Netuno Doom: Um EP pode virar um clássico?
Por Carlos Andrade
Postado em 29 de agosto de 2021
O ano é 2018 e de uma terra improvável um trio lança um EP corajoso de estilo complexo e não muito fácil de ser assimilado, não por ser intricado, mas pela proposta ser bem fora da caixa, estamos falando da banda cearense Netuno Doom e o EP é o "The Universe The Prison".
Por ser um nome grande vou abreviar o nome desse EP para TUTP. Bem esse disco em sua estreia pegou muita gente de surpresa no underground com seu estilo versátil onde muita confusão ainda é feita, mas após três anos temos o resumo perfeito do que se trata dada pelo próprio vocalista Adriano Alves:
"A grosso modo é como se fosse a fusão de Black Sabbath com Prog Rock e influências de Death Metal".

Progressive Doom Metal então. Alguns ainda simplificam para Stoner/Doom, uma nomenclatura preguiçosa para quem não escutou o trabalho mais do que 2x. Isso porque a cada audição conseguimos perceber mais detalhes da obra que não conseguimos antes e logo cai-se a ficha que o TUTP é um disco de camadas e texturas profundas e dramáticas e com o tempo as primeiras impressões caem por terra e o que resta é a dúvida. O que realmente estamos escutando? A partir disso é procurar da própria banda explicações. A capacidade de prender a atenção do ouvinte para o inusitado é o que sempre rendeu boas críticas ao TUTP, até agora não vi nenhuma resenha desfavorável ou que não falasse: "trabalho incrível", "disco bem amarrado e coeso", "bela estreia", entre outros adjetivos.

Além da experiência auditiva o TUTP foi lançado fisicamente em 2019 por vários selos no país e em 2020 após a banda ter entrado para uma das maiores agências do Brasil a MS Metal Agency, lançaram uma versão "Deluxe" (Sim! Um EP com uma versão Deluxe) para o mundo todo.
Um EP pode virar um clássico? Após 3 anos e depois de seu nome sair em listas de melhores discos do ano e da década, após lançamentos físicos variados para o Brasil e pro mundo, eu sinto que não consigo tirar esse trabalho de minhas playlists, escuta-lo é sempre uma experiência prazerosa às duas versões que tenho em minha estante guardo com carinho. O tempo passa e o TUTP só ganha relevância. O que nos leva a nossa pergunta: um EP pode virar um clássico? Acredito que a resposta é: esse EP sobreviverá após o lançamento do primeiro álbum?
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Bem um EP antes do álbum de estreia não é nada mais nada menos que um apanhado de ideias que não cabem num álbum, mas são boas demais para serem descartadas, mas o TUTP é uma obra madura já, um trabalho único dentro do Doom Metal, que por mim se tivesse mais uma música de 8 à 10 minutos seria um álbum (entendo porque a banda o lançou como um EP, 38 minutos pode ser um álbum para bandas de Thrash e Death Metal, para uma banda de Doom não é, já que giram em torno de 50 minutos até 1h10min e às vezes 90 minutos). Então se ali segue a regra do que é um EP, o que virá num álbum? Esse ano teremos single novo onde a banda menciona que o estilo Doomico da nova música é o que virá no álbum e não dá continuidade ao estilo do Ep, já que eles apostarão em um Mix de epic e technical. Será que supera o EP anterior? Bem veremos se essa mudança será para melhor, mas, e vocês? Acham que um EP pode virar um clássico?

Netuno Doom é
Adriano Alves - Vocal/Guitarra/Teclados
Hewerson Freitas - Baixo
Bosco Lacerda - Bateria/Samples

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Rush: A banda alternativa noventista que restaurou a fé de Geddy Lee no rock
A definição do que é a Legião Urbana, nas palavras de Renato Russo
Mustaine diz que Ellefson tentou meter o louco durante gravações de disco do Megadeth

Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
As I Lay Dying, banda cristã, explica a proximidade com o Behemoth
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin

