Gojira: Música "Amazonia" dá início a projeto de auxílio a povos indígenas no Brasil
Por André Pereira Rocha
Postado em 04 de abril de 2021
A banda francesa GOJIRA lançou no último dia 26 de março de 2021 o primeiro videoclipe de seu novo álbum "Fortitude", que será lançado em 30 de abril. "Amazonia" foi lançada não só como música de trabalho mas também como parte de um movimento para arrecadação de fundos para a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). O clipe reúne imagens da floresta e de protestos em razão da preservação da floresta, iniciados pelos próprios povos indígenas.
Em postagem no dia 1º de abril de 2021, no Instagram, o vocalista e guitarrista Joe Duplantier explicou pessoalmente qual é o movimento que deseja com o lançamento do novo trabalho: "Eu gostaria de falar sobre essa iniciativa pela floresta Amazônica que nós estamos lançando agora. Nós acabamos de lançar uma música chamada "Amazonia" (...) e junto com esse lançamento estamos iniciando um movimento, um chamado por união. Nós estamos pedindo, para todos vocês, doações: 1 dólar, 5 dólares, 100 dólares... a quantia que puderem para ajudar o projeto. Estive conversando pessoalmente com algumas das grandes líderes da Amazônia, Sônia Guajajara e Jaqueline Kaiowá são algumas delas. Nós entendemos que a melhor forma de proteger a floresta é empoderar, colaborar e nos unir com as tribos indígenas. Eles são os únicos que protegem a floresta, porque eles conhecem a floresta, sabem como plantar árvores e sabem sobre as emergências e as prioridades da área."
Falando sobre o objetivo do movimento: "Um dos projetos que estamos ajudando é a construção de 10 a 15 casas de saúde indígenas, no território Guarani-Kaiowa. Esses estabelecimentos e a disponibilidade de medicamentos são cruciais para a sobrevivência, para a saúde e para a garantia de seus direitos de nascimento. Dar a luz em terras indígenas é o mais importante para eles. Nós já fizemos uma doação de 5 mil dólares, que pagou pela construção de uma dessas casas. Com 75 mil dólares, poderíamos construir quinze delas e isso traria uma mudança significativa para toda a comunidade."
Pelo site Propeller, podem ser feitas as doações para a causa. Uma guitarra entalhada e assinada por Joe e uma pintura do baterista Mario Duplantier, assim como outras coisas, farão parte dos sorteios. Uma guitarra assinada por Max Cavalera, do SOULFLY e CAVALERA CONSPIRACY, também já foi confirmada. Novos itens serão adicionados a cada sexta-feira, até sua conclusão.
Toda a arrecadação vai diretamente para a APIB, liderada pela Sônia Guajajara, representando mais de 300 povos indígenas no país.
Vídeo da música "Amazonia":
Propeller para as doações:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Ronnie Von ativa modo super sincero e explica por que decidiu sair da RedeTV!
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini

31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Gojira toca "Born in Winter" e "Global Warming" pela primeira vez ao vivo
Gojira: vocalista diz que se não fosse por Lars Ulrich, não estaria casado
Heavy Metal: As melhores de 2012 segundo o Loudwire


