Os 21 maiores nomes do rock e metal que não fizeram turnês desde o início da pandemia
Por Emanuel Seagal
Postado em 25 de dezembro de 2021
O segundo ano da pandemia do coronavírus foi marcado pela volta dos shows, festivais e muitas turnês sendo anunciadas, mas muitos dos grandes nomes do rock e metal ficaram em casa, seja por segurança, logística ou qualquer outra razão. A Ultimate Classic Rock fez uma lista de 21 destes grandes nomes, confira.
AC/DC
O grupo lançou em 2020 o álbum "Power Up", e segundo o baixista Cliff Williams eles tinham planos de fazer shows. "Quando nos reunimos para gravar um videoclipe e ensaiar era com a ideia de fazer alguns shows. Infelizmente fomos para casa após aquelas conversas e ensaios, e o maldito vírus chegou […], mas adoraríamos tocar de novo."
Paul McCartney
Ele cancelou uma turnê em 2020, comentando que "a segurança e bem-estar de todos é uma prioridade", e não anunciou turnês desde então, embora tenha gravado um novo álbum, "McCartney III". Seu último show foi no dia 13 de julho de 2019, em Los Angeles.
Ringo Starr
Ele tinha uma turnê planejada para 2021. "Isso é muito difícil para mim. Em 30 anos acredito que só perdi dois ou três shows, jamais uma turnê inteira. Mas as coisas são assim agora. Tenho que ficar em casa assim como vocês", ele disse. Sua turnê está marcada para maio e deve durar até junho. Ele lançou o EP "Zoom In" em março e seu último show foi no dia 1º de setembro de 2019.
The Who
Eles conseguiram terminar uma turnê em fevereiro de 2020 e ficaram longe da estrada desde então. A única certeza é de que não farão uma turnê de 50 anos de aniversário do álbum "Who's Next". "Eu não vejo razão para isso", disse Roger Daltrey.
Bon Jovi
Jon Bon Jovi falou em março que não se vê fazendo grandes turnês. Em novembro ele foi forçado a cancelar uma apresentação após testar positivo para a COVID-19. O último grande show do grupo foi no dia 2 de outubro de 2019, no Peru.
Neil Young
Apesar de ter se mantido ocupado durante a pandemia, lançando seu 41º álbum, "Barn", ele não fez shows tradicionais neste período. Em dezembro ele disse à revista Rolling Stone "Eu não vejo nada que me faça querer continuar. Se você tem pessoas sendo testadas na entrada do show, e você tem prova de vacinação para entrar na casa de show e novos vírus estão surgindo... do que estamos falando? Por que não paramos de fazer toda essa merda e apenas deixamos pra lá até tudo estar funcionando e sob controle? Não está sob controle. […] Não quero colocar as pessoas em perigo. Não quero que as pessoas me vejam por aí e pensem que está tudo bem. Não acredito que esteja tudo bem." Sua última apresentação tradicional foi no dia 14 de setembro, com participação de Norah Jones.
Iron Maiden
A donzela de ferro pausou sua turnê Legacy of the Beast quando a pandemia começou, informando que não fariam shows até junho de 2021. O grupo adiou novamente, passando sua turnê na América do Norte para 2022. Atualmente as datas previstas serão entre os dias 11 de setembro e 27 de outubro, mais de um ano desde o lançamento do álbum "Senjutsu". Seu último show foi no dia 15 de outubro de 2019 em Santiago, no Chile. Confira abaixo a última música tocada no show, "Run To The Hills".
Mötley Crüe
Em 2014 o grupo assinou um contrato que os impedia de fazer outra turnê após sua turnê de despedida realizada no mesmo ano. Supostamente o documento informava que os membros da banda, Nikki Sixx, Vince Neil, Tommy Lee e Mick Mars poderiam sofrer consequências na justiça caso fizessem outra turnê após o fim do ano de 2015. Em 2019 eles literalmente explodiram o contrato. A turnê de retorno, que contaria com Def Leppard, Poison e Joan Jett, estava marcada para começar em junho de 2020, mas foi adiada para 2021, e novamente para 2022. Seu show mais recente foi realizado no dia 31 de dezembro de 2015, a última data da "Final Tour".
Def Leppard
Em julho o guitarrista Phil Colen disse que a turnê com Poison, Joan Jett e Mötley Crüe tinha 50% de chance de acontecer em 2021. Seu último show foi realizado no dia 2 de novembro de 2019.
Poison
Bret Michaels, vocalista do Poison, disse em entrevista: "Teríamos que tomar essa decisão juntos e acredito que você só faz (uma turnê) quando é certo e seguro, pois a saúde é a prioridade". Seu último show foi no dia 1º de julho de 2018, encerrando a noite com uma cover do Kiss, "Rock and Roll All Nite".
Stevie Nicks
Ela tinha diversas datas marcadas para 2021, mas os planos mudaram em agosto por causa do COVID-19. Apesar do seu otimismo, dizendo que espera por um futuro melhor em 2022, não há datas marcadas e seu último show ocorreu no dia 17 de janeiro de 2020, encerrando o show com uma cover de "Rock and Roll", do Led Zeppelin.
Fleetwood Mac
Não há datas anunciadas para 2022 e o último show foi realizado no dia 20 de novembro de 2019.
Ozzy Osbourne
Ele anunciou uma turnê em abril de 2018, mas foi adiada várias vezes devido a problemas de saúde. Em janeiro de 2020 foi revelado que ele estava lutando contra Mal de Parkinson desde 2003 e em fevereiro cancelou todos os shows de 2020. Em setembro de 2021 sua esposa, Sharon Osbourne, anunciou que ele passaria por uma cirurgia antes de sua próxima turnê, prevista para janeiro. Em novembro sua turnê europeia com Judas Priest foi adiada uma segunda vez, desta vez marcada para 2023. Seu último show foi no dia 31 de dezembro de 2018 no Ozzfest, em Los Angeles, e o show foi encerrado com uma cover de "Paranoid", do Black Sabbath.
U2
Eles finalizaram a turnê de aniversário do álbum "Joshua" em 2019 alguns meses antes da pandemia e não anunciaram novas datas desde então. Seu último show foi realizado no dia 15 de dezembro de 2019 na Índia. Eles encerraram um show com um bis da música "One".
Heart
Ann Wilson, vocalista do Heart, disse anteriormente que não acredita que as coisas voltarão a ser como antes e enxerga a pausa de uma forma positiva para o grupo, pois permitiu que tirassem férias da "montanha-russa", e que voltarão com mais energia. Seu último show foi no dia 13 de outubro de 2019.
Queen + Adam Lambert
A turnê Rhapsody ocorreu em 2019 e início de 2020, aproveitando o sucesso do filme "Bohemian Rhapsody". Os shows deveriam continuar este ano, mas foram adiados para 2022 devido à pandemia. "Estaremos por toda Europa em maio, junho e julho", disse o baterista Roger Taylor. Seu último show foi realizado no dia 29 de fevereiro, na Austrália.
Aerosmith
Eles planejavam uma turnê europeia para 2020 e acabou adiada para 2021, e então 2022. "Tenho minhas dúvidas se o Aerosmith tocará de novo, pois a idade está se tornando um fator importante", disse o guitarrista Brad Whitford. O grupo deveria fazer um show de aniversário de 50 anos em Boston, mas foi adiado duas vezes e agora está marcado para setembro de 2022. Sua última apresentação foi no dia 15 de fevereiro em Las Vegas, fechando o bis com "Walk This Way".
Red Hot Chili Peppers
Eles anunciaram uma turnê de reunião com o guitarrista John Frusciante para 2022. Seu último show foi realizado no dia 2 de novembro de 2019, encerrando com "All Along The Watchtower", do Bob Dylan, e contou com participação do Eddie Vedder, do Pearl Jam.
Yes
Eles adiaram várias datas em 2020, incluindo uma turnê europeia. Em março eles anunciaram que a turnê seria realizada em 2022 "pela segurança de todos". Sua última apresentação foi no dia 18 de julho de 2019.
Scorpions
Eles foram forçados a adiar shows em Las Vegas em 2020 com o Queensryche. Inicialmente os shows foram adiados para 2021 e depois 2022. Os nove shows anunciados começarão no dia 26 de março e serão seguidos por uma turnê na Europa com participação do Mammoth WVH em alguns shows. Sua última apresentação ocorreu no dia 5 de março de 2020, na Singapura.
Peter Gabriel
Seu último show solo tradicional ocorreu em 2014, e como o álbum sucessor de "Up", lançado em 2002, ainda não ocorreu, ninguém esperava que ele anunciasse uma turnê em 2021, com ou sem pandemia. Há indícios de que o novo disco pode ser lançado em 2022. Seu último show ocorreu ao lado do Sting no dia 24 de julho de 2016, no Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps