David Gilmour fala sobre música nova e revela se Pink Floyd vai trabalhar em outras
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2022
Essa semana fomos surpreendidos com o lançamento de uma música nova assinada pelo Pink Floyd. "Hey, Hey, Rise Up", que tem em seus créditos dois integrantes originais da banda: David Gilmour na guitarra e Nick Mason na bateria, além de Guy Pratt no baixo, Nitin Sawhney no teclado, com a participação especial do vocalista Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox.
"Hey, Hey, Rise Up" é baseada em uma canção folk com renda destinada à ajuda humanitária ucraniana, e se trata da primeira música inédita do Pink Floyd desde 1994 - seu álbum de 2014, "The Endless River", traz músicas registradas duas décadas antes. "Nós, como muitos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato covarde sobre um país democrático independente e pacífico que está sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais", disse Gilmour sobre esta música. "Espero que ela receba amplo apoio e publicidade, pois desejamos levantar fundos (financeiros) e a moral. Queremos demonstrar nosso apoio à Ucrânia e assim mostrar que a maioria do mundo julga ser totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente que é a Ucrânia".
E em conversa com a Rolling Stone, Gilmour deu mais detalhes sobre a ideia de lançar a canção: "Achei que poderia ser algo para a qual usaríamos nossa plataforma para um bem imenso. Quando falei com Nick (Mason) sobre a ideia e ele topou fazer sob o nome Pink Floyd, pareceu algo muito óbvio, queremos espalhar essa mensagem de paz e elevar o moral das pessoas que estão defendendo sua pátria na Ucrânia", disse o guitarrista, que tem nora e netos ucranianos.
Gilmour revelou ainda que Khlyvnyuk desconfiou quando a dupla entrou em contato por telefone: "Liguei para ele que ficou em dúvida se era algo genuíno ou não. Ele então pediu 'Podemos fazer isso em uma videochamada no FaceTime?' Eu disse: 'Claro'. Quando ele me reconheceu e teve certeza que era real ficou muito feliz, adorou a música, e estou muito contente por ele e por nós por darmos um pequeno passo pela humanidade em meio a toda a desumanidade que está acontecendo por lá."
E ao ser perguntado se ele considera fazer mais música em nome do Pink Floyd, Gilmour respondeu: "Isso é uma coisa única. Estou eventualmente trabalhando em alguma coisa minha, espero concluir um novo álbum solo em algum momento, mas meu foco no momento é apenas isso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
Anthrax lança primeira música inédita em uma década e anuncia o disco "Cursum Perficio"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
O homem que ajudou a mudar as vidas de Zakk Wylde e Sebastian Bach
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A crítica que Dio passou a fazer sobre o trabalho de Ritchie Blackmore no Rainbow
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich

O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A opinião de Jimmy Page sobre o saudoso Syd Barrett, cantor do Pink Floyd
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles


