Bryan Adams conta em entrevista como foi compor hit pesado do Kiss
Por Igor Miranda
Postado em 13 de março de 2022
Poucos sabem, mas algumas músicas do Kiss foram compostas por ninguém menos que Bryan Adams. A parceria rolou no início da década de 1980 e envolveu também Jim Vallance, o parceiro de criação do artista canadense.
Ao todo, três músicas do trabalho conjunto entre Adams, Vallance e Kiss foram aproveitadas pela banda. São elas: "War Machine" e "Rock and Roll Hell", ambas do álbum "Creatures of the Night" (1982), e "Down on Your Knees", uma das quatro faixas inéditas da coletânea "Killers" (1982).
Em entrevista a IgorMiranda.com.br, Bryan Adams relembrou como foi o trabalho em torno das duas primeiras músicas. "War Machine", em especial, ocupa posição de destaque na carreira da banda, tendo sido tocada em diversas turnês. De acordo com o site Setlist.fm, a canção está entre as 20 mais tocadas pelo grupo em shows, surgindo em praticamente todas as tours desde a data de seu lançamento – exceção feita aos giros de reunião da formação clássica, entre 1996 e 2001.
"A ‘War Machine’ surgiu de um riff de Gene (Simmons, vocalista e baixista). Fiz sozinho uma gravação dela na minha máquina de cassetes e toquei para Jim Vallance. Depois criamos a música em torno do riff de Gene. Eu criei o título da música, pois queria criar uma música sobre um dos tópicos mais pesados que eu poderia pensar: guerra", contou Adams.
Com relação a "Rock and Roll Hell", o popstar relembrou que a faixa era ainda mais antiga e tem uma versão anterior à produzida pelo Kiss. "A ‘Rock and Roll Hell’ foi originalmente composta por Jim Vallance e lançada pelo BTO alguns anos antes desta versão (nota do editor: no álbum ‘Rock n’ Roll Nights’, de 1979). Sempre adorei o refrão e quando surgiu o projeto do Kiss, sugeri ao Jim que reescrevêssemos os versos para contar uma história melhor. Reduzimos o ritmo para encaixar com outras músicas que estávamos escrevendo na época, como ‘Fits Ya Good’", disse.
Curiosamente, houve certa discordância por parte de Bryan e Jim com relação à forma que Gene queria utilizar a música. "Enviamos para Gene, que gostou tanto da música que escreveu um terceiro verso para ela. Nem Jim nem eu achávamos que a música precisava de um terceiro verso, mas o ultimato era: um terceiro verso entra ou o Kiss não gravaria a música. Optamos pelo terceiro verso", afirmou.
A colaboração de Eric Carr
Ainda durante o bate-papo, Bryan Adams falou sobre outra música que muitos fãs dele conhecem, mas os seguidores do Kiss no geral não fazem ideia que existe: "Don’t Leave Me Lonely", faixa com coautoria creditada a Eric Carr. O baterista fez parte do Kiss de 1980 até sua morte, em 1991.
"‘Don’t Leave Me Lonely’ era um título de Eric Carr e eu gostei da aliteração de ‘leave’ / ‘lonely’. Jim e eu criamos a música e a apresentamos à banda, mas infelizmente eles não a usaram", disse Bryan sobre a faixa, presente em seu álbum solo "Cuts Like a Knife" (1983).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps