Matérias Mais Lidas

David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os temposDavid Gilmour
Surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos

Chorão: quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e RenatoChorão
Quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e Renato

Myles Kennedy: um dos guitarristas favoritos dele é brasileiroMyles Kennedy
Um dos guitarristas favoritos dele é brasileiro

Rock in Rio: festival é adiado oficialmente para 2022; confira as novas datasRock in Rio
Festival é adiado oficialmente para 2022; confira as novas datas

Iron Maiden: como soaria se Enter Sandman, do Metallica, fosse deles? VejaIron Maiden
Como soaria se "Enter Sandman", do Metallica, fosse deles? Veja

Metal Hammer: revista elege Chop Suey! como a melhor música do século (até agora)Metal Hammer
Revista elege "Chop Suey!" como a melhor música do século (até agora)

Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn MansonRodolfo Abrantes
Ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson

Baterista: quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?Baterista
Quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?

Epica: Simone Simons virou a rainha do lar durante a pandemiaEpica
Simone Simons virou a rainha do lar durante a pandemia

David Gilmour: Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário deleDavid Gilmour
Bis terá programação especial neste sábado, 75° aniversário dele

Guns N' Roses: DJ Ashba recusou convite para ficar na banda após volta de SlashGuns N' Roses
DJ Ashba recusou convite para ficar na banda após volta de Slash

Queen: Brian May perdeu fita com solos de guitarra selecionados por Freddie MercuryQueen
Brian May perdeu fita com solos de guitarra selecionados por Freddie Mercury

Raphael Mendes: e se Bruce Dickinson cantasse Welcome To The Jungle, do Guns N' RosesRaphael Mendes
E se Bruce Dickinson cantasse "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses

Papa Roach: vocalista machuca pescoço ao mostrar como fazer shows em 2021; vejaPapa Roach
Vocalista machuca pescoço ao mostrar como fazer shows em 2021; veja

Women In Metal: de Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheresWomen In Metal
De Lita Ford até Tarja, 10 clássicos do metal cantados por mulheres


Stamp

Marilyn Manson: ele desenha suásticas e tem tattoos nazistas, diz Evan Rachel Wood

Por Igor Miranda
Enviar Correção

A atriz Evan Rachel Wood compartilhou mais detalhes dos abusos psicológicos que ela afirmou ter sofrido enquanto tinha um relacionamento com Marilyn Manson, entre 2006 e 2010. Em suas alegações, a artista disse que o cantor agia de forma racista e antissemita contra ela, que tem origem judia.

publicidade

Em uma série de publicações feitas na função Stories de sua conta no Instagram, Evan Rachel Wood declarou que era chamada de "judia" de "forma depreciativa" por parte de Marilyn Manson. "Ele desenhava suásticas na mesa ao lado da minha cama quando estava irritado comigo", afirmou.

Ela também declarou: "Eu ouvia a palavra 'n' ('nigger', insulto racial direcionado a pessoas negras) repetidamente. Ele esperava que todos ao lado dele dessem risada e participassem. Se você não fizesse isso ou (Deus me livre) chamasse a atenção dele, você seria ainda mais discriminado e abusado. Nunca tive tanto medo na minha vida".

Evan comentou que foi criada sob o judaísmo porque sua mãe era judia. "Ela se converteu, não tinha ascendência judia, então ele dizia que isso 'é melhor', porque eu não tinha 'sangue judeu'", afirmou.

Tatuagens e simbologia

Ainda na sequência de publicações nos Stories, a atriz compartilhou fotos de três tatuagens do cantor que, segundo ela, trazem símbolos nazistas. A artista disse que o músico não tinha essas tattoos quando os dois começaram a se relacionar.

No braço direito, há o que seria, supostamente, uma caveira do tipo "Totenkopf", que era usada pelas forças SS nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. No braço esquerdo, ele teria tatuado um moinho de vento com quatro retângulos sobrepostos, o que formaria uma suástica no meio. No peito, já um arranjo de quatro letras "M", que também teria intenção de fazer referência a uma suástica.

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Evan Rachel Wood também divulgou fotos em que ela aparece, segundo a própria, usando um chapéu de general do exército nazista e com um bigode ao estilo de Adolf Hitler desenhado no rosto. A atriz afirmou que as imagens faziam parte de ações de "humilhação e chantagem" por parte do cantor.

Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Ação contra a atual esposa de Manson

Ainda por meio das redes sociais, Evan Rachel Wood afirmou que abriu um boletim de ocorrência, no último dia 19 de dezembro, contra a atual esposa de Marilyn Manson, Lindsay Usich, e uma pessoa chamada Leslee Lane - que, ao que tudo indica, seja um amigo do ex-casal. Ela acusa as duas pessoas de ameaçarem divulgar fotos dela alcoolizada, quando ainda era menor de idade, para supostamente silenciá-la e "acabar" com sua carreira.

As imagens que as duas pessoas estariam buscando divulgar, de acordo com Evan, são justamente as que a atriz aparece com chapéu de general nazista e bigode de Hitler. Os cliques acabaram sendo revelados pela própria atriz, com a explicação do contexto.

Mais denúncias e explicação sobre relacionamento

As publicações de Evan Rachel Wood sobre Marilyn Manson também envolveram o compartilhamento de outras denúncias. Ao todo, outras 11 mulheres acusam o cantor de abuso sexual e/ou psicológico.

Evan, especificamente, afirma ter sido amarrada, torturada e estuprada por Marilyn durante o relacionamento dos dois. A atriz alega que começou sua relação com o cantor quando tinha menos de 18 anos de idade.

Internautas passaram a questioná-la sobre as práticas sexuais, que, segundo eles, poderiam estar ligadas ao BDSM, que envolve bondage e sadomasoquismo de forma consensual. A artista nega que esse seja o caso.

"Brian (nome real de Marilyn Manson) e eu nunca tivemos um relacionamento BDSM. Nem mesmo fazíamos sexo do tipo 'pervertido'. Não tivemos relações sexuais (consensuais) quando eu eu era torturada, antes ou depois. Eu achava que iria morrer o tempo todo", disse.

Marilyn Manson ainda não se pronunciou sobre as novas acusações.

As acusações contra Marilyn Manson

No último dia 1° de fevereiro, Evan Rachel Wood afirmou em uma publicação nas redes sociais que foi abusada por Marilyn Manson. Os dois tiveram um relacionamento entre 2006 e 2010, ficando noivos, mas rompendo antes do casamento.

"O nome do meu abusador é Brian Warner, também conhecido pelo mundo como Marilyn Manson. Ele começou a me assediar quando eu ainda era uma adolescente e abusou de mim horrivelmente por anos. Sofri uma lavagem cerebral e fui manipulada à submissão", afirmou Evan, em uma postagem no Instagram.

O texto completa: "Cansei de viver com medo de retaliação, difamação ou chantagens. Estou aqui para expor esse homem perigoso e denunciar às indústrias que deram espaço antes que ele estrague outras vidas. Estou ao lado das muitas vítimas que não vão mais se silenciar".

A atriz, então, compartilhou uma série de denúncias de outras internautas que alegam ter sido abusadas sexualmente por Marilyn Manson. Pelo menos quatro mulheres acusaram o cantor publicamente após Evan Rachel Wood se manifestar.

Cantor nega

Em postagem também no Instagram, Marilyn Manson declarou não ser culpado das acusações de abuso sexual. "Obviamente, minha arte e minha vida tem atraído muitas controvérsias, mas estas alegações recentes sobre mim são distorções horríveis da realidade. Minhas relações íntimas sempre foram totalmente consensuais com pessoas de mente aberta. A despeito de como - e por qual motivo - outros decidiram agora deturpar o passado, esta é a verdade", disse o artista, conforme traduzido por Bruce William para o Whiplash.Net.

Marilyn Manson: cantor se defende das acusações de abusoMarilyn Manson
Cantor se defende das acusações de abuso

Denúncias prévias, mas sem dar nomes

Nos últimos anos, Evan Rachel Wood tem dito na imprensa e nas redes sociais que foi alvo de abusos por parte de um homem com o qual se relacionou. Muitos fãs e internautas no geral especulavam que seria Marilyn Manson, devido ao relacionamento público entre os dois, mas a atriz, até então, nunca havia citado o nome do vocalista.

No início de 2019, a artista gravou um depoimento em vídeo para uma audiência do Comitê de Segurança Pública do Senado da Califórnia para falar sobre o relacionamento abusivo que viveu entre o fim da adolescência e início da vida adulta. Nascida em 1987, Evan tinha entre 18 e 23 anos quando se relacionou com Manson.

Antes, em 2016, a atriz enviou uma carta a uma revista americana para falar sobre as duas ocasiões em que foi estuprada - uma delas, por um ex-namorado que não havia sido identificado. "Sim, eu fui estuprada. Por um ex-namorado e, em uma ocasião separada, pelo dono de um bar. Na primeira vez eu fiquei em dúvida se, por ter sido feito por um parceiro, era considerado estupro, até que era tarde demais. E quem acreditaria em mim? Na segunda vez, eu pensei que tinha sido minha culpa e que eu deveria ter lutado mais, mas eu estava com medo. Isso foi há muitos anos e agora eu sei que, em nenhuma das vezes, a culpa foi minha, e que nenhuma das vezes o abuso foi aceitável. Isso foi antes de eu tentar cometer suicídio [aos 22 anos] e tenho certeza que [os estupros] estavam entre os fatores que me fizeram querer me matar", declarou, na ocasião.

Questionamento

Em setembro do ano passado, Marilyn Manson foi questionado em uma entrevista por telefone à Metal Hammer sobre os casos contados por Evan Rachel Wood. O cantor encerrou a ligação assim que o nome da atriz foi mencionado e a assessoria de imprensa dele se recusou a emitir comunicado sobre a situação.

Após críticas por tal atitude, os representantes de Manson emitiram um comunicado dizendo que "não seria adequado comentar" sobre o assunto por ser um "testemunho pessoal", também indicando que o cantor seria inocente e não seria o alvo das denúncias da atriz.

"Evan Rachel Wood namorou várias pessoas na época em que ela namorava Marilyn Manson. Uma pesquisa básica da Internet apresentará vários outros nomes que não apareceram em nenhuma de nossas discussões", diz um trecho da nota da assessoria, que pode ser lida na íntegra no Wikimetal.

Consequências para a carreira

As denúncias feitas por Evan Rachel Wood e ao menos outras quatro mulheres tiveram consequências imediatas para a carreira de Marilyn Manson. A gravadora Loma Vista Recordings, que lançou os dois últimos álbuns do cantor, anunciou que não trabalharia mais com ele.

"Ciente das alegações perturbadoras de Evan Rachel Wood e outras mulheres citando Marilyn Manson como um agressor, a Loma Vista deixará de promover seu álbum atual ('We Are Chaos'), com efeito imediato. Devido a estes desenvolvimentos preocupantes, também decidimos não trabalhar com Marilyn Manson em quaisquer projetos futuros", afirmou, em nota, a assessoria da gravadora.

Marilyn Manson: gravadora dispensa o cantor após acusação de abuso sexualMarilyn Manson
Gravadora dispensa o cantor após acusação de abuso sexual

Manson, que também tem carreira paralela como ator, foi cortado de duas séries de TV. Ele não está mais nos elencos de "American Gods", do canal Starz, e "Creepshow", do serviço on-demand Shudder.

Marilyn Manson: cortado de duas séries de TV após acusações de abuso sexualMarilyn Manson
Cortado de duas séries de TV após acusações de abuso sexual

Marilyn Manson: empresário encerra parceria de 25 anos com o cantorMarilyn Manson
Empresário encerra parceria de 25 anos com o cantor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Flavio Maranhao
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn MansonRodolfo Abrantes
Ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson

Alice Cooper: músico comentou sobre acusações contra Marilyn MansonAlice Cooper
Músico comentou sobre acusações contra Marilyn Manson

Marilyn Manson: Vou contar ao FBI tudo o que sei, diz atriz que se relacionou com eleMarilyn Manson
"Vou contar ao FBI tudo o que sei", diz atriz que se relacionou com ele

Marilyn Manson: ex-assistente diz que músico ameaçou matar e esquartejar atual esposaMarilyn Manson
Ex-assistente diz que músico ameaçou matar e esquartejar atual esposa

Marilyn Manson: detetives de Los Angeles vão falar com vítima do músico em breveMarilyn Manson
Detetives de Los Angeles vão falar com vítima do músico em breve

Marilyn Manson: FBI apura suspeita de tráfico de pessoas, diz advogado de atrizMarilyn Manson
FBI apura suspeita de tráfico de pessoas, diz advogado de atriz

Marilyn Manson: atriz de Game of Thrones o acusa de humilhá-la e ferí-la com facaMarilyn Manson
Atriz de "Game of Thrones" o acusa de humilhá-la e ferí-la com faca

Marilyn Manson: número de ouvintes nas plataformas de streaming cresceu na última semanaMarilyn Manson
Número de ouvintes nas plataformas de streaming cresceu na última semana

Marilyn Manson: ele filmava por baixo da saia das garotas nos bastidores dos showsMarilyn Manson
Ele filmava por baixo da saia das garotas nos bastidores dos shows

Marilyn Manson: ele teria obrigado garotas a se despirem após showMarilyn Manson
Ele teria obrigado garotas a se despirem após show

Marilyn Manson: ator de Os Goonies diz que o cantor cometeu abusos e bagunçou sua vidaMarilyn Manson
Ator de "Os Goonies" diz que o cantor cometeu abusos e bagunçou sua vida

Marilyn Manson: ele desenha suásticas e tem tattoos nazistas, diz Evan Rachel WoodMarilyn Manson
Ele desenha suásticas e tem tattoos nazistas, diz Evan Rachel Wood

Marilyn Manson: empresário encerra parceria de 25 anos com o cantorMarilyn Manson
Empresário encerra parceria de 25 anos com o cantor

Marilyn Manson: músico cometeu abusos contra sua atual esposa, segundo vocalista do OtepMarilyn Manson
Músico cometeu abusos contra sua atual esposa, segundo vocalista do Otep

Marilyn Manson: Phoebe Bridgers diz que cantor tinha quarto de estupro em casaMarilyn Manson
Phoebe Bridgers diz que cantor tinha "quarto de estupro" em casa


Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmesRockstars
18 roqueiros que já apareceram em filmes

Marilyn Manson: de bigode e vestido em capa de revistaMarilyn Manson
De bigode e vestido em capa de revista

Alice Cooper: Slipknot e Manson não assustam mais do que a CNNAlice Cooper
Slipknot e Manson não assustam mais do que a CNN


Rodolfo: 100% arrependido das letras dos RaimundosRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.