RATM: O motivo da separação de Zack de la Rocha e a banda no ano 2000
Por André Garcia
Postado em 22 de março de 2022
O lançamento de um álbum de covers geralmente é sinal de que as coisas não vão bem para a banda. Um exemplo disso foi o do Rage Against the Machine, "Renegades" (2000), produzido em meio a rumores de seu fim.
RATM - Mais Novidades
Formado em 1991, o RATM foi uma das bandas mais revolucionárias da década. Diferente de qualquer coisa já ouvida no rock, o rap politicamente engajado do vocalista Zack de la Rocha dividia espaço com os riffs matadores e experimentações do guitarrista Tom Morello, sobre a pesada base fornecida pelo baixista Tim Commerford e o baterista Brad Wilk.
O quarteto fez mágica ao encontrar uma coesão em meio àquele turbilhão de influências tão diversas que parecia impossível que pudessem funcionar juntas. Entretanto, em 2000 já ficava claro o desgaste interno entre os integrantes.
Exemplo disso foi em setembro de 2000, no MTV Video Awards, onde o baixista Tim invadiu o palco durante o discurso de agradecimento do Limp Bizkit. Zack se incomodou tanto com aquilo que foi embora antes do fim da cerimônia dizendo que se sentiu "humilhado".
Em 18 de outubro daquele mesmo ano o vocalista finalmente declarou: "Eu sinto que é necessário sair do Rage, porque nosso processo de tomada de decisões falhou completamente. A banda não mais corresponde às aspirações de nós quatro coletivamente, como banda. E, do meu ponto de vista, isso acabou com nossos ideais artísticos e políticos."
Em entrevista, Morello disse que "nós tínhamos uma visão politica e os shows nunca sofreram com isso, mas a gente simplesmente não conseguia mais concordar, e isso torna difícil gravar discos. Eu acho que tínhamos visões conflitantes do que o Rage deveria ser, e sentimentos conflitantes do que é estar numa banda. E não conseguimos lidar com aquilo."
O guitarrista descreveu a visão dele de como a banda deveria ser: "Vamos gravar um disco a cada seis meses! Vamos ser o Led Zeppelin politicamente engajado, derrubar o governo e gravar o melhor disco já feito… até quarta!" Mas Zack, segundo ele, queria dar um tempo de dois anos da banda e retornar para um novo álbum apenas em 2003.
Os integrantes remanescentes do Rage Against the Machine inicialmente pensaram em seguir sem ele, mas acabaram preferindo formar outra banda. Assim, em 2001, surgiu o Audioslave com o ex-vocalista do Soundgarden Chris Cornell. Já Zack de la Rocha, em 2008 formou o One Day as a Lion com Jon Theodore, baterista do The Mars Volta e Queens of the Stone Age.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Formação da turnê "Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, se reúne em disco de Joe Holmes
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"


A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Chris Cornell
A banda que impressionou tanto Chris Cornell ao vivo que mudou sua carreira
Tom Morello anuncia festival que contará com Foo Fighters, Bruce Springsteen e Serj Tankian
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
RATM: Tom Morello revela por que não corta as cordas de sua guitarra


