam parar de tomar Prozac e começar a beber cerveja", disse, na época.
Em tom mais comedido, o baixista Steve Harris declarou, em 2019, que não perderia seu sono caso o Iron Maiden não entrasse para o Rock and Roll Hall of Fame. "Não me importo se não estivermos em coisas como essa. Não penso em coisas assim. É legal receber prêmios e reconhecimentos, mas não entramos nesse negócio em busca disso. Certamente, não vou perder meu sono se não ganharmos qualquer tipo de prêmio - não apenas esse, como qualquer outro. Não acho que merecemos ter isso ou aquilo, necessariamente. O que chegar disso, é ótimo. Se não chegar, ótimo, também", declarou, na situação.
Sobre a classe 2021 do Rock and Roll Hall of Fame
Os nomes escolhidos para entrar no Rock and Roll Hall of Fame serão anunciados em maio. O número pode variar: nos últimos anos, foram entre 6 e 7 opções.
Uma votação popular também foi aberta e segue pelos próximos meses, por meio do site da instituição. O voto popular conta como se fosse um dos outros mil jurados envolvidos na curadoria - ou seja, não faz grande diferença.
Veja, a seguir, todos os artistas que podem entrar para o Rock and Roll Hall of Fame em 2021:
- Mary J. Blige;
- Kate Bush;
- Devo;
- Foo Fighters;
- The Go-Go's;
- Iron Maiden;
- Jay-Z;
- Chaka Khan;
- Carole King;
- Fela Kuti;
- LL Cool J;
- New York Dolls;
- Rage Against the Machine;
- Todd Rundgren;
- Tina Turner;
- Dionne Warwick.
O evento de homenagens acontecerá em Cleveland, Estados Unidos, no outono (primavera no Hemisfério Sul), em data ainda a ser confirmada. A transmissão costuma ser feita pela HBO no Brasil semanas depois.
Na cerimônia de 2020, foram nomeados os seguintes artistas: Nine Inch Nails, The Notorious B.I.G., Whitney Houston, Depeche Mode, The Doobie Brothers e T. Rex. O evento aconteceu de forma virtual, devido à pandemia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps