Jon Schaffer: ele foi ameaçado na prisão e atiraram urina e fezes nele, segundo advogado
Por Igor Miranda
Postado em 23 de julho de 2021
O advogado de Jon Schaffer, guitarrista do Iced Earth, diz que seu cliente passou por dificuldades durante seus 3 meses preso na penitenciária do condado de Marion, nos Estados Unidos. O músico ficou detido entre janeiro e abril deste ano após ter participado da invasão ao Capitólio, o Congresso americano.
As informações foram obtidas pelo veículo de comunicação local Indianapolis Star a partir de relatos de Marc J. Victor, responsável pela defesa do músico, à Justiça americana, bem como relatórios da penitenciária. O site Blabbermouth transcreveu parte do conteúdo.
O advogado alega que outros detentos ameaçaram e atiraram excrementos humanos no guitarrista. Isso teria ocorrido mesmo com o artista ficando preso em cela separada o tempo todo, conforme apontado pelas autoridades.
Diante de um juiz federal, em março, o advogado de Jon Schaffer declarou: "Meu cliente, que é presumidamente inocente, acabou de passar por 2 meses de inferno, onde outras pessoas estavam jogando fezes e urina nele e ameaçando sua vida em uma situação horrível, horrível. Que vergonha para nós, juiz, que isso esteja acontecendo em nosso sistema de justiça".
Por sua vez, os relatórios de incidentes da prisão do condado de Marion apontam que Jon Schaffer foi mantido em "segregação administrativa" em seu período de detenção. A ideia era preservar sua integridade, já que se trata de um músico conhecido. Um representante da penitenciária afirma que Schaffer não foi tirado de sua cela separada em nenhum momento.
Mesmo assim, após a alegação do advogado, o guitarrista foi transferido para outro bloco. Na época, o músico também havia relatado diretamente às autoridades que "temia por sua segurança pessoal", pois teve problemas com um detido específico. A transferência ocorreu no dia 7 de março e, no dia seguinte, o artista relatou que foi alvo de ameaças de morte por três presos, incluindo aquele sobre o qual havia comentado na data anterior.
Desde o mês de abril, Jon Schaffer encontra-se em liberdade, pois aguarda o julgamento de seu caso. Inicialmente, a pena do guitarrista poderia chegar a 30 anos de detenção, pois ele enfrentava seis acusações ligadas à invasão ao Capitólio. Entretanto, como ele aceitou colaborar com as investigações - incluindo, ao que tudo indica, delatar outros envolvidos -, o músico deve ser condenado à prisão entre 3 anos e meio e 4 anos e meio, de acordo com a CNN.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps