Marcelo Morem: "Guitarrista de escritório" lança álbum de rock instrumental
Por Marcelo Morem
Postado em 14 de julho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Um sonho de juventude foi adiado por quase três décadas, mas finalmente vai virar realidade para Marcelo Morem. Hoje ele tem 48 anos, mas aos 19 queria ser guitarrista. Porém, largou tudo para se dedicar a uma carreira bem sucedida em marketing e vendas.
Já maduro, depois de ter desistido da música em 2002, Morem está de volta: "Eu já nem esperava mais, mas aconteceu. Um dia eu li uma matéria sobre a Billie Eilish produzir toda a sua música em casa com equipamentos muito simples. Achei aquilo sensacional e tomei coragem, pois quem quer dá um jeito", destaca.
Marcelo Morem havia voltado a tocar guitarra como hobby em 2014. Mas foi só em 2019 que ele tomou a decisão de gravar um álbum de músicas próprias, projeto realizado durante o período de isolamento por conta da pandemia, no ano passado. "Criar este álbum foi o meu projeto de vida em 2020, uma forma de lidar com toda aquela situação sem surtar", comenta Morem.
"Never Heard Before" é um álbum de rock instrumental, contendo influências diversas que passam por nomes como Van Halen, Rush, Pink Floyd, Joe Satriani, Eric Johnson, Heart, Black Sabbath, Led Zeppelin, Abba, U2 e Allan Holdsworth.
"Esse trabalho é, essencialmente, um tributo aos meus heróis e à música que eu adoro, o rock clássico dos anos 70 e 80, com algumas pitadas de fusion, progressivo e pop. É um álbum para as pessoas comuns ouvirem e se divertirem", destaca o guitarrista.
Um detalhe interessante é que o álbum, que conta com 11 faixas, foi composto, gravado, mixado e masterizado por Morem. O músico produziu todo o trabalho em seu home office, utilizando basicamente um laptop Dell e um amplificador digital Blackstar para gravar os instrumentos (guitarras Yamaha Pacifica 712 e 912J dos anos 90, bem como uma Ibanez RG350DX).
Chama a atenção também que Marcelo Morem nunca teve uma carreira musical nem tocou profissionalmente. "Eu me auto intitulo um ‘guitarrista de escritório’, pois é isso que eu sou. Tenho um amplificador e uma guitarra ao meu lado no meu escritório. E o computador no qual eu trabalho na minha empresa das 9h às 18h é o mesmo que eu usei para gravar o álbum após o expediente", afirma.
O álbum conta com duas homenagens póstumas, a Eddie Van Halen (com a música "Kings Of Sunset Strip") e Neil Peart ("The Professor"). "Eu planejava esses tributos, mas não póstumos. Mas perdi dois grandes ídolos e as minhas duas bandas favoritas se foram", lamenta Morem.
Morem também afirma que não tinha nenhuma experiência com produção musical: "Foi um projeto extremamente desafiador, pois a única coisa que eu sabia era tocar guitarra. Precisei aprender a arranjar, gravar, mixar, masterizar e fiz tudo isso intuitivamente. Usei o meu ouvido como referência, bem como a tecnologia e conhecimento disponíveis na internet".
"Never Heard Before" foi lançado exclusivamente em formato digital no dia 16/05/2021 através da plataforma CD Baby, que garante a distribuição mundial em mais de 20 serviços de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. Além disso, as músicas do álbum também estão disponíveis para uso em redes sociais, como o Instagram e o TikTok.
SOBRE MARCELO MOREM
Marcelo Morem é um "guitarrista de escritório". Ou seja, toca por paixão e paga as suas contas através de outra atividade profissional. Nasceu no Brasil em 17/01/1973, é gaúcho e começou a tocar no início dos 90s.
Foi influenciado inicialmente por seus heróis de infância, como David Gilmour, Ritchie Blackmore, Alex Lifeson e, especialmente, Eddie Van Halen. Mais tarde descobriu os virtuosos Joe Satriani, Steve Vai, George Lynch, Eric Johnson e, sua maior referência, Allan Holdsworth.
Marcelo faz música para você cantarolar e bater o pé. Cada canção é uma viagem através dos anos 70 e 80, fazendo você lembrar de grandes clássicos do rock e da guitarra. Porém, com uma voz única, já que Morem nunca foi um guitarrista de copiar os outros nota por nota. Sempre fez tudo do seu jeito, misturando todas as suas influências para criar a sua própria personalidade musical.
Nunca tocou profissionalmente e abandonou a guitarra em 2002 para se dedicar à carreira em marketing e vendas. Voltou a tocar em 2014 e lançou seu primeiro álbum de rock instrumental, "Never Heard Before", em 2021.
Links:
https://marcelomorem.hearnow.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show


Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Como funciona o credenciamento para shows e entrevistas?


