Tom Morello: ele revela o que tem em comum com Trumpistas que invadiram Capitólio
 Por Igor Miranda
Por Igor Miranda
Postado em 11 de outubro de 2021
O guitarrista do Rage Against the Machine, Tom Morello, compartilhou seu ponto de vista sobre a invasão ao Capitólio americano promovida por apoiadores do ex-presidente Donald Trump no último dia 6 de janeiro.
Em entrevista ao The Guardian, o músico revelou acreditar que, naquela ocasião, o país esteve "muito perto" de um "golpe fascista". Ele destacou ainda que sempre sonhou em invadir o prédio do Congresso dos Estados Unidos, o que seria seu único ponto em comum com os apoiadores de Trump, mas que não faria isso com "terroristas brancos de direita".
 
"Estivemos muito perto, a um suspiro de bebê, de um golpe fascista neste país. Curiosamente, um de meus sonhos sempre foi invadir o Capitólio, mas não com um monte de terroristas brancos de direita, sabe? A parte mais feia é como eles cooptaram a ideia de se posicionar. [...] Não pode haver nenhuma nuance, tipo: 'sim, a Big Pharma (teoria da conspiração) é horrível, mas vacinar-se para salvar sua avó é bom'. É uma versão emburrecida da resistência", afirmou.
Ainda durante o bate-papo, Morello afirma que os apoiadores de Trump não têm culpa de terem sido "ferrados pela oligarquia" por décadas, mas que é necessário "encontrar uma forma de se opor às coisas que destroem o planeta e fazer a vida dos trabalhadores atuais serem piores do que a de seus pais".
 
"A pobreza e a fome matam, juntas, mais pessoas do que qualquer outra coisa no mundo - e são problemas causados pelos humanos. São coisas sobre as quais precisamos nos aprofundar, em vez de de sermos desviados por esses animadores de circo", disse.
Também ao longo da entrevista, o guitarrista do Rage Against the Machine disse que "não há explicação para a estupidez" ao comentar sobre um grupo em apoio a Donald Trump que usou a música "Killing in the Name", de sua banda, em um protesto na Filadélfia. O artista aponta que outros hinos de esquerda foram distorcidos por "bobos" que os cantam em eventos conservadores.
"Há uma longa lista de hinos de esquerda radical que são mal compreendidos por bozos que os cantam em eventos assim, de 'This Land is Your Land' (Woody Guthrie) a 'Born in the USA' (Bruce Springsteen) e 'Imagine' (John Lennon). Essas pessoas não têm ideia sobre o que estão cantando", declarou.
 
Ele completa: "A única coisa que digo nesses casos é que há um poder na música que lança uma ampla rede. Isso é bom, não ruim. Nessa rede, há bobos da extrema-direita, mas também há pessoas que nunca consideraram as ideias daquela música e são forçadas a considerá-las, pois o rock and roll é ótimo. Você pode colocar uma batida em uma palestra de Noam Chomsky - ninguém quer isso, mas não haverá dúvidas sobre o conteúdo - ou pode fazer músicas atraentes".
Tom Morello lança, nesta sexta-feira (15), um novo álbum solo intitulado "The Atlas Underground Fire". O trabalho tem participações de Eddie Vedder, Bruce Springsteen, Bring Me The Horizon, Chris Stapleton, entre outros.
 
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps












 Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026 Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026 O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock "Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026 Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026 O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu Sabaton não pretende abordar conflitos atuais em suas músicas
Sabaton não pretende abordar conflitos atuais em suas músicas
 Tom Morello: ouça cover de "Highway to Hell" (AC/DC) com Springsteen e Eddie Vedder
Tom Morello: ouça cover de "Highway to Hell" (AC/DC) com Springsteen e Eddie Vedder







)