Andre Matos: O Legado do Maestro
Por Lord Gothmog
Postado em 13 de junho de 2021
No dia 8 de Junho de 2019, morreu André Coelho Matos aos 47 anos na cidade de São Paulo. André era músico, compositor, maestro, produtor e pianista, além de falar sete idiomas sendo eles o português, inglês, alemão, espanhol, francês, sueco e o italiano, constando em seu currículo Regência Orquestral, Composição Musical, Habilitação em Canto Lírico e Habilitação em Piano Erudito.
Andre aprendeu piano desde muito cedo, iniciando o estudo aos 7 anos, mas foi aos 13 que ingressou em sua primeira banda, o VIPER. Mesmo achando que não era capaz de assumir os vocais da banda, por saber apenas tocar teclado e piano, Andre começou sua jornada trazendo ao mundo a demo "The Killera Sword" em 1985 e mais tarde, o primeiro disco da banda, o "Soldiers of Sunrise" de 1987 pelo selo da Rock Brigade, trazendo à banda boas críticas e o convite para abrir um show do MOTORHEAD. Posteriormente, é lançado o "Theatre of Fate" que levou o VIPER ao reconhecimento internacional levando ao lançamento do disco no Japão pelo selo JVC e na Europa pelo selo Massacre no início dos anos 90. Logo após o lançamento do segundo disco, Andre resolve deixar a banda pois não conseguia conciliar os estudos com seu trabalho musical.
Na faculdade, conheceu Rafael Bittencourt e com ele, idealizou um projeto que mesclasse o heavy metal tradicional com a música erudita, nascendo assim, a primeira fagulha do que viria a ser o ANGRA. Por nove longos anos, Andre elevou seu nome como um dos principais vocalistas do chamado Power metal, trazendo o lendário "Angels Cry", o "Holy land" e o "Fireworks", além de vários singles e EPs, e o álbum ao vivo "Holy Live", levando o ANGRA a turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina. Ainda no ano 2000, Andre ao lado da banda de metal progressivo SIEGES EVEN, lança a demo "Equinox" sob o nome de "Looking Glass Self".
Depois da saída do ANGRA, ele encabeça o projeto SHAMAN, ao lado de músicos como Luís e Hugo Mariutti e Ricardo Confessori. Andre ainda realizou um projeto ao lado do músico alemão Sascha Peath, intitulado VIRGO, lançado em 2001, fazendo também participação especial nos dois primeiros discos do projeto AVANTASIA, de Tobias Sammet e futuramente do projeto AINA, em 2003, também de Peath. Em 2002 o SHAMAN lança o "Ritual", álbum que faria a banda assinar contratos com vários selos no exterior e no Brasil, tendo também a faixa "Fairy Tale" incluída na trilha sonora da novela "O Beijo do Vampiro". O lançamento do DVD "Ritualive" foi um dos maiores marcos da banda; gravado no Credicard Hall com uma qualidade de áudio e vídeo acimas da média e contando com a participação de grandes nomes como Andi Deris, Marcus Viana, Michael Weikath, Sascha Peath e Tobias Sammet.
Em 2006, o Maestro deixa o SHAMAN junto dos irmãos Mariutti e anuncia carreira solo. O primeiro álbum "Time to Be Free" lançado em 2007 sucedeu a primeira turnê pelo Brasil, Europa e Japão marcando o sucesso do novo projeto. Em 2007, é lançado "Mentalize" e no ano seguinte, Andre faz outra participação no projeto AVANTASIA, na música "Blizzard on a Broken Mirror" do álbum "The Scarecrow". Em 2010, Andre Matos se junta com o guitarrista finlandês Timo Tolkki e ao lado de Jari Kainulainen, Miko Harkin e Uli Kusch fundam o supergrupo SYMFONIA que lança seu primeiro álbum em 2011 intitulado "In Paradisum", fazendo a banda partir para uma turnê. "In Paradisum" foi o primeiro e único trabalho pois a aposentadoria de Timo da música fez com que o supergrupo acabasse meses depois.
Em 2012 o VIPER anuncia a comemoração dos seus 25 anos do primeiro disco "Soldiers of Sunrise" na turnê "To Live Again", marcando seu retorno à banda. No mesmo ano, Andre Matos lança o terceiro disco de sua carreira solo intitulado "The Turn of the Lights", lançado pela gravadora Azul Music. Depois foi a vez do "Angels Cry" ser homenageado por seu aniversário de 20 anos, levando a banda solo a tocar o disco em turnê em 2014. Com Andre e o VIPER completando 30 anos de carreira em 2015, outra grande turnê foi anunciada para comemorar assim como o VIPER lançou o disco ao vivo "Viper – Live in São Paulo". E para completar, em 25 de Maio de 2018, o SHAMAN anuncia seu retorno oficial devido uma campanha com o apoio de milhares de fãs, fazendo shows por várias cidades ao lado de ARCH ENEMY e KREATOR, assim como meses depois, ao lado do AVANTASIA.
Andre Matos nos deixou seu legado monstruoso e emocionante em seus mais de 30 anos de carreira, participando de muitos projetos além dos já citados, arrebatando fãs por onde passava e encantando pessoas com sua arte e seu coração pois além de um músico genial, também era uma grande pessoa. Enquanto existirem pessoas que ainda ouvem "Carry On", "Living from the Night" e "Fairy Tale", a memória do Maestro Andre Matos sempre viverá em sua obra. Pois como em Fairy Tale, "And thus he's, never died".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
Fabio Lione diz que convidou Andre Matos para shows com o Angra: "Ele deu uma condição"
Andre Matos: "Blaze Bayley é uma lição de humildade que serve a todos nós!"


