R.E.M.: Os segredos revelados da maior banda de Alternative Rock dos anos 90
Por Le Ramone
Postado em 09 de abril de 2021
A banda que teve mais ascensão no Alternative Rock dos anos 90 e abriu portas para tantas outras sem dúvida foi o R.E.M. Em entrevista à Revista Rolling Stone, Michael Stipe, revelou curiosidades que muitos desconhecem.
Atualmente o ex-vocalista do R.E.M. se tornou produtor de bandas Indies, e passa sua experiência aos que estão entrando no novo cenário musical.
A cantora que influenciou o vocalista do R.E.M. e o Punk Rock na sua formação musical.
Michael Stipe conta que sua grande influência foi a cantora "Patti Smith" e o Punk Rock.
"Foi libertador (referindo-se ao Punk Rock). Lembro claramente de ver uma edição de 1975 da revista Creem, que vi uma foto da Patti Smith, era assustadora, parecia a Morticia Addams. Eu acho que foi Lesler Bangs ou Lisa Robinson escrevendo sobre Punk Rock em Nova York... Todas as outras músicas da época eram tipo "coloridas, felizes", mas aquele estilo sonoro era como uma TV preto e branco, estática, que fez todo o sentido incrivelmente para mim."
Logo que saiu "Horses" da Patty Smith, "Marquee Moon" da banda Television e o primeiro álbum da banda Wire, os comprei. Essas foram minhas grandes influências da época, aquele "zeitgueist" (termo usado do alemão para definir o RETRATO DO TEMPO que viviam), eu entendi literalmente isso quando li em uma entrevista da Patty Smith, e pensei "Se ela pode cantar, eu também posso cantar." Ela foi uma inspiração que ninguém sabe ao certo o quanto.
A ideia criativa por trás da música LOSING MY RELIGION.
A ideia de criação do clip partiu da parceria de Stipe e do diretor Tarsen.
"Eu era o único da banda que tolerava vídeos... Adoro filmes, acredito que vídeos são uma ótima maneira de transmitir ideias." Diz Stipe.
"Eu queria fazer um vídeo bem performático, parecido com NOTHING COMPARES 2 U da cantora Sinead O'Connor. Queria algo estático, envolvendo os caras da banda. O diretor sugeriu filma-los de uma forma mais intimista, algo melodramático e onírico. Foi uma ótima ideia."
Com o resultado do clip, todos gostaram, foi o estímulo necessário para a banda participar de novos vídeos juntos.
O álbum "OUT OF TIME", transformador da carreira
Com o sucesso do álbum GREEN (1988), criou-se grande expectativa para o tão aguardado OUT OF TIME (1991). A banda não esperava que esse seria o disco mais bem sucedido mudialmente, os tornando a maior banda ALTERNATIVE ROCK da época. Out of time recebeu 3 discos de Platina explodindo em vendas por todo o mundo e em 1992 foi o grande vencedor do MTV Video Awards e Grammy com no total de 6 prêmios.
O sorriso tímido no clip STAND
O destaque era sem dúvida os dançarinos, o sorriso tímido no final, foi algo espontâneo, não lembro bem o que estavam fazendo atrás das câmeras mas foi um sorriso genuíno. Como eu passava a imagem de uma pessoa pública sóbria, a diretora Katherine Dieckmann quis deixar o final daquela forma. E achei legal.
Curtiu?!... Veja mais matérias de Le Ramone na Whiplash e Rádio BR 378.
Site oficial do R.E.M.:
https://remhq.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava
Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead

Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
4 músicas incríveis de rock que quase ficaram fora do Top 100 em 1983
Cinco clipes dos anos 1990 que ultrapassaram 1 bilhão de views no Youtube



