Entombed: a trilha sonora de filme de terror que abrilhantou a clássica "Left Hand Path"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de março de 2021
Qualquer metaleiro que tenha o mínimo de vergonha na cara já ouviu "Left Hand Path", primeiro álbum da banda sueca ENTOMBED. Lançado em 4 de junho de 1990, o trabalho de estreia do quarteto é uma aula de death metal do início ao fim e além de ter inserido a Suécia no mapa do metal extremo, é influente até hoje para bandas de thrash, death e melodic death metal.
Chega a ser assustador saber que um disco tão marcante e revolucionário tenha sido gravado por quatro jovens, que haviam acabado de sair da adolescência. Na época do lançamento do álbum, o membro mais velho da banda era o guitarrista Uffe Cederlund, que tinha 18 anos e meio. O integrante mais jovem é o também guitarrista Alex Hellid, que completou 17 anos semanas antes de "Left Hand Path" ser lançado.
Guiado por guitarras extremamente pesadas, que possuem uma sonoridade única (e copiada até os dias atuais), "Left Hand Path" intercala passagens rápidas e pesadas com outras mais arrastadas. Para completar o combo, temos Nicke Andersson espancando sua bateria com classe e Lars-Göran Petrov cantando de forma infernal, como se fosse um urso faminto.
Entre todas as 12 excelentes músicas presentes em "Left Hand Path", existe uma que merece destaque especial: a faixa-título, que é uma composição magnífica e NUNCA enjoa. Desde os primeiros segundos, a obra de arte que abre o disco despeja velocidade, peso e fúria, misturando thrash e death metal.
Após quase quatro minutos de pancadaria extrema (com curtos intervalos mais lentos), a música entra em usa parte mais assustadora e macabra, que mais se parece com a trilha sonora de um filme de terror. Se você não sabe do que estou falando, aperte o play e ouça a partir de 3 minutos e 58 segundos.
Pois bem, o ENTOMBED de fato "emprestou" a trilha de um filme de terror, aumentando a atmosfera medonha, sombria e enigmática de seu maior clássico. A melodia que se ouve no trecho final de "Left Hand Path" é a mesma utilizada no tema do filme "Phantasm", lançado em 1979 e dirigido por Don Coscarelli.
A música tema do filme, criada por Malcolm Seagrave e Fred Myrow, combinou perfeitamente com a maior composição do ENTOMBED. Coisa de gênios, mesmo que aqueles quatro rapazes não tivessem ideia da dimensão que sua obra iria ganhar futuramente. Para não deixar nenhuma dúvida, ouça a trilha de "Phantasm" no player a seguir.
Caso queira saber mais sobre os filmes da franquia "Phantasm", acesse o vídeo a seguir, onde Oswaldo Marchi, do ótimo canal "Trasheira Violenta", conta os detalhes da película que inspirou o ENTOMBED.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra


Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
Metal Hammer: 10 álbuns essenciais do death 'n' roll, segundo William Boyd
Os 20 melhores álbuns lançados em 1993, segundo a Revolver Magazine


