Por que Michael Anthony permitiu baixo inaudível em álbum do Van Halen
Por Igor Miranda
Postado em 23 de março de 2021
Lançado em 1988, o álbum "OU812", oitavo da carreira do Van Halen e segundo com o vocalista Sammy Hagar, trouxe os teclados de Eddie Van Halen ainda mais em evidência do que nos antecessores. Como resultado, o baixo de Michael Anthony acabou prejudicado na mixagem final, soando praticamente inaudível em alguns momentos.
Por que isso aconteceu? E por que Michael Anthony permitiu essa situação? O baixista falou sobre o assunto em entrevista ao podcast de Jeremy White, com transcrição via Ultimate Guitar.
"Não sei (por que aconteceu). Uma coisa complicada é que a gama de tons de Eddie era tão ampla e a bateria de Alex (Van Halen) é tão grandiosa muitas vezes. Isso também era levado para os shows. É difícil colocar o baixo em um lugar onde possa soar bom e funcione junto de tudo", afirmou, inicialmente.
Anthony destacou que a metodologia do produtor dos seis primeiros álbuns do Van Halen, Ted Templeman, também não privilegiava tanto o som do baixo. A dinâmica, ao que tudo indica, foi mantida para os trabalhos seguintes da banda.
"No começo, com Ted Templeman e o engenheiro dele, Donn Landee, eu ouvia vários artistas que ele gravava, como Linda Ronstadt e Doobie Brothers, onde o baixo estava ali, mas também não estava. Você consegue sentir, observar as notas se movendo, mas não é algo proeminente", afirmou.
Na visão de Michael, os primeiros álbuns do Van Halen eram bem focados no trabalho de guitarra de Eddie, por isso, ele entende que a sonoridade do baixo tenha ficado em segundo plano. "Apenas fiz meu trabalho", comentou.
A situação do baixo nos discos do Van Halen só mudou com a chegada de Andy Johns, co-produtor de "For Unlawful Carnal Knowledge" (1991), álbum seguinte a "OU812". "Andy Johns chegou e falou: 'ei, quero um som de baixo bem forte e robusto'. Eu apenas disse: 'tudo bem, meu caro'", declarou o baixista.
O entrevistador, então, perguntou se há algum planejamento para lançar os álbuns do período "Van Hagar" em edição remixada, com o baixo mais presente. "Sei que a Warner trouxe essa questão, se gostaríamos de lançar em um box set. Obviamente, tudo acontece depois da morte de Eddie e é tipo: 'vamos lucrar com isso e com aquilo'. Não quero fazer parte desse tipo de retomada, mas sei que há conversas para lançar um box e refazer algumas coisas", respondeu Michael Anthony.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal


De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Wolfgang Van Halen diz que Eddie Van Halen era um compositor subestimado
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
A banda de hard rock que não saía do ouvido de Adam Sandler: "Melhor porcaria que ouvi"


