Uganga: lançado novo single, "Depois do Dub"
Por Eliton Tomasi
Postado em 23 de setembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O quinto álbum de estúdio do Uganga, "Servus", lançado em Março de 2019, é, sem dúvidas, o mais bem-sucedido trabalho do grupo mineiro até aqui!
Afinal, além de ter sido financiado por dois relevantes prêmios - o Wacken Foundation e a PMIC de Uberlândia - "Servus" só recebeu elogios da imprensa especializada e foi indicado entre os "Melhores Álbuns de 2019" por mais de 20 veículos, inclusive para o Prêmio Dynamite 2020 na categoria "Melhor Lançamento de Heavy Metal".
Emblemática, "Depois de Hoje..." é a faixa que encerra "Servus". A composição ganhou uma versão remix composta por Riti Santiago (2Dub Brasil) com participação especial de Bruno Xavier (Jah Live). Rebatizada como "Depois do Dub", o Uganga acabou de disponibilizá-la como single.
"O dub, para quem não sabe, é um filho do reggae, mais chapado e eletrônico. Via de regra, são remixes, feitos inicialmente na Jamaica e Inglaterra, sobre os instrumentais dos discos de reggae. Nós sempre ouvimos artistas como Augustus Pablo, Lee Scratch Perry, Mad Professor, Dub Trio ou Asian Dub Foundation. É um estilo mutante, assim como o metal e o punk, que se adapta e se apropria de novas ideias com o tempo", explicou o vocalista do Uganga, Manu Joker.
Apesar das referências musicais basilares do Uganga estarem definidas a partir do thrash metal, hardcore e punk rock, a banda sempre deixou evidente seu flerte com outros gêneros como o rap, o reggae e o dub.
"É sobre não se estagnar, saca?", acrescenta Manu "Joker" que, como muitos sabem, foi baterista do Sarcófago no clássico disco "Rotting". "No Uganga, a primeira experiência com o dub foi em 1999 com a música "Couro Cru" presente em nosso disco de estreia, "Atitude Lótus". Nós inclusive tocamos ao vivo uma versão da "Couro Cru" na MTV na época. O primeiro remix, "Graxa Dub Mix", saiu no álbum "Na Trilha Do Homem de Bem" de 2005 e foi também feito pelo Riti Santiago (2DUB/Moretools) em cima da faixa "7 Chaves". Agora em "Depois do Dub" mais uma vez nos reencontramos com nosso velho amigo Riti para mais um trabalho juntos. É o doom da faixa "Depois de Hoje" do "Servus" se encontrando com a Jamaica e com o Cerrado Mineiro. É Uganga e fazemos isso faz muito tempo! Para fechar, o Riti ainda chamou o Bruno Xavier (Jah Live - 2DUB) para fazer uma segunda linha de baixo matadora. Tenho muito orgulho desse single e acho que vai confundir muita gente... Legal!"
Além de Manu Joker, o Uganga atualmente também é formado por Christian Franco (guitarra), Umberto Buldrini (guitarra), Raphael Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria).
Mais Informações:
www.facebook.com/ugangaband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"

Dez músicas no Metal Nacional com sons de chuva, raios, tempestade e trovões


