Iron Maiden: quando o grupo, no início da carreira, se negou a usar playback
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de setembro de 2021
O Top Of The Pops era um dos programas de TV mais populares no início dos anos 80 no Reino Unido. Qualquer tipo de sucesso comercial dependia muito de uma aparição no programa nesta era pré-internet. Todos os artistas que apareciam no programa dublavam suas músicas com playback.
No entanto, longe do pop que infestava as paradas, na quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 1980, uma 'nova' banda apareceu no Top Of The Pops pela primeira vez. O Iron Maiden foi formado cinco anos antes e já estavam causando um grande impacto na cena underground.
O seu primeiro lançamento foi o 'The Soundhouse Tapes', um EP demo de três faixas que levou a um contrato com a gravadora EMI e no início de fevereiro o primeiro lançamento da EMI, o single "Running Free", entrou nas paradas de singles do Reino Unido no 46º lugar. Em seguida o programa da BBC apareceu, no entanto, houve um problema, pois o Iron Maiden simplesmente se recusou a dublar o playback.
O manager Rod Smallwood relembrou:
"Nós dissemos à nossa gravadora EMI que nunca faríamos o Top Of The Pops a menos que o fizéssemos ao vivo. Afinal éramos uma banda de metal, não um grupo pop. "Running Free" saiu e fomos convidados. Bem, ninguém desde o The Who em 1974 tinha feito isso ao vivo, mas nós insistimos e dissemos, 'sem ao vivo, sem Maiden.'"
Três dias depois de "Running Free" ter sido transmitido no Top Of The Pops, ele subiu para a 34ª posição nas paradas e se manteve no Top 40 pela segunda semana.
Confira no player abaixo um vídeo desta histórica apresentação.
FONTE: Metal Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps