R.E.M.: Os segredos revelados da maior banda de Alternative Rock dos anos 90
Por Le Ramone
Postado em 09 de abril de 2021
A banda que teve mais ascensão no Alternative Rock dos anos 90 e abriu portas para tantas outras sem dúvida foi o R.E.M. Em entrevista à Revista Rolling Stone, Michael Stipe, revelou curiosidades que muitos desconhecem.
Atualmente o ex-vocalista do R.E.M. se tornou produtor de bandas Indies, e passa sua experiência aos que estão entrando no novo cenário musical.
A cantora que influenciou o vocalista do R.E.M. e o Punk Rock na sua formação musical.
Michael Stipe conta que sua grande influência foi a cantora "Patti Smith" e o Punk Rock.
"Foi libertador (referindo-se ao Punk Rock). Lembro claramente de ver uma edição de 1975 da revista Creem, que vi uma foto da Patti Smith, era assustadora, parecia a Morticia Addams. Eu acho que foi Lesler Bangs ou Lisa Robinson escrevendo sobre Punk Rock em Nova York... Todas as outras músicas da época eram tipo "coloridas, felizes", mas aquele estilo sonoro era como uma TV preto e branco, estática, que fez todo o sentido incrivelmente para mim."
Logo que saiu "Horses" da Patty Smith, "Marquee Moon" da banda Television e o primeiro álbum da banda Wire, os comprei. Essas foram minhas grandes influências da época, aquele "zeitgueist" (termo usado do alemão para definir o RETRATO DO TEMPO que viviam), eu entendi literalmente isso quando li em uma entrevista da Patty Smith, e pensei "Se ela pode cantar, eu também posso cantar." Ela foi uma inspiração que ninguém sabe ao certo o quanto.
A ideia criativa por trás da música LOSING MY RELIGION.
A ideia de criação do clip partiu da parceria de Stipe e do diretor Tarsen.
"Eu era o único da banda que tolerava vídeos... Adoro filmes, acredito que vídeos são uma ótima maneira de transmitir ideias." Diz Stipe.
"Eu queria fazer um vídeo bem performático, parecido com NOTHING COMPARES 2 U da cantora Sinead O'Connor. Queria algo estático, envolvendo os caras da banda. O diretor sugeriu filma-los de uma forma mais intimista, algo melodramático e onírico. Foi uma ótima ideia."
Com o resultado do clip, todos gostaram, foi o estímulo necessário para a banda participar de novos vídeos juntos.
O álbum "OUT OF TIME", transformador da carreira
Com o sucesso do álbum GREEN (1988), criou-se grande expectativa para o tão aguardado OUT OF TIME (1991). A banda não esperava que esse seria o disco mais bem sucedido mudialmente, os tornando a maior banda ALTERNATIVE ROCK da época. Out of time recebeu 3 discos de Platina explodindo em vendas por todo o mundo e em 1992 foi o grande vencedor do MTV Video Awards e Grammy com no total de 6 prêmios.
O sorriso tímido no clip STAND
O destaque era sem dúvida os dançarinos, o sorriso tímido no final, foi algo espontâneo, não lembro bem o que estavam fazendo atrás das câmeras mas foi um sorriso genuíno. Como eu passava a imagem de uma pessoa pública sóbria, a diretora Katherine Dieckmann quis deixar o final daquela forma. E achei legal.
Curtiu?!... Veja mais matérias de Le Ramone na Whiplash e Rádio BR 378.
Site oficial do R.E.M.:
https://remhq.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps