Steve Harris e o álbum do Black Sabbath que fez ele querer ser músico
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2022
O Black Sabbath é, sem sombra de dúvida, um dos pilares do Heavy Metal, sendo apontado como uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Com isso, em fevereiro de 2020, quando o lendário álbum de estreia do Sabbath completou 50 anos de seu lançamento, a Consequence pediu para que vários músicos falassem sobre a banda, incluindo Steve Harris, baixista fundador do Iron Maiden, que deu o seguinte depoimento.
"Eu fui impactado com o Sabbath pela primeira vez quando estava na escola. Um amigo meu, (eu estava) na casa dele para jogar xadrez e ele costumava tocar todos esses álbuns ao fundo, Sabbath, Jethro Tull, King Crimson, coisas bem diferentes", diz Steve no vídeo.
O baixista revela então que algo despertou a atenção dele: "Eu me lembro dessas músicas, dessas bandas diferentes, o Sabbath em particular foi tipo 'Uau, isso é incrível'. De qualquer forma, acabei emprestando os discos do meu amigo e foi isso que me inspirou, não apenas o Sabbath, mas vários desses outros álbuns. E um desses álbuns foi o 'Paranoid', o primeiro álbum que me fez querer ser músico", revelou Steve.
A banda que Steve não ousava tentar tocar
Em outro bate-papo, desta vez para a Loudwire um mês antes da conversa com a Consequence, Steve contou a mesmíssima história porém acrescentou um detalhe extra ao final: "Eu comecei a tentar tocar aquele material (no baixo), mas me foquei no que era mais fácil, não tinha como eu tentar tocar algo do Yes, Chris Squire estava bem além de minhas capacidades no baixo (risos). Então foi bem assim", disse Steve.
Nesta mesma entrevista para a Loudwire, Steve contou que pensou, inicialmente, em tentar tocar bateria, mas não funcionou. Daí ele optou por outro instrumento que também estivesse ligado ao andamento, ao ritmo da música: "Eu pensei: se não consigo tocar bateria, devo então tocar junto com a bateria, em termos de ritmo. Eu queria fazer alguma coisa onde o baixo fosse além de apenas conectar todo o resto", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Organizadores do The Town falam sobre vinda de Marilyn Manson em 2027
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta

Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Steve Harris lista os cinco fenomenais baixistas que foram suas influências
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden


