Angra: Felipe Andreoli achou que iria passar vergonha no teste que fez para a banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de outubro de 2021
O músico brasileiro Felipe Andreoli, que faz parte da banda Angra desde 2001, foi convidado do Podcast Ibagenscast. Durante o episódio, que foi ao ar no final de setembro, Felipe falou sobre vários temas, inclusive sobre a sua entrada no grupo, que na época, passava por uma grande reformulação.
Para quem não se recorda, Andre Matos (vocalista), Luis Mariutti (baixista) e Ricardo Confessori (baixista) saíram do Angra em 2000 e foram substituídos, respectivamente, por Edu Falaschi, Felipe Andreoli e Aquiles Priester, sendo que apenas Felipe continua na banda.
Inicialmente, o baixista definiu como "inusitada" a sua entrada no Angra, como é possível conferir a seguir, em trecho transcrito pelo Whiplash.net.
"A minha entrada no Angra foi meio inusitada. Por que eu não fui atrás deles, eu não fui atrás deles. Eles foram indicados... eles tiveram indicação da minha entrada através de várias pessoas, uma delas o próprio Aquiles, com quem eu já tinha tocado na banda do Paul Di'Anno e vários outros amigos (...) eles foram meio que cercados por mim em um dado momento".
Felipe também falou sobre outros nomes que foram cotados para a vaga. "Então tinha o Thiago do Karma, tinha os caras que tocavam jazz com o Kiko [Loureiro, guitarrista] do [Conservatório] Souza Lima, tinha um outro pessoal do Souza Lima, todo mundo falou de mim pra eles, né? Eles chegaram a ter uma conversa até avançada com o Fábio Zaganin antes de mim, que por algum motivo não vingou, né? Não sei se não era muito o estilo dele, de repente informação confirmada pelo apresentador do podcast)".
"Mas então, esses caras foram bombardeados por amigos próximos assim, sobre a minha existência, né? E um belo dia o Kiko me ligou. [O Kiko] Falou ‘Cara, não sei se você está sabendo, aí que a gente tá sem baixista’. [Neste momento, Felipe diz ‘Putz, tem alguém no Brasil que não tá sabendo disso?’]. E eu falei ‘Claro, claro’. Ele falou então ‘Você não tá a fim de vir aqui em casa, pra gente bater um papo, fazer um som, de repente? Eu falei ‘Beleza, vamos aí, quando? ‘Ah, amanhã. Kiko, prático, né? Tipo, ao extremo".
Após acertarem a reunião, Felipe se lembrou de um pequeno detalhe. "E aí, desliguei o telefone e falei ‘Cacetada, eu não toco nada do Angra, né’? Mas eu tinha o ‘Angels Cry’ [primeiro disco da banda, lançado em 1993]. E aí, beleza, coloquei o ‘Angels Cry’ pra tocar e fui tentar tocar a primeira faixa, ‘Carry On’. E aí, aos 30 segundos de música, o meu braço já tava doendo, travando. Eu falei ‘Nossa Senhora, amanhã vai ser aquele fiasco, tocar isso aqui na frente do Kiko vai ser uma vergonha total".
Para a sorte de Felipe, o teste não foi um fiasco, como ele imaginou. "Mas nem rolou, porque eu cheguei lá, a gente conversou bastante pra começar e ele fez várias perguntas, sobre o que eu já tinha de experiência, que era bem pouca naquela época, né? E aí a gente tocou, mas tocou tipo improvisando num playback de funk que ele tinha lá, tipo solando, fazendo groove,etc. Ficamos lá uns 8, 10 minutos, improvisando em cima desse backing track e aí, no final ele me fez perguntas mais específicas sobre a coisa do Angra".
O baixista ainda revelou que Kiko se impressionou com uma de suas técnicas. "Então ele quis saber se eu conseguia tocar as músicas rápidas, e não sei o que lá, eu falei ‘Consigo, claro que eu consigo’. Aí ele falou ‘mostra um pouco aí’. E aí eu mostrei um pouco da minha técnica de três dedos e ele até ficou super intrigado, porque ele nunca tinha visto ninguém fazendo. E ele falou ‘Você toca com três dedos?’. ‘É, eu toco com três dedos na mão direita’. ‘E funciona?’. ‘Pô, funciona, super, confia, pode confiar’".
O restante da história todos sabem: Felipe passou no teste e faz parte da banda até hoje. Desde que se tornou integrante do grupo, gravou os discos "Rebirth" (2001), "Temple Of Shadows" (2004), "Aurora Consurgens" (2006), "Aqua" (2010), "Secret Garden" (2014) e "Omni" (2018).
O vídeo com o trecho da entrevista pode ser conferido no player a baixo.
O primeiro álbum solo de Felipe Andreoli, intitulado "Resonance", foi lançado no dia 21 de setembro. Leia mais detalhes na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Felipe Andreoli: lançado seu primeiro álbum intitulado "Resonance"
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Shaman pegou música rejeitada do Angra e transformou em sucesso; "produtor riu dela"
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth


