Quais músicas do Iron Maiden têm as melhores guitarras, na opinião de Dave Murray
Por Igor Miranda
Postado em 16 de dezembro de 2021
O Iron Maiden sempre caprichou bastante nas linhas de guitarra de suas músicas. Um dos grandes responsáveis por isso é Dave Murray, único guitarrista a tocar em todos os álbuns da banda, sempre dividindo a função com Dennis Stratton, Adrian Smith ou Janick Gers - nas últimas duas décadas, com Smith e também Gers.
Diante do pesado catálogo musical do Maiden, Murray foi convidado pelo Maniacs Online a escolher qual faixa da banda teria o melhor riff ou parte de guitarra na opinião dele. O veterano não fugiu da raia e revelou suas escolhas: a introdução de "Hallowed Be Thy Name" e o solo de "Killers".
"Há duas, na verdade. Eu amo a introdução de 'Hallowed Be Thy Name', é sempre muito bom tocá-la. Além disso, de volta ao início dos anos 80, escolho o solo da música 'Killers'. Lembro que costumávamos tocá-la ao vivo muito antes de realmente gravá-la e eu gostava muito de tocá-la em 1981. É engraçado, mas isso ainda se destaca para mim por algum motivo agora, todos esses anos depois. Há algo sobre essa música", afirmou.
Dave Murray e as guitarras de "Senjutsu"
Ainda durante o bate-papo, Dave Murray explicou o que o empolga no novo álbum do Iron Maiden, "Senjutsu", com relação às guitarras. "Com cada música do álbum, queríamos que tudo estivesse harmonizado e que os solos realmente dessem um salto", afirmou, inicialmente, antes de explicar seu ponto de vista.
O objetivo de cada solo de "Senjutsu", segundo Murray, é "atuar como complemento de cada música". "Em vez de simplesmente ter um solo, tentamos complementar a música com as diferentes notas que escolhemos. Alguns solos são espontâneos e foram feitos na hora, o que pode ser muito bom, enquanto outros foram um pouco mais trabalhados", declarou.
O guitarrista destacou o fato de todos os músicos do Iron Maiden ainda conseguirem se expressar através de seus instrumentos. Segundo ele, "os discos soam como uma boa terapia de grupo". "Às vezes, você fica totalmente envolvido quando ouve música em fones de ouvido ou vê um bom filme. Foi o que tentamos fazer com 'Senjutsu' - levar a uma jornada e tentar fazer o ouvinte se sentir um pouco melhor ao fim de tudo", refletiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
O importante encontro do Iron Maiden com a MTV que quase ninguém cita
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O clássico imortal do Iron Maiden inspirado em história de faroeste


