Rock and Roll Hall of Fame: o metal está sendo excluído da instituição? CEO responde
Por Igor Miranda
Postado em 13 de maio de 2021
Ano após ano, surge a alegação de que o Rock and Roll Hall of Fame está ignorando grandes bandas de heavy metal. Desta vez, a instituição foi questionada por não escolher o Iron Maiden, que estava na lista de indicados, para sua classe de 2021 - que terá Foo Fighters, Tina Turner, The Go-Go's, Jay-Z, Carole King e Todd Rundgren.
Em entrevista ao Audacy, o CEO do Rock and Roll Hall of Fame, Greg Harris, respondeu a essa alegação. Segundo o executivo, a instituição jamais excluiu o heavy metal, mas busca representar outras formas de rock and roll, além de outros gêneros que influenciaram o desenvolvimento do estilo.
O assunto foi destacado depois que o entrevistador resgatou um comentário recente de Dee Snider sobre o Rock Hall. O vocalista do Twisted Sister afirma que os responsáveis pelo hall da fama do rock não respeitam o heavy metal.
"É interessante, pois nós respeitamos. Celebramos todas as formas de rock and roll. Eles estão sendo indicados, como o Maiden, o Judas Priest, colocamos o Def Leppard... entre aqueles que são indicados, uns 80% acabam entrando", afirmou.
De acordo com Greg Harris, trata-se apenas de uma questão de paciência até que as principais bandas de heavy metal entrem para o hall da fama do rock. "É uma questão de: vamos continuar indicando, vamos mantê-los na votação e levar para os nossos jurados", disse.
Por fim, ele comentou que não dá para introduzir todas as bandas de uma vez, considerando as regras da instituição. "Não há dúvidas de que são bandas incríveis, merecem ser consideradas. Havia 16 artistas na votação deste ano. Não podemos colocar todos de uma vez. Nesse ano, foram seis. Estamos empolgados para o que nos reserva no próximo ano", concluiu.
Bandas ignoradas
Além de escolher um número limitado de artistas, o Rock and Roll Hall of Fame só considera aqueles que, no ano da cerimônia, lançaram seus trabalhos de estreia (álbum ou single) há 25 anos ou mais. Várias bandas de heavy metal que não fazem parte da instituição se credenciam a isso, como Judas Priest, Iron Maiden e Motörhead.
Muitos fãs argumentam que o Rock Hall ignora, em especial, bandas de heavy metal do Reino Unido. Um exemplo mencionado pelo site Blabbermouth é o do Black Sabbath, que só entrou em 2006, mesmo estando elegível por muitos anos antes. Já o Metallica, banda americana e consideravelmente mais jovem, juntou-se ao hall três anos depois.
Outro exemplo de destaque é o do Deep Purple, britânico, que só foi introduzido em 2016. Já o Guns N' Roses, americano, foi reconhecido logo em 2012, primeiro ano em que estava apto para a homenagem.
Também há situações em que bandas americanas do gênero são ignoradas por muitos anos, especialmente as que fazem sucesso entre os fãs, mas não entre os críticos. Foi o caso do Kiss, que poderia ser indicado desde 1999, mas só foi lembrado pela primeira vez na votação em 2009 - e só conseguiu votos suficientes em 2014.
A cerimônia de indução do Rock and Roll Hall of Fame será realizada em Cleveland, cidade dos Estados Unidos onde é sediada a instituição, no próximo dia 30 de outubro. Haverá transmissão posterior pela HBO e HBO Max, ainda sem confirmação se o especial será exibido no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps