O hit do Engenheiros do Hawaii que surgiu por causa de um político e não era original
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2022
Em um vídeo publicado em seu canal do youtube, onde relata oito curiosidades sobre "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" na versão do Engenheiros do Hawaii, o jornalista especializado em Brock, Júlio Ettore, conta como surgiu este que foi um dos maiores sucessos do Engenheiros nos anos noventa.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Logo na primeira curiosidade, Júlio conta que a música é uma versão, "Pois a original, pelo menos no Brasil, foi gravada pelo grupo Os Incríveis em 1967, e esse grupo está na ativa até hoje. A introdução da versão dos Engenheiros mantém a mesma melodia da música dos Incríveis, a escala que é diferente" diz Júlio, que neste ponto mostra o trecho inicial de ambas versões para comparação do ouvinte.
Dito isso, Julio vai para a segunda curiosidade: "Na verdade, Os Incríveis também fizeram uma versão de uma música italiana, que se chama 'C'era um ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones'. Essa música foi lançada um ano antes dos Incríveis, em 1966, pelo Gianni Morandi, embora a composição não fosse dele e sim de dois outros autores" conta Júlio, que depois explica que o contexto da música tem a ver com a Guerra do Vietnã, que estava acontecendo e mexia com os jovens da época.
Em seguida, Júlio conta como os Engenheiros decidiram gravar essa versão: "Tudo começa num comício do Leonel Brizola, na campanha para a Presidência da República em 1989. Sim, os Engenheiros apoiaram o Brizola e eles tocaram em vários comícios dele. Mas um desses comícios foi na cidade de Betim, que fica na grande BH. O que estava combinado é que eles iriam estar lá na estrutura, um carro de som ou algo assim, daí o Brizola chegaria, passaria pelo povo e começaria a discursar".
Porém Brizola se atrasou, e o que aconteceu a partir dali em diante está no livro 'Infinita Highway', do jornalista Alexandre Luchesi, conforme relata Júlio: "Foi justamente em um desses atrasos do candidato em Betim (MG), que os Engenheiros do Hawaii tocaram pela primeira vez 'Era um garoto...'. Com seu repertório absolutamente esgotado, mas com a equipe de Brizola insistindo para que a banda permanecesse no palco enquanto o candidato não chegava, o líder do grupo acabou puxando a composição que conheceu por meio d'Os Incríveis. Era o começo de um dos maiores hits dos anos 1990" conta Júlio no vídeo, que em seguida exibe uma filmagem do Humberto Gessinger contando essa história durante participação no programa "Matéria Prima" de 1991.
Outra ocasião em que Humberto também falou sobre a canção foi durante conversa com Binho Nunes, onde ele conta como conheceu a versão dos Incríveis: "Lá em casa tinha uma coleção de discos absurda(...) Entre eles, tinha dois que me fascinavam. Um do José Mendes, que tinha as músicas 'Para Pedro' e 'Picasso Velho', que era a história de um cavalo que morria. Era uma ópera. O outro disco era da banda Os Incríveis, que tinha a canção 'Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones'.
Veja o vídeo de Júlio Ettore no player a seguir com estas e outras informações sobre a canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Amy Lee odiava um dos grandes hits do Evanescence - que superou 1 bilhão de plays no YouTube
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Humberto Gessinger adorou quando Raimundos e Chico Science tiraram um peso de suas costas


