Deep Purple: Baterista Ian Paice relembra a criação de "Smoke On The Water"
Por André Garcia
Postado em 13 de março de 2022
Em entrevista ao Hangin’ & Bangin’: Artists On Lockdown, transcrita pelo Blabbermouth, Ian Paice, lendário baterista do Deep Purple, falou sobre a criação de seu maior sucesso: "Smoke On The Water", lançada em 1972.
"Quando começamos a trabalhar no álbum, o cassino já tinha sido queimado. E era lá que a gente ia gravar, então tivemos que encontrar outro lugar. O cara que organizou o festival falou: "Olha, vocês podem gravar nesse salão de baile". Então nos instalamos lá mesmo.
A gente estava só tentando encontrar um som juntos, e Ritchie tinha aquele riff: 'Vamos tentar aquela do dah-dah-dah.' Eu falei: 'Toca o riff que eu vou fazer algo no chimbal e ver o que rola'. Era um salão que ecoava. Montreux naquela época do ano fica morta, quando dá 22 horas já está todo mundo hibernando, aí do nada uma banda de rock começa a tocar num salão com eco... Não deu 10 minutos e chegou a polícia. Nós vimos aquelas luzes piscando na porta quando estávamos terminando de gravar o take. Martin Birch [o produtor] falou: "Não deixem ninguém entrar˜!", e os roadies ficaram segurando a porta até a gente terminar.
A polícia fechou tudo e tivemos que mudar de novo. Fomos para o Grand Hotel, um hotel fechado para o inverno, e esquecemos daquela música. A gente estava encontrando o som, mas quanto terminamos de gravar, tinha alguns minutos sobrando para completar o álbum. Nós tínhamos uma faixa que poderia ter entrado, a balada 'When a Blind Man Cries', mas Ritchie não queria uma música lenta no disco, ele queria que fosse tudo pra cima. Aí a gente pensou "Por que não aquela música do salão? Ela era boa!'.
Ela não tinha letra ainda, então Ian e Roger se encarregaram, Roger começou a escrever sobre o incêndio. As quedas d'água nas montanhas formam uma neblina que paira sobre o lago: fumaça sobre a água, dali veio o título. E foi assim que 'Smoke On The Water' foi finalizada e entrou no disco, caso contrário, teria sido apenas uma passagem de som esquecida."
Com um dos riffs mais conhecidos do rock, o sucesso de "Smoke On The Water" pegou a banda de surpresa. Ao se tornar o maior hit de "Machine Head"(1972), foi lançada também como single em maio do ano seguinte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps