Renato Russo e Cazuza não seriam tão geniais se fossem heterossexuais, segundo Alvin L
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de janeiro de 2022
Os cantores Renato Russo e Cazuza foram responsáveis por dar voz a dezenas de clássicos indiscutíveis do rock brasileiro dos anos 1980. Mas será que os dois teriam marcado época caso fossem heterossexuais? Para o compositor Alvin L, contemporâneo da dupla e eterno membro da banda Rapazes de Vida Fácil, o fato de tanto o vocalista do Legião Urbana quanto do Barão Vermelho serem homossexuais contribuiu de certa forma para a genialidade dos dois.
"Tanto o Cazuza quanto o Renato eram homossexuais. Essas pessoas – os homossexuais – têm um outro sentimento, uma outra visão, outra energia. Eles trazem outra coisa. Acho que esse era o diferencial deles. Eu não imagino que o Cazuza seria tão genial se ele fosse heterossexual. Ele não seria tão bom. Tem uma carga de sofrimento grande o fato de você ser homossexual nos anos 1970 e 1980. É diferente de você ser homossexual hoje. Muito diferente. Eles tinham que esconder dos pais. O Renato, por exemplo, sofria muito de culpa em relação a isso. Não sei se o Cazuza também tinha", disse.
O assunto foi comentado por Alvin durante sua participação no podcast Corredor 5. Em outro trecho, o compositor explicou que esse tipo de situação "forma" o caráter e a personalidade das pessoas e por isso pode ser considerado algo determinante para a genialidade musical.
"Uma pessoa que sofre tem muito mais coisas a dizer. É uma vida interna que pode virar arte. Isso é mais forte aí do que em uma pessoa que é super protegida, alimentada, querida, amada. Os dois maiores gênios da minha geração – Renato e Cazuza – eram homossexuais. E são grandes poetas. Não estamos falando de fazer uma musiquinha bonitinha. São gênios, tesouros nacionais! Praças, pontes e viadutos tinham que ter os nomes deles. O tempo vai provar que estamos certos", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps