RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O Rappa abandonou Marcelo Yuka? Baixista nega e esclarece os fatos

Bob Daisley exalta papel de Jake E. Lee na banda de Ozzy Osbourne

A música que mudou a trajetória do Lacuna Coil, segundo Cristina Scabbia

Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?

Ozzy Osbourne terá avatar digital que poderá conversar com os fãs

O dia em que Anthony Kiedis, do Red Hot Chili Peppers, conheceu o Dalai Lama

Haken lança seu novo single, "In a Fever Dream"

Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente

Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário

Como eram os primeiros shows do Anthrax, segundo Scott Ian

Existe alguém que inspirou o The Cult a escrever "Fire Woman"? Ian Astbury responde

Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo

A respeitosa opinião de Ace Frehley sobre Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin

A banda que influenciou gigantes do metal, mas era desconhecida pelo público deles

O disco clássico do AC/DC que fisgou David Ellefson pela capa


Stamp

CD ou vinil: reportagem de 1991 produzida pela TV Manchete abordou disputa dos formatos

Por
Postado em 19 de agosto de 2021

De alguns anos pra cá, a forma mais comum de se ouvir música é através das plataformas digitais. Todos os dias, inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo ouvem as canções de seus artistas prediletos em seus telefones celulares, acessando aplicativos como o Spotify ou o Youtube.

Porém, há algum tempo, mais precisamente no início da década de 1990, as coisas eram bem diferentes. Os formatos que dominavam o mercado musical eram o vinil e o CD (que até então era uma novidade no Brasil). E a "disputa" entre os dois formatos citados foi tema de uma reportagem muito interessante, produzida pela extinta TV Manchete e que foi ao ar em 1991, no Jornal da Manchete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O jornalista Ronaldo Rosas, que na época apresentava o jornal, anuncia a reportagem, citando o confronto entre o barato LP e o então revolucionário CD, que pretendia fazer o vinil ir para o espaço.

Logo no início da reportagem , o jornalista Florestan Fernandes Júnior pergunta para Paulo Roberto Fedatto, gerente administrativo da gravadora Ariola, qual seria o futuro dos discos de vinil no Brasil. Paulo cravou que o vinil teria vida curta em sua resposta. "Eu acredito que o vinil no Brasil ainda tem por volta de 5 anos ainda de existência, isso em função do alto custo do CD do produto final e também pela falta de produção [de CDs] que nós ainda temos no Brasil".

Em outro trecho, Florestan fala sobre as fábricas de CDs, que nas palavras do jornalista, "mais parecem um laboratório do ano 2000", por conta da tecnologia utilizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro ponto interessante da reportagem mostra a jornalista Carmen Amorim fala sobre um problema que atrapalhava quem gostaria de comprar um CD: o fator financeiro. Por sorte, alguma alma empreendedora resolveu criar uma locadora de CDs. Na época da reportagem, a cidade do Rio de Janeiro tinha 4 locadoras. Por 4 mil e 500 cruzeiros (moeda corrente da época) mensais, o cliente poderia levar um disco por dia para casa.

Neste ponto da reportagem, como é possível ver pela captura de tela a seguir, o CD "Slaves And Masters", lançado pelo Deep Purple em 1990.

Atualmente cultuado por muitos, o tal "chiado" do vinil não era tão bem visto em 1991, quando a pureza do som do CD era o bichão branco da goiaba. Segundo o entrevistado Anselmo Mattos, que na época era gerente de loja, a diferença entre a qualidade de som apresentada no CD e no vinil era brutal. Anselmo também disse que a tendência do vinil era morrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A parte final da reportagem mostra colecionadores de discos, que apesar de saber da qualidade do CD, não abriam mão de seus itens de coleção, como todo bom saudosista.

A reportagem completa, que foi disponibilizada no Youtube pelo usuário Renato Marques, pode ser assistida no player abaixo.

Apesar de todas as previsões apresentadas e do surgimento dos formatos digitais, muitas pessoas ainda ouvem música no CD e no vinil. Aliás, é interessante notar como em 30 anos as coisas mudaram, já que os discos de vinil voltaram a ser produzidos e em alguns casos, custam os olhos da cara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seja lá como for, o importante é ouvir música e quanto mais formas de se ouvir, melhor.

E você, prefere ouvir música no CD ou no vinil? Opine nos comentários!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.
Mais matérias de Mateus Ribeiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS