Por que Michael Anthony permitiu baixo inaudível em álbum do Van Halen
Por Igor Miranda
Postado em 23 de março de 2021
Lançado em 1988, o álbum "OU812", oitavo da carreira do Van Halen e segundo com o vocalista Sammy Hagar, trouxe os teclados de Eddie Van Halen ainda mais em evidência do que nos antecessores. Como resultado, o baixo de Michael Anthony acabou prejudicado na mixagem final, soando praticamente inaudível em alguns momentos.
Por que isso aconteceu? E por que Michael Anthony permitiu essa situação? O baixista falou sobre o assunto em entrevista ao podcast de Jeremy White, com transcrição via Ultimate Guitar.
"Não sei (por que aconteceu). Uma coisa complicada é que a gama de tons de Eddie era tão ampla e a bateria de Alex (Van Halen) é tão grandiosa muitas vezes. Isso também era levado para os shows. É difícil colocar o baixo em um lugar onde possa soar bom e funcione junto de tudo", afirmou, inicialmente.
Anthony destacou que a metodologia do produtor dos seis primeiros álbuns do Van Halen, Ted Templeman, também não privilegiava tanto o som do baixo. A dinâmica, ao que tudo indica, foi mantida para os trabalhos seguintes da banda.
"No começo, com Ted Templeman e o engenheiro dele, Donn Landee, eu ouvia vários artistas que ele gravava, como Linda Ronstadt e Doobie Brothers, onde o baixo estava ali, mas também não estava. Você consegue sentir, observar as notas se movendo, mas não é algo proeminente", afirmou.
Na visão de Michael, os primeiros álbuns do Van Halen eram bem focados no trabalho de guitarra de Eddie, por isso, ele entende que a sonoridade do baixo tenha ficado em segundo plano. "Apenas fiz meu trabalho", comentou.
A situação do baixo nos discos do Van Halen só mudou com a chegada de Andy Johns, co-produtor de "For Unlawful Carnal Knowledge" (1991), álbum seguinte a "OU812". "Andy Johns chegou e falou: 'ei, quero um som de baixo bem forte e robusto'. Eu apenas disse: 'tudo bem, meu caro'", declarou o baixista.
O entrevistador, então, perguntou se há algum planejamento para lançar os álbuns do período "Van Hagar" em edição remixada, com o baixo mais presente. "Sei que a Warner trouxe essa questão, se gostaríamos de lançar em um box set. Obviamente, tudo acontece depois da morte de Eddie e é tipo: 'vamos lucrar com isso e com aquilo'. Não quero fazer parte desse tipo de retomada, mas sei que há conversas para lançar um box e refazer algumas coisas", respondeu Michael Anthony.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar

O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock
O disco que fez o esnobe Yngwie Malmsteen voltar a ouvir rock 'n' roll


