Legião Urbana: STJ coloca ponto final em disputa judicial pelo uso do nome
Por Emanuel Seagal
Postado em 29 de junho de 2021
Segundo reportagem da Veja a disputa na justiça entre Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, ex-músicos do Legião Urbana e a Legião Urbana Produções, empresa de Giuliano Manfredini, filho do Renato Russo, que faleceu em 1996, finalmente chega ao fim.
Legião Urbana - Mais Novidades
A Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta terça-feira, 29 de junho, que os ex-integrantes da banda podem continuar a fazer shows e usar o nome da banda. Essa decisão estava empatada e recebeu o voto de minerva pelo ministro Marco Buzzi.
Nessa decisão não foi discutida a quem pertence o nome, pois a Legião Urbana Produções é detentora da mesma, mas sim o direito dos ex-integrantes de se apresentarem usando o nome da banda sem necessidade de pedido de autorização ou pagamento de direitos.
Em seu voto o ministro disse que os músicos são coautores das obras e que a banda está "enraizada na vida pessoal e profissional" de ambos, além de fazerem parte da memória coletiva do país.
Os argumentos das duas partes:
Durante a disputa judicial o advogado dos músicos José Eduardo Cardozo argumentou que os três foram responsáveis pela concepção e consagração do grupo no meio artístico e que "conviveram em total harmonia" em relação aos lucros e que o acordo seria pautado na relação de amizade e de lealdade entre eles.
- Dividiam tudo em partes iguais. Tinham, sim, pessoas jurídicas distintas, mas tudo era repartido em partes iguais (...). Privilegiar o herdeiro, aquele que não contribuiu com nada e que tem direito ao seu quinhão, para que possa vetar a atividade profissional de outros artistas, negando-se a eles o papel da construção do nome Legião Urbana seria incorreto, não seria direito e não será justo.
Já a defesa da empresa de Giuliano alegava que o uso da marca pelos músicos sem consentimento da empresa afeta a lei da propriedade industrial, impede que usufrua do direito de propriedade e zele pela integridade da marca.
- Essa empresa não possui apenas a marca Legião Urbana, mas ela possui outras marcas criadas exclusivamente pelo Renato Russo e seus próprios direitos autorais. Ou seja, o que se pretendia aqui é se apropriar do patrimônio dele como se herdeiros fossem — declarou o advogado André Silveira.
Após o julgamento, a empresa Legião Urbana Produções se manifestou afirmando que buscará recursos nas instâncias cabíveis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A fantástica música do Metallica que James arregou na hora de cantar
O hábito que Titãs cogitaram abandonar após problemas com álcool de Paulo Miklos
Como Digão encontrou Deus e se reconciliou com Rodolfo, segundo o próprio


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien



