Gojira: Música "Amazonia" dá início a projeto de auxílio a povos indígenas no Brasil
Por André Pereira Rocha
Postado em 04 de abril de 2021
A banda francesa GOJIRA lançou no último dia 26 de março de 2021 o primeiro videoclipe de seu novo álbum "Fortitude", que será lançado em 30 de abril. "Amazonia" foi lançada não só como música de trabalho mas também como parte de um movimento para arrecadação de fundos para a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). O clipe reúne imagens da floresta e de protestos em razão da preservação da floresta, iniciados pelos próprios povos indígenas.
Em postagem no dia 1º de abril de 2021, no Instagram, o vocalista e guitarrista Joe Duplantier explicou pessoalmente qual é o movimento que deseja com o lançamento do novo trabalho: "Eu gostaria de falar sobre essa iniciativa pela floresta Amazônica que nós estamos lançando agora. Nós acabamos de lançar uma música chamada "Amazonia" (...) e junto com esse lançamento estamos iniciando um movimento, um chamado por união. Nós estamos pedindo, para todos vocês, doações: 1 dólar, 5 dólares, 100 dólares... a quantia que puderem para ajudar o projeto. Estive conversando pessoalmente com algumas das grandes líderes da Amazônia, Sônia Guajajara e Jaqueline Kaiowá são algumas delas. Nós entendemos que a melhor forma de proteger a floresta é empoderar, colaborar e nos unir com as tribos indígenas. Eles são os únicos que protegem a floresta, porque eles conhecem a floresta, sabem como plantar árvores e sabem sobre as emergências e as prioridades da área."
Falando sobre o objetivo do movimento: "Um dos projetos que estamos ajudando é a construção de 10 a 15 casas de saúde indígenas, no território Guarani-Kaiowa. Esses estabelecimentos e a disponibilidade de medicamentos são cruciais para a sobrevivência, para a saúde e para a garantia de seus direitos de nascimento. Dar a luz em terras indígenas é o mais importante para eles. Nós já fizemos uma doação de 5 mil dólares, que pagou pela construção de uma dessas casas. Com 75 mil dólares, poderíamos construir quinze delas e isso traria uma mudança significativa para toda a comunidade."
Pelo site Propeller, podem ser feitas as doações para a causa. Uma guitarra entalhada e assinada por Joe e uma pintura do baterista Mario Duplantier, assim como outras coisas, farão parte dos sorteios. Uma guitarra assinada por Max Cavalera, do SOULFLY e CAVALERA CONSPIRACY, também já foi confirmada. Novos itens serão adicionados a cada sexta-feira, até sua conclusão.
Toda a arrecadação vai diretamente para a APIB, liderada pela Sônia Guajajara, representando mais de 300 povos indígenas no país.
Vídeo da música "Amazonia":
Propeller para as doações:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico

Gojira toca "Born in Winter" e "Global Warming" pela primeira vez ao vivo
Após cirurgia na mão, Joe Duplantier não tocará guitarra na próxima turnê do Gojira
A banda mais feroz do planeta, na opinião de Myles Kennedy


