Uganga: lançado novo single, "Depois do Dub"
Por Eliton Tomasi
Postado em 23 de setembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O quinto álbum de estúdio do Uganga, "Servus", lançado em Março de 2019, é, sem dúvidas, o mais bem-sucedido trabalho do grupo mineiro até aqui!
Afinal, além de ter sido financiado por dois relevantes prêmios - o Wacken Foundation e a PMIC de Uberlândia - "Servus" só recebeu elogios da imprensa especializada e foi indicado entre os "Melhores Álbuns de 2019" por mais de 20 veículos, inclusive para o Prêmio Dynamite 2020 na categoria "Melhor Lançamento de Heavy Metal".
Emblemática, "Depois de Hoje..." é a faixa que encerra "Servus". A composição ganhou uma versão remix composta por Riti Santiago (2Dub Brasil) com participação especial de Bruno Xavier (Jah Live). Rebatizada como "Depois do Dub", o Uganga acabou de disponibilizá-la como single.
"O dub, para quem não sabe, é um filho do reggae, mais chapado e eletrônico. Via de regra, são remixes, feitos inicialmente na Jamaica e Inglaterra, sobre os instrumentais dos discos de reggae. Nós sempre ouvimos artistas como Augustus Pablo, Lee Scratch Perry, Mad Professor, Dub Trio ou Asian Dub Foundation. É um estilo mutante, assim como o metal e o punk, que se adapta e se apropria de novas ideias com o tempo", explicou o vocalista do Uganga, Manu Joker.
Apesar das referências musicais basilares do Uganga estarem definidas a partir do thrash metal, hardcore e punk rock, a banda sempre deixou evidente seu flerte com outros gêneros como o rap, o reggae e o dub.
"É sobre não se estagnar, saca?", acrescenta Manu "Joker" que, como muitos sabem, foi baterista do Sarcófago no clássico disco "Rotting". "No Uganga, a primeira experiência com o dub foi em 1999 com a música "Couro Cru" presente em nosso disco de estreia, "Atitude Lótus". Nós inclusive tocamos ao vivo uma versão da "Couro Cru" na MTV na época. O primeiro remix, "Graxa Dub Mix", saiu no álbum "Na Trilha Do Homem de Bem" de 2005 e foi também feito pelo Riti Santiago (2DUB/Moretools) em cima da faixa "7 Chaves". Agora em "Depois do Dub" mais uma vez nos reencontramos com nosso velho amigo Riti para mais um trabalho juntos. É o doom da faixa "Depois de Hoje" do "Servus" se encontrando com a Jamaica e com o Cerrado Mineiro. É Uganga e fazemos isso faz muito tempo! Para fechar, o Riti ainda chamou o Bruno Xavier (Jah Live - 2DUB) para fazer uma segunda linha de baixo matadora. Tenho muito orgulho desse single e acho que vai confundir muita gente... Legal!"
Além de Manu Joker, o Uganga atualmente também é formado por Christian Franco (guitarra), Umberto Buldrini (guitarra), Raphael Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria).
Mais Informações:
www.facebook.com/ugangaband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Amor a primeira vista? Gloria relembra início do relacionamento com Max Cavalera


Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Dez músicas no Metal Nacional com sons de chuva, raios, tempestade e trovões


