Dinosaur Jr: qual o álbum da banda que o frontman J Mascis mais curte
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 29 de setembro de 2021
O Dinosaur Jr é uma das bandas mais longevas do rock alternativo como um todo. Liderado pelo vocalista e guitarrista J Mascis, o grupo americano criado em 1984 já lançou mais de 10 álbuns de estúdio até hoje - o mais recente, "Sweep It Into Space", foi divulgado em abril deste ano.
Em meio a uma discografia tão extensa e diversa, qual seria o melhor álbum do Dinosaur Jr na opinião do próprio J Mascis? Em entrevista a este que vos escreve, publicada na edição 116 da revista online Guitarload, o músico revelou o seu grande queridinho: "You're Living All Over Me".
Lançado em 1987, o segundo trabalho do grupo representa, na visão do artista, o momento "quando tudo se encaixou" para o Dinosaur Jr. O trabalho apresenta músicas como "Little Fury Things", "Kracked", "Raisans" e "Sludgefeast", entre outras.
Os 30 anos de Green Mind
Em outro momento do bate-papo, J Mascis refletiu sobre os 30 anos de "Green Mind", quarto álbum da carreira do Dinosaur Jr. Divulgado em 1991, o trabalho foi o primeiro da banda em uma grande gravadora, além de ter sido o primeiro sem o baixista e co-fundador Lou Barlow.
Algumas pessoas enxergam "Green Mind" como uma iniciativa quase solo de J Mascis - além de cantar e tocar guitarra, ele gravou o baixo de todas as faixas e a bateria de quase todas, na vaga do titular da função, Murph. Apesar disso, o frontman da banda ainda vê o álbum como típico do Dinosaur Jr.
"Não penso nele como um disco solo, porque apesar de ter gravado muito da bateria, eu compus as linhas de bateria para o Murph tocar. Se estivesse compondo para tocar eu mesmo, teriam soado diferentes. Acabei tocando as partes que escrevi pro Murph na bateria porque ele não conseguia aprender as canções. Ele estava passando por alguns problemas, simplesmente não queria praticar", afirmou.
Mascis contou que precisou gravar a bateria no lugar de Murph porque o estúdio já estava reservado para a banda. "A gente tinha o estúdio reservado e quando chegou a hora de gravar, ele só sabia algumas das canções, então, acabei tocando as outras. Definitivamente, abordei como se fosse um disco do Dinosaur Jr, e foi o primeiro nosso lançado por uma gravadora major", disse.
E o que J Mascis pensa sobre "Green Mind" nos dias de hoje? "Acho que é um álbum estranho quando escuto, é como se não conseguisse lembrar exatamente onde eu estava mentalmente ou o que estava tentando fazer com ele. Certamente, tem um som estranho que não consegui obter nem antes nem depois", declarou.
O novo álbum
De volta ao presente, J Mascis comentou também sobre "Sweet It Into Space", o trabalho mais recente do Dinosaur Jr. Lançado em abril deste ano, o álbum, que traz músicas como "I Ran Away" e "Garden", teve parte de seu processo de gravação realizado em meio à pandemia.
"O último mês e meio de gravação de 'Sweet It Into Space' foi na pandemia, então tive que aprender a ser um engenheiro de som melhor para finalizar muita coisa sozinho no estúdio. O cara responsável pela mixagem fez o trabalho em outro lugar, perto da casa dele, então, foi um final estranho pro processo, mas acho que deu certo. Tive que tocar teclado, o que não teria feito. Eu tinha arranjado alguém para tocar piano, mas tive que tentar e fazer isso eu mesmo. Além de alguns overdubs, leads de guitarra e coisas assim", afirmou.
A entrevista completa com J Mascis, onde ele e o músico de funk/R&B Cory Wong também falam sobre suas novas guitarras signature lançadas pela Fender, pode ser lida na edição 116 da revista Guitarload, que é digital e gratuita. Para conferir a íntegra, acesse o site da publicação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
Gene Hoglan admite ter usado IA na capa do novo álbum do Dark Angel e não liga para críticas
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul




