End of Pipe: A noite em meio a cobras nos EUA (entrevista)
Por Vicente Reckziegel
Postado em 11 de setembro de 2021
A entrevista de hoje é com a banda End of Pipe, mais uma a abrilhantar nosso Punk/Rock nacional. Aqui o baterista Victor Berretta fala sobre toda a carreira da banda e fatos curiosos, sem papas na língua, como todo bom representante do estilo.
Vicente – São 14 anos (errata) de estrada do End of Pipe. Como analisam a trajetória da banda após todo esse tempo?
Victor - Na verdade, em 2021 completamos 15 anos de estrada. Foram anos de muita correria, acertos, erros, shows memoráveis, algumas roubadas e vários sonhos realizados. Aprendemos e evoluímos bastante, musicalmente e pessoalmente e conhecemos vários amigos para toda uma vida!
Vicente- E o que esperam que o futuro traga de bom para a banda e para a música em geral no Brasil?
Victor - Esperamos seguir produzindo e lançando novos materiais e voltar, assim que possível, a fazer shows ao redor do mundo. E que continuemos a aprender e evoluir!
Vicente – Seu último lançamento foi o disco "Mass Hysteria". Como foi o processo de composição e gravação do mesmo?
Victor - Diferente dos outros álbuns, onde várias músicas gravadas eram de um repertório "antigo", todas as faixas do "Mass Hysteria" foram compostas para o álbum, começamos os ensaios sem quase nenhuma música pronta e após um ano de produção, tínhamos as 10 faixas.
Vicente – A sonoridade em "Mass Hysteria" é mais direta que o anteriormente apresentado pelo End of Pipe. Essa mudança foi proposital, ou aconteceu de forma natural?
Victor - Diria que ambos, como desde 2017 somos um trio, naturalmente o som ficou mais direto mesmo. Mas o "Mass Hysteria" foi um álbum onde cada detalhe foi pensado, desde dos arranjos até as letras.
Vicente – A capa do álbum ficou bem bacana, numa mistura de desenho com quadrinhos. De quem foi a ideia para a mesma?
Victor - A ideia era uma pegada bem skate anos 80, estilo Jimbo Phillips, e que representasse bem a situação do Brasil. O Uirá nos apresentou esse artista da Indonésia, eu não sei o nome dele mas o Instagram é @the_vigilante88, o cara é muito foda e fez o trampo muito rápido e ficou bem como queríamos!
Vicente – Vocês estão lançando o vídeo da faixa "Mass Hysteria". Conte-nos um pouco sobre todo o processo de gravação desse clipe.
Victor - Todas as imagens da banda foram filmadas por nós mesmos, totalmente "do it yourself", assim como os recortes de jornal para a letra. Enviamos tudo para a Gaby Vessoni que incluiu mais algumas imagens de "arquivo" e fez a edição, que achamos maravilhosa.
Vicente – Em todo esse tempo na música, qual foi o episódio mais insólito vivenciado pela banda em um show?
Victor - Em 2017, durante a turnê nos EUA, fizemos um show na cidade de Santa Fé, no Novo México. Chegamos no local do show e era um grande galpão com um halfpipe atrás e o público era basicamente punks, moicano, jaqueta de couro, spikes... , eram conhecidos como os punks do deserto. Ficamos um pouco receosos, pois apesar de tocarmos punk rock, nosso som é bem melódico. No fim das contas, o show foi bom, adoraram nosso som e compraram bastante merch. Após o show, iríamos dormir no próprio local, mas um punk bêbado ofereceu sua casa na cidade vizinha, Albuquerque e, após 1h de viagem, lá chegamos. O cara criava cobras, tinha vários aquários com animais peçonhentos.
Vicente – Em poucas palavras, o que acham das seguintes bandas:
Biohazard – não é muito o tipo de som que eu ouço, mas vi ao vivo e foi um dos shows mais fodas que assisti na vida
Green Day – a banda que me fez pirar em punk rock, depois que ouvi "Basket Case" minha vida mudou. sou fã
Ramones – lendas do punk rock, quase tudo que ouvimos no estilo foi influenciado por eles
Raimundos – tiveram sua importância para o rock nacional
Bad Religion – unanimidade no End of Pipe, todos somos fãs e é uma das principais influências da banda.
Vicente – Para finalizar, deixem um recado para quem curte, ou quer saber mais sobre o End of Pipe
Victor - Segue a gente nas redes sociais @endofpipe, ouça nosso som nas plataformas e, se possível, compre nosso merch. Seu apoio faz toda a diferença! Apoie as bandas independentes, compartilhe o som e seja você a mudança que quer ver no mundo! Não tolere racismo, fascismo, machismo e homofobia!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
A banda mais subestimada de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, do Rush
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar
Queen: uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"



