Steve Harris e o álbum do Black Sabbath que fez ele querer ser músico
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2022
O Black Sabbath é, sem sombra de dúvida, um dos pilares do Heavy Metal, sendo apontado como uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Com isso, em fevereiro de 2020, quando o lendário álbum de estreia do Sabbath completou 50 anos de seu lançamento, a Consequence pediu para que vários músicos falassem sobre a banda, incluindo Steve Harris, baixista fundador do Iron Maiden, que deu o seguinte depoimento.
"Eu fui impactado com o Sabbath pela primeira vez quando estava na escola. Um amigo meu, (eu estava) na casa dele para jogar xadrez e ele costumava tocar todos esses álbuns ao fundo, Sabbath, Jethro Tull, King Crimson, coisas bem diferentes", diz Steve no vídeo.
O baixista revela então que algo despertou a atenção dele: "Eu me lembro dessas músicas, dessas bandas diferentes, o Sabbath em particular foi tipo 'Uau, isso é incrível'. De qualquer forma, acabei emprestando os discos do meu amigo e foi isso que me inspirou, não apenas o Sabbath, mas vários desses outros álbuns. E um desses álbuns foi o 'Paranoid', o primeiro álbum que me fez querer ser músico", revelou Steve.
A banda que Steve não ousava tentar tocar
Em outro bate-papo, desta vez para a Loudwire um mês antes da conversa com a Consequence, Steve contou a mesmíssima história porém acrescentou um detalhe extra ao final: "Eu comecei a tentar tocar aquele material (no baixo), mas me foquei no que era mais fácil, não tinha como eu tentar tocar algo do Yes, Chris Squire estava bem além de minhas capacidades no baixo (risos). Então foi bem assim", disse Steve.
Nesta mesma entrevista para a Loudwire, Steve contou que pensou, inicialmente, em tentar tocar bateria, mas não funcionou. Daí ele optou por outro instrumento que também estivesse ligado ao andamento, ao ritmo da música: "Eu pensei: se não consigo tocar bateria, devo então tocar junto com a bateria, em termos de ritmo. Eu queria fazer alguma coisa onde o baixo fosse além de apenas conectar todo o resto", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Blaze Bayley e KK's Priest são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco



As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
O álbum onde Steve Harris teve que tomar decisões que não agradaram Bruce Dickinson
A banda que Steve Harris amava, mas nunca conseguiu ver ao vivo


