Saúde mental: como a correria das turnês do Megadeth afeta Kiko Loureiro?
Por Emanuel Seagal
Postado em 21 de janeiro de 2022
Kiko Loureiro (ex-Angra), guitarrista do Megadeth, respondeu algumas perguntas dos fãs em recente vídeo no seu canal oficial no YouTube. No vídeo uma fã mexicana questionou Kiko Loureiro sobre os efeitos das turnês em sua saúde mental.
"Saludos a todos en mexico! Então, eu não acredito que me afete, mas acho que sou viciado em fazer turnês. Depende da duração da turnê, da distância, tempo voando, dirigindo, depende de quantos dias de folga você tem", disse.
Ele acrescentou: "Acho que cinco semanas é um bom período, 40 dias, algo assim é bom, e aí você tem que ir pra casa, ficar pelo menos duas ou três semanas para dar um reset, e aí você está pronto para ir de novo para mais quatro ou cinco semanas. Isso é um bom tempo longe de casa."
Kiko Loureiro - Mais Novidades
O guitarrista detalhou como se sente nas diferentes semanas da turnê: "Na primeira semana as coisas estão começando a acontecer, e você talvez tenha novos membros na equipe, um novo set list, ou algo novo, é empolgante, já que você está começando a turnê. Na segunda e terceira semana você está no seu ápice, sabe como tocar bem as músicas. Você já fez quatro ou cinco shows e estás bem empolgado. Na quarta ou quinta semana você pode sentir falta de casa, ficar cansado, e tens que prestar atenção nisso para ajustar seu estilo de vida. Praticar esportes, comer e dormir bem, respeitar a privacidade de todos da banda e equipe, o tempo deles, no telefone com suas famílias e amigos. Na última turnê como não podíamos sair foi um pouco mais difícil nesse aspecto."
Kiko detalhou como faz para não cansar sua relação com a música, mesmo tocando o mesmo material noite após noite em uma turnê e aconselhou músicos que vão entrar em turnê. "Toco outras coisas, pois a última coisa que você quer é ficar entediado de tocar. Você pode ficar entediado de dirigir, ir ao aeroporto, e está tudo bem. No aeroporto você pega um livro ou algo legal pra fazer e não é tão ruim esperar um voo por horas, mas você não quer ficar desconectado da música. Gosto de improvisar, tocar outros estilos, talvez aprender algo novo, fazer um curso online, algo que me tire das mesmas músicas do set list, porque você ensaia, podes tocar 15 ou 20 músicas, talvez 25 para poder fazer sets diferentes, então tocar jazz, blues, outras coisas, tocar bateria, baixo, aprender algo novo é o que me deixa conectado com a música, algo que podes fazer de tarde e de noite na hora de ir ao palco estarás empolgado pra tocar de novo e dar meu melhor."
"E aí tem o grande palco, luz, PAs, os fãs e você se sente ótimo para tocar as músicas e dar seu 110%. Então isso é um fator-chave para vocês que querem se tornar músicos profissionais, um músico de turnê, você tem que entender que a personalidade é muito importante. A habilidade, é claro, você tem que ser ótimo, você tem que ser um ótimo músico e fazer o seu trabalho, mas a personalidade, ser um cara legal de ter por perto é tão importante quanto suas habilidades", concluiu.
Confira no player abaixo o vídeo completo de perguntas e respostas do Kiko Loureiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026

A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu


