O hit do Engenheiros do Hawaii que surgiu por causa de um político e não era original
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2022
Em um vídeo publicado em seu canal do youtube, onde relata oito curiosidades sobre "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" na versão do Engenheiros do Hawaii, o jornalista especializado em Brock, Júlio Ettore, conta como surgiu este que foi um dos maiores sucessos do Engenheiros nos anos noventa.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Logo na primeira curiosidade, Júlio conta que a música é uma versão, "Pois a original, pelo menos no Brasil, foi gravada pelo grupo Os Incríveis em 1967, e esse grupo está na ativa até hoje. A introdução da versão dos Engenheiros mantém a mesma melodia da música dos Incríveis, a escala que é diferente" diz Júlio, que neste ponto mostra o trecho inicial de ambas versões para comparação do ouvinte.
Dito isso, Julio vai para a segunda curiosidade: "Na verdade, Os Incríveis também fizeram uma versão de uma música italiana, que se chama 'C'era um ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones'. Essa música foi lançada um ano antes dos Incríveis, em 1966, pelo Gianni Morandi, embora a composição não fosse dele e sim de dois outros autores" conta Júlio, que depois explica que o contexto da música tem a ver com a Guerra do Vietnã, que estava acontecendo e mexia com os jovens da época.
Em seguida, Júlio conta como os Engenheiros decidiram gravar essa versão: "Tudo começa num comício do Leonel Brizola, na campanha para a Presidência da República em 1989. Sim, os Engenheiros apoiaram o Brizola e eles tocaram em vários comícios dele. Mas um desses comícios foi na cidade de Betim, que fica na grande BH. O que estava combinado é que eles iriam estar lá na estrutura, um carro de som ou algo assim, daí o Brizola chegaria, passaria pelo povo e começaria a discursar".
Porém Brizola se atrasou, e o que aconteceu a partir dali em diante está no livro 'Infinita Highway', do jornalista Alexandre Luchesi, conforme relata Júlio: "Foi justamente em um desses atrasos do candidato em Betim (MG), que os Engenheiros do Hawaii tocaram pela primeira vez 'Era um garoto...'. Com seu repertório absolutamente esgotado, mas com a equipe de Brizola insistindo para que a banda permanecesse no palco enquanto o candidato não chegava, o líder do grupo acabou puxando a composição que conheceu por meio d'Os Incríveis. Era o começo de um dos maiores hits dos anos 1990" conta Júlio no vídeo, que em seguida exibe uma filmagem do Humberto Gessinger contando essa história durante participação no programa "Matéria Prima" de 1991.
Outra ocasião em que Humberto também falou sobre a canção foi durante conversa com Binho Nunes, onde ele conta como conheceu a versão dos Incríveis: "Lá em casa tinha uma coleção de discos absurda(...) Entre eles, tinha dois que me fascinavam. Um do José Mendes, que tinha as músicas 'Para Pedro' e 'Picasso Velho', que era a história de um cavalo que morria. Era uma ópera. O outro disco era da banda Os Incríveis, que tinha a canção 'Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones'.
Veja o vídeo de Júlio Ettore no player a seguir com estas e outras informações sobre a canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


