Opinião: Parem de politizar o Iron Maiden
Por Rodrigo Clark
Postado em 17 de janeiro de 2022
Em 2015, foi publicado aqui no Whiplash um texto de opinião que defendia a tese de que o Iron Maiden seria uma banda de direita. O texto, na verdade, é uma reprodução de um artigo publicado originalmente no site conservador "Voltemos à direita", trazido ao Whiplash por um colunista colaborador. No artigo, o autor tenta sustentar sua tese usando como exemplos as músicas "Afraid to shoot strangers", "Aces high" e "Revelations".
Antes de adentrar no conteúdo em si, preciso ressaltar que não defenderei aqui qualquer posicionamento político, pois o único objetivo desta análise é verificar se a tese do suposto conservadorismo político do Iron Maiden se sustenta ou não.
Sobre "Afraid to shoot strangers", que trata de um tema corriqueiro em letras do Iron Maiden (guerra), o texto usa o tema como gancho para dizer que as duas grandes guerras mundiais do século XX ocorreram por motivação política. Até aí, nenhuma surpresa, pois as guerras quase sempre têm um motivo ou interesse político por trás. Só que o autor força uma lógica sem sentido ao afirmar que as duas grandes guerras se deram por uma "visão política que relativizou a moral e quis a todo custo romper com os valores e a tradição". Tudo errado. É notório que a Segunda Guerra Mundial ocorreu devido à expansão do nazismo sobre a Europa, quando Hitler decidiu invadir a França. A simpatia do povo alemão para com as ideias nazistas era justamente no sentido de manter os valores e a cultura alemã, quando o país passava por uma humilhação imposta com a derrota na Primeira Guerra Mundial (não pela derrota em si, mas pelo tratado e a não militarização impostos).
Em "Aces high", o argumento se apoia no fato de a música, na versão ao vivo, conter um trecho de um discurso de Winston Churchill. Apenas isso. Desse discurso, dois argumentos surgem: a evocação de Deus e a contraposição à Alemanha. Segundo a lógica torpe, ser religioso, então, é ser de direita? Isso não tem o menor fundamento. Tantos religiosos de esquerda poderiam ser citados aqui, como o Leonardo Boff ou o Frei Betto, por exemplo. Da mesma forma que há inúmeros ateus com posicionamento político conservador. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas o mais absurdo mesmo é colocar o nazismo como um regime de esquerda. Nazismo é a mais legítima representação da ultradireita. Vale lembrar que a extinta URSS, maior representante do comunismo na História, lutou contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Por fim, em "Revelations", mais uma vez o autor aponta para a religiosidade como argumento. Bruce Dickinson se valeu de um poema de G. K. Cherterton na letra dessa música. Falar sobre História faz parte da temática do Iron Maiden, por isso a banda aborda com recorrência temas religiosos e bélicos. Achar que a escolha de tais temas se dá por inclinação política é um sofisma da ignorância ou de má fé, para dizer o mínimo. E dizer que o Iron Maiden é uma banda religiosa chega a ser risível! No início dos anos 80, era justamente o oposto que lhes era atribuído: a banda foi taxada de satanista quando do lançamento do álbum "The Number of the Beast" (1982).
Em suma, o Iron Maiden é ou não é de direita? Não sabemos. Não há nada em sua obra que leve a essa conclusão. Nem o contrário. E não importa. O Iron Maiden é uma grande banda, que passa ao largo de discussões políticas. Seja de direita ou de esquerda. Então, parem de inventar teorias estapafúrdias e as ventilar para gerar infrutíferas discussões. Não precisamos disso. Parem de politizar o Iron Maiden!
Referência:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
O álbum do Iron Maiden que James Hetfield, do Metallica, usou para aprender a tocar
Bruce Dickinson: ouça o teste dele para entrar no Iron Maiden


