At The Gates: professor/vocalista Tomas Lindberg diz que corrigia provas durante tours
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de julho de 2021
Tomas Lindberg é um personagem conhecido no universo da música extrema. Para quem não sabe, o músico sueco de 48 anos é vocalista e membro fundador do At The Gates, banda que popularizou o estilo conhecido como melodic death metal (ou "Som de Gotemburgo", nome que faz referência à cidade onde o grupo foi formado).
Durante a sua longa e prolífica carreira, o veterano Tomas gravou discos importantes na história do metal extremo, com destaque para o magnífico "Slaughter Of The Soul", lançado em novembro de 1995.
Além de ser vocalista e compositor de uma das bandas mais importantes do death metal, Tomas também dá aulas de Estudos Sociais para alunos do nono ano do ensino fundamental. O professor do rock pesado falou um pouco sobre a sua outra carreira durante entrevista concedida ao jornalista Paul Travers, que foi publicada no site da revista Kerrang em julho de 2021.
Tomas começou a falar sobre sua carreira ao ser perguntado se era uma pessoa interessada em questões sociais e políticas. "Sim, mas a principal coisa que aprendi com o envelhecimento é que eu não sei de tudo. Aos 20 anos, eu pensava ‘Esta é a minha visão de mundo e todo mundo que se foda. Agora eu entendo um pouco mais que as pessoas têm perspectivas diferentes. Eu também atuo como professor, trabalho com isso o tempo todo. Por que, por exemplo, essa pessoa é tão conservadora e racista? O que o transformou nessa pessoa? E é isso que tento descobrir o tempo todo. Não acredito que haja uma solução para tudo".
Em outro trecho da entrevista, Paul perguntou para Tomas como ele conduz as duas carreiras simultaneamente. Segundo Tomas, desempenhas as duas funções "ao mesmo tempo" não é a coisa mais fácil do mundo, porém, é possível ensinar, compor e fazer shows.
"Logisticamente às vezes é complicado, mas eu tenho três coisas [que me ajudam muito]: um diretor muito compreensivo no trabalho, uma esposa muito compreensiva e colegas de banda muito compreensivos. Quando montamos os shows de reunião, conversamos muito sobre coisas assim. Todos têm que estar envolvidos em tudo e se alguém disser: ‘Não, estou jantando com meu pai, ele está fazendo 70 anos’ ou qualquer outra coisa parecida, não tocaremos no Wacken naquele ano. Tem que ser importante pelos motivos certos, não apenas negócio. Às vezes é difícil. Eu já estive em turnês corrigindo testes e redações e organizando aulas", respondeu o ocupado Tomas.
Na sequência, Tomas foi questionado se entre seus alunos, existiam fãs do At The Gates. DE acordo com o vocalista, os jovens estão mais interessados no que ele leciona. "Eu dou aulas no que vocês chamam de bairros com desafios sociais e econômicos. As crianças ouvem principalmente hip-hop. Eles sabem sobre a banda e às vezes ficam intrigados com a quantidade de curtidas que recebemos e coisas assim. Mas eles dizem, ‘Sim, é legal que você faça isso, Tomas, mas eu realmente não gosto disso’".
Por fim, Tomas respondeu o que ele acha mais importante: ouvir fãs do mundo todo cantando suas músicas ou ajudar crianças com uma vida difícil a se formarem. "Isso é algo que eu nunca quero escolher. Essas duas coisas são muito gratificantes. São momentos gratificantes e enquanto eu puder continuar, continuarei fazendo os dois".
Além de lecionar, Tomas continua cantando muito, como é possível conferir em "The Nightmare Of Being", álbum mais recente do At The Gates. O sétimo disco de estúdio da banda foi lançado dia 2 de julho. Confira mais detalhes na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026


Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Nita Strauss gosta de ouvir Soilwork e At the Gates enquanto faz exercícios físicos


