At The Gates: professor/vocalista Tomas Lindberg diz que corrigia provas durante tours
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de julho de 2021
Tomas Lindberg é um personagem conhecido no universo da música extrema. Para quem não sabe, o músico sueco de 48 anos é vocalista e membro fundador do At The Gates, banda que popularizou o estilo conhecido como melodic death metal (ou "Som de Gotemburgo", nome que faz referência à cidade onde o grupo foi formado).
Durante a sua longa e prolífica carreira, o veterano Tomas gravou discos importantes na história do metal extremo, com destaque para o magnífico "Slaughter Of The Soul", lançado em novembro de 1995.
Além de ser vocalista e compositor de uma das bandas mais importantes do death metal, Tomas também dá aulas de Estudos Sociais para alunos do nono ano do ensino fundamental. O professor do rock pesado falou um pouco sobre a sua outra carreira durante entrevista concedida ao jornalista Paul Travers, que foi publicada no site da revista Kerrang em julho de 2021.
Tomas começou a falar sobre sua carreira ao ser perguntado se era uma pessoa interessada em questões sociais e políticas. "Sim, mas a principal coisa que aprendi com o envelhecimento é que eu não sei de tudo. Aos 20 anos, eu pensava ‘Esta é a minha visão de mundo e todo mundo que se foda. Agora eu entendo um pouco mais que as pessoas têm perspectivas diferentes. Eu também atuo como professor, trabalho com isso o tempo todo. Por que, por exemplo, essa pessoa é tão conservadora e racista? O que o transformou nessa pessoa? E é isso que tento descobrir o tempo todo. Não acredito que haja uma solução para tudo".
Em outro trecho da entrevista, Paul perguntou para Tomas como ele conduz as duas carreiras simultaneamente. Segundo Tomas, desempenhas as duas funções "ao mesmo tempo" não é a coisa mais fácil do mundo, porém, é possível ensinar, compor e fazer shows.
"Logisticamente às vezes é complicado, mas eu tenho três coisas [que me ajudam muito]: um diretor muito compreensivo no trabalho, uma esposa muito compreensiva e colegas de banda muito compreensivos. Quando montamos os shows de reunião, conversamos muito sobre coisas assim. Todos têm que estar envolvidos em tudo e se alguém disser: ‘Não, estou jantando com meu pai, ele está fazendo 70 anos’ ou qualquer outra coisa parecida, não tocaremos no Wacken naquele ano. Tem que ser importante pelos motivos certos, não apenas negócio. Às vezes é difícil. Eu já estive em turnês corrigindo testes e redações e organizando aulas", respondeu o ocupado Tomas.
Na sequência, Tomas foi questionado se entre seus alunos, existiam fãs do At The Gates. DE acordo com o vocalista, os jovens estão mais interessados no que ele leciona. "Eu dou aulas no que vocês chamam de bairros com desafios sociais e econômicos. As crianças ouvem principalmente hip-hop. Eles sabem sobre a banda e às vezes ficam intrigados com a quantidade de curtidas que recebemos e coisas assim. Mas eles dizem, ‘Sim, é legal que você faça isso, Tomas, mas eu realmente não gosto disso’".
Por fim, Tomas respondeu o que ele acha mais importante: ouvir fãs do mundo todo cantando suas músicas ou ajudar crianças com uma vida difícil a se formarem. "Isso é algo que eu nunca quero escolher. Essas duas coisas são muito gratificantes. São momentos gratificantes e enquanto eu puder continuar, continuarei fazendo os dois".
Além de lecionar, Tomas continua cantando muito, como é possível conferir em "The Nightmare Of Being", álbum mais recente do At The Gates. O sétimo disco de estúdio da banda foi lançado dia 2 de julho. Confira mais detalhes na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975

Nita Strauss gosta de ouvir Soilwork e At the Gates enquanto faz exercícios físicos
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
A banda que resolveu simplificar as coisas e acabou criando um clássico do metal extremo
O ícone do metal extremo que era professor e dava aula para crianças carentes
At The Gates: 10 álbuns que mudaram a vida de Tomas Lindberg
Metal: dez álbuns dos anos 90 que todos deveriam ouvir ao menos uma vez - Parte 1


