Netuno Doom: Um EP pode virar um clássico?
Por Carlos Andrade
Postado em 29 de agosto de 2021
O ano é 2018 e de uma terra improvável um trio lança um EP corajoso de estilo complexo e não muito fácil de ser assimilado, não por ser intricado, mas pela proposta ser bem fora da caixa, estamos falando da banda cearense Netuno Doom e o EP é o "The Universe The Prison".
Por ser um nome grande vou abreviar o nome desse EP para TUTP. Bem esse disco em sua estreia pegou muita gente de surpresa no underground com seu estilo versátil onde muita confusão ainda é feita, mas após três anos temos o resumo perfeito do que se trata dada pelo próprio vocalista Adriano Alves:
"A grosso modo é como se fosse a fusão de Black Sabbath com Prog Rock e influências de Death Metal".
Progressive Doom Metal então. Alguns ainda simplificam para Stoner/Doom, uma nomenclatura preguiçosa para quem não escutou o trabalho mais do que 2x. Isso porque a cada audição conseguimos perceber mais detalhes da obra que não conseguimos antes e logo cai-se a ficha que o TUTP é um disco de camadas e texturas profundas e dramáticas e com o tempo as primeiras impressões caem por terra e o que resta é a dúvida. O que realmente estamos escutando? A partir disso é procurar da própria banda explicações. A capacidade de prender a atenção do ouvinte para o inusitado é o que sempre rendeu boas críticas ao TUTP, até agora não vi nenhuma resenha desfavorável ou que não falasse: "trabalho incrível", "disco bem amarrado e coeso", "bela estreia", entre outros adjetivos.
Além da experiência auditiva o TUTP foi lançado fisicamente em 2019 por vários selos no país e em 2020 após a banda ter entrado para uma das maiores agências do Brasil a MS Metal Agency, lançaram uma versão "Deluxe" (Sim! Um EP com uma versão Deluxe) para o mundo todo.
Um EP pode virar um clássico? Após 3 anos e depois de seu nome sair em listas de melhores discos do ano e da década, após lançamentos físicos variados para o Brasil e pro mundo, eu sinto que não consigo tirar esse trabalho de minhas playlists, escuta-lo é sempre uma experiência prazerosa às duas versões que tenho em minha estante guardo com carinho. O tempo passa e o TUTP só ganha relevância. O que nos leva a nossa pergunta: um EP pode virar um clássico? Acredito que a resposta é: esse EP sobreviverá após o lançamento do primeiro álbum?
Bem um EP antes do álbum de estreia não é nada mais nada menos que um apanhado de ideias que não cabem num álbum, mas são boas demais para serem descartadas, mas o TUTP é uma obra madura já, um trabalho único dentro do Doom Metal, que por mim se tivesse mais uma música de 8 à 10 minutos seria um álbum (entendo porque a banda o lançou como um EP, 38 minutos pode ser um álbum para bandas de Thrash e Death Metal, para uma banda de Doom não é, já que giram em torno de 50 minutos até 1h10min e às vezes 90 minutos). Então se ali segue a regra do que é um EP, o que virá num álbum? Esse ano teremos single novo onde a banda menciona que o estilo Doomico da nova música é o que virá no álbum e não dá continuidade ao estilo do Ep, já que eles apostarão em um Mix de epic e technical. Será que supera o EP anterior? Bem veremos se essa mudança será para melhor, mas, e vocês? Acham que um EP pode virar um clássico?
Netuno Doom é
Adriano Alves - Vocal/Guitarra/Teclados
Hewerson Freitas - Baixo
Bosco Lacerda - Bateria/Samples
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O hino do metal moderno cuja introdução nasceu de forma "telepática"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica


George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"


