Jon Schaffer: ele foi ameaçado na prisão e atiraram urina e fezes nele, segundo advogado
Por Igor Miranda
Postado em 23 de julho de 2021
O advogado de Jon Schaffer, guitarrista do Iced Earth, diz que seu cliente passou por dificuldades durante seus 3 meses preso na penitenciária do condado de Marion, nos Estados Unidos. O músico ficou detido entre janeiro e abril deste ano após ter participado da invasão ao Capitólio, o Congresso americano.
As informações foram obtidas pelo veículo de comunicação local Indianapolis Star a partir de relatos de Marc J. Victor, responsável pela defesa do músico, à Justiça americana, bem como relatórios da penitenciária. O site Blabbermouth transcreveu parte do conteúdo.
O advogado alega que outros detentos ameaçaram e atiraram excrementos humanos no guitarrista. Isso teria ocorrido mesmo com o artista ficando preso em cela separada o tempo todo, conforme apontado pelas autoridades.
Diante de um juiz federal, em março, o advogado de Jon Schaffer declarou: "Meu cliente, que é presumidamente inocente, acabou de passar por 2 meses de inferno, onde outras pessoas estavam jogando fezes e urina nele e ameaçando sua vida em uma situação horrível, horrível. Que vergonha para nós, juiz, que isso esteja acontecendo em nosso sistema de justiça".
Por sua vez, os relatórios de incidentes da prisão do condado de Marion apontam que Jon Schaffer foi mantido em "segregação administrativa" em seu período de detenção. A ideia era preservar sua integridade, já que se trata de um músico conhecido. Um representante da penitenciária afirma que Schaffer não foi tirado de sua cela separada em nenhum momento.
Mesmo assim, após a alegação do advogado, o guitarrista foi transferido para outro bloco. Na época, o músico também havia relatado diretamente às autoridades que "temia por sua segurança pessoal", pois teve problemas com um detido específico. A transferência ocorreu no dia 7 de março e, no dia seguinte, o artista relatou que foi alvo de ameaças de morte por três presos, incluindo aquele sobre o qual havia comentado na data anterior.
Desde o mês de abril, Jon Schaffer encontra-se em liberdade, pois aguarda o julgamento de seu caso. Inicialmente, a pena do guitarrista poderia chegar a 30 anos de detenção, pois ele enfrentava seis acusações ligadas à invasão ao Capitólio. Entretanto, como ele aceitou colaborar com as investigações - incluindo, ao que tudo indica, delatar outros envolvidos -, o músico deve ser condenado à prisão entre 3 anos e meio e 4 anos e meio, de acordo com a CNN.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"

Jon Schaffer: ele assume culpa por duas acusações ligadas à invasão ao Capitólio



