Dez músicas no Metal Nacional com sons de chuva, raios, tempestade e trovões
Por Giovanna Techio
Postado em 18 de maio de 2023
É muito comum no Heavy Metal, um gênero acostumado a contar boas histórias, a inclusão de elementos que tornem a ambientação do ouvinte ainda mais imersiva e cinematográfica em relação a mensagem que se está transmitindo.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Um desses elementos que muitas vezes encontramos nas músicas, criando um clima por vezes denso e soturno, em outros momentos buscando passar a sensação de serenidade é o som de chuvas, raios, trovões e tempestades. Eles já estavam presentes lá em 1970, naquele que é considerado o disco raíz de todo o Heavy Metal, o álbum de estreia do Black Sabbath, logo em sua faixa de abertura, que também carrega o nome da banda
Poderíamos citar muitos e muitos exemplos em toda a história do Heavy Metal Mundial, mas dessa vez vamos fazer um passeio por esses registros apenas no Heavy Metal brasileiro, conhecendo 10 músicas que exploraram com muito bom gosto esse recurso para somar à construção de suas composições. Confira:
Shaman - "Distant Thunder"
Começamos por uma faixa de um dos discos mais importantes da história do Metal Nacional, o "Ritual" do Shaman. "Distant Thunder", onde os trovões metáforas para um chamado dos céus que nos move a seguir em frente.
"Hear the call of a distant thunder. There's a voice in the sky. Evening falls weighing on your shoulders. Like your feelings inside".
Uganga - "Terra dos Ventos"
A tempestade e os ventos aqui também trazem um sentido metafórico em uma letra que fala sobre falsidade e sexto sentido.
"Passos lentos, filho da terra dos ventos. Ou eu caio, filho da terra dos raios. Base firme, filho da terra dos ventos. Que eu não caia, filho da terra dos raios. Terra dos ventos, terra dos raios".
Perc3ption - "The Gathering Storm"
"The Gathering Storm" é uma das faixas do mais recente álbum do Perc3ption, e também uma das mais belas e emotivas do disco, contando sobre Ernest Henry Shackleton, um explorador polar que liderou três expedições britânicas à Antártida no início do século passado.
"When a mistake costs you death. Should teach you difficult lessons. How would you know where you are. Without exploring beyond your comfort zone?"
Almah - "You'll Understand"
A tempestade de "You'll Understand" carrega em si sentimentos sombrios de ódio e controle, como uma sombra à distância.
"Beyond the boundaries known by man. There lies a truth no one could stand. Becoming one with those you hate. Will make you humble to this land".
Sarcófago - "INRI"
Um dos maiores clássicos do Metal Extremo brasileiro, "INRI" carrega sons de tempestade como um agouro sombrio que contesta os feitos e a bondade de Jesus Cristo.
"The pervetion and evil only start after you came. Because you was only a crazy lier. False saints were with you on your insanity. And the more stupids believed on you".
Angra - "Crossing"
Mesmo que seja apenas uma introdução, "Crossing" marca a abertura de um dos álbuns mais importantes da história do Metal Nacional, o "Holy Land" do Angra, e aqui, a tempestade passa uma sensação mais aconchegante do que necessariamente assustadora.
"O crux, ave, spes unica. Hoc passionis tempore. Auge piis justitiam. Reisque dona veniam".
Terra - "Sound of Rain"
"Sound of Rain" do projeto Terra, de Lucas Barbosa, passa uma sensação de encantador acolhimento e introspecção onde a chuva e o elemento água entregam uma mensagem de um processo de transição para uma nova etapa.
Project46 - "Na Vala"
Em "Na Vala", do Project46, a mensagem é pesada como o som da banda e a tempestade simboliza o terror de uma situação absolutamente tensa.
"Se joga no meio do barro esperando uma luz pra poder te guiar. E ver o brilho da arma no chão quando a chuva chegou pra lavar. E com a arma já carregada apontada na cara dos canalhas. Não sabe se abaixe a arma ou manda pra conta do Papa"
Capella - "Feelings"
"Feelings" encerra o EP de estreia do Capella e aqui a tempestade acolhe os sentimentos como um abraço melancólico e caloroso.
"Feelings are diving. Deeply in the storm. Feelings are dying. So far from you".
Beholder's Cult - Ivory Tower
Não poderia faltar uma banda de Doom Metal em nossa lista com toda a melancolia que a chuva, as ondas do mar e a música podem transmitir.
[an error occurred while processing this directive]"A trammel in the heart. These sea-wave like chains. By design of black arts. Weights upon our souls. Even in dreams of peace. We are lost in pain. Forever... In the Tower of Ivory"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps