Beatles: como era a fórmula de composição entre John Lennon e Paul McCartney?
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de janeiro de 2022
A lista de sucessos dos Beatles pode ser contada na casa das dezenas e inclui clássicos como "Here Comes the Sun", "Let it Be", "Come Together" e "Hey Jude". Mas como seria a fórmula de composição entre John Lennon e Paul McCartney?
Em uma entrevista de 1981 recuperada pelo canal Eyeneer TV e traduzida pelo Podcast Cortes, Paul revela um pouco sobre como funcionava o processo de compor uma música com seu parceiro John Lennon.
"Quando começamos a compor músicas juntos, éramos muito jovens. Nós simplesmente pegávamos um violão e tocávamos ou cantávamos um para o outro qualquer coisa. Se uma ideia surgisse, nós a transformamos em uma música. Se ele surgisse com uma frase que eu não gostasse ou ao contrário, nós falávamos um para o outro: ‘não gosto disso’. Essa era nossa forma de compor junto", disse.
Em seguida, Paul McCartney afirma que não existe uma fórmula única e que existiam músicas que partiam mais dele e outras que surgiam da cabeça de Lennon.
"Tinham casos em que a ideia surgiu de uma pessoa só. No caso de ‘Yesterday’, eu tinha a melodia e a letra. Eu tinha essa música completa e levei para a banda. Então, perguntei: ‘o que vocês acham disso?’. Eu toquei para eles no estúdio, mas eles disseram: ‘não precisamos fazer mais nada do que isso que você já mostrou’. Então, falei: ‘Ok!’". "No caso de ‘Strawberry Fields Forever’, ‘Help’ ou ‘A Hard Day' s Night’, foram ideias que vieram muito mais a partir do John Lennon. A ideia original foi dele. Ou seja, não tínhamos uma fórmula exata na hora de compor", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps