Iron Maiden no Brasil: Heavy Metal Antiesquerdista
Por Renan Alves da Cruz
Fonte: Voltemos à Direita
Postado em 22 de setembro de 2015
Jakson Miranda, analista político do portal conservador "Voltemos à Direita", avaliou as letras da donzela e concluiu que o IRON MAIDEN é antiesquerdista.
Baseando-se nas letras de "Afraid to Shoot Strangers", "Revelations" e "Aces High", ele elencou fatos que atestam a guinada conservadora da banda.
Fonte original:
http://www.voltemosadireita.com.br/iron-maiden-no-brasil-heavy-metal-antiesquerdista/
IRON MAIDEN no Brasil: Heavy Metal Antiesquerdista
A banda de Heavy Metal IRON MAIDEN, esteve no noticiário dos principais jornais brasileiros por praticamente duas semanas. Há poucos dias, repercutiu por aqui uma entrevista do vocalista BRUCE DICKINSON, falando sobre o tratamento contra um câncer na garganta. Fase já superada. Antes disso, foi notícia nos nossos principais portais, a confirmação da vinda para o Brasil da mais famosa banda britânica.
Diante de tamanha repercussão, me senti compelido a escrever algo sobre o grupo, mas precisamente, sobre minha compreensão de que o IRON MAIDEN é uma banda Antiesquerdista. Dito isto, me antecipo e declaro que nunca fui a um show do Iron, apesar de não terem me faltado convites e oportunidades. Ok, ok… Confesso, apesar de gostar muito de algumas músicas do grupo, minha preferida ainda é a "Afraid To Shoot Strangers", por algum tempo nutri certo preconceito contra a "donzela". Quanta ignorância! Felizmente, com um pouco mais de reflexão e amadurecimento e dicas, percebi que além das polêmicas, o Iron é uma banda Antiesquerdista. Sim, meus amigos, BRUCE DICKINSON, Eddie e Cia, não nutrem nenhuma simpatia pelo lado esquerdo da força. (Risos)
Exemplos? Peguemos a própria "Afraid To Shoot Strangers". A letra dessa música é fantástica, cujo contexto é a guerra, mais especificamente, o soldado no front. Segundo consta, BRUCE DICKINSON afirmara que esta música fala sobre guerras iniciadas por políticos e tocada por pessoas comuns. Evidentemente, quando analisamos as duas guerras mundiais do século XX, concluímos que ambas foram claramente motivadas por um viés político. Nesse ponto, devemos fazer o seguinte questionamento: Mas qual visão política foi à motivadora das duas guerras? Resposta: Ora, a visão política "progressista", a visão política que relativizou a moral e quis a todo custo romper com os valores e a tradição. Nada mais Marxista!
Como a letra de "Afraid To Shoot Strangers" não deixa dúvidas, de fato, a guerra é feita por soldados. Nas duas guerras, pessoas comuns se alistaram voluntariamente, mesmo tendo em vista os medos, angustias, sofrimentos e dúvidas que a canção aborda. Outra indagação: O que motivavam essas pessoas? Será que eram vitimas de uma intensa lavagem cerebral? Não! As pessoas estão atentas ao contexto em que estão inseridas e sabem perfeitamente as motivações que levam um país a entrar numa guerra, logo, quando refletimos sobre as motivações dos Aliados, percebemos claramente que o cidadão que ia para o front de batalha não o fazia com o objetivo de conquistar a supremacia de um Estado frente a outro, mas, estavam determinadas a simplesmente, pedir forças a Deus e "fazer o que tinha que ser feito", ou, mais precisamente:
"Tentando justificar à nós mesmos a
razão de ir
Deveríamos viver e deixar viver
Esqueça ou perdoe
Mas como podemos deixá-los ir por aquele caminho?
O reino do terror e corrupção deve ter fim".
Ou seja, pessoas comuns foram motivadas a irem à guerra porque sabiam que do outro lado, aquilo que a Alemanha progressista de 1914 e a Alemanha progressista e nazista de 1939 tinham a oferecer era um reino de terror e corrupção. Um reino imoral, dominador, usurpador e opressor.
Querem outro exemplo que deixa claro o quanto o IRON MAIDEN é Antiesquerdista? Esse exemplo não precisará de muita explicação, basta apenas mencionarmos que a música "Aces High" é iniciada nada mais, nada menos, com um discurso de Winston Churchill.
É digno de nota observamos que tanto em "Afraid" quanto no discurso de Churchill, Deus é claramente evocado. Há algo mais Antiesquerdista do que a Verdade Absoluta de Deus? Há algo mais Antiesquerdista do que a Moral Absoluta de Deus?
Ainda nesse ponto, não podemos deixar de registrar o seguinte trecho:
"Oh, Deus do céu e da terra,
incline-se e ouça nossos prantos.
Nossas regras terrenas decaem,
nosso povo adoece e morre.
Os muros de ouro nos enterram,
a espada do desprezo nos divide.
Não retire de nós seu poder,
mas leve daqui nosso orgulho".
Do que se trata? Acredito que o fã do Iron que se debruça mais cuidadosamente em estudar e conhecer algumas letras da banda saberá de onde vem o trecho acima, contido na música "Revelations" do álbum "Piece of Mind". Trata-se do trecho de um poema do grande pensador "G. K. Chesterton" que juntamente com C. S. Lewis, é considerado um dos grandes teólogos do século XX. Uau! Não… Não vejo surpresa nenhuma nesse dado quando constato que tanto STEVE HARRIS quanto Bruce possuem uma erudição impar. Aqui, abro ainda um parêntese, pois não posso deixar de mencionar que o baterista da "donzela", Nicko McBrain, rendeu-se ao senhorio de Cristo, em 2006.
Por fim, a esquerda tentou, por anos a fio, alegar que a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos a repercutia, se prendendo nas icônicas e hilárias capas de singles do início da década de 80, em que o mascote Eddie travava sua batalha contra Margaret Thatcher. Tal aliciamento foi infrutífero. Em seu reducionismo e fraqueza de argumentos, tal esquerda não enxergou que o IRON MAIDEN, enquanto banda de rock, enquanto artistas inteligentes e independentes são por hábito, contestadores do tempo e cultura em que estão inseridos, algo tão horrivelmente perturbador e estranho para o Brasil dos dias atuais.
Mas o fato é que as trajetórias líricas de STEVE HARRIS e BRUCE DICKINSON mostram que o Iron está sim mais à direita.
Mas nem tudo está perdido, esquerdistas. Há sempre um RAGE AGAINST THE MACHINE para vocês!
Por fim, fica a curiosidade: será que os amigos seguidores de Marx vibram quando "Aces High" é tocada? Vibram com o discurso de Churchill? Será que os fãs do Iron que seguem entusiasticamente as idéias de Marx refletem sobre o terror de uma guerra ou mesmo de uma revolução? Difícil imaginar tais cenas.
Definitivamente, IRON MAIDEN é Heavy Metal Antiesquerdista!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Após mais de 40 anos de parceria, guitarrista do NOFX processa baixista e vocalista
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


