Deep Purple: a curiosa conexão da banda com o jogo The Legend of Zelda
Por Jonathan Silva
Postado em 03 de abril de 2022
Não é segredo pra nenhum fã de Deep Purple que se preze que a banda é superestimada no Japão. Foi nesse país que a banda lançou um dos álbuns ao vivo mais influentes da história do rock, Made in Japan, em 1972. A influência sonora do Deep Purple contagiou os japoneses não só no território da música, mas também nos videogames.
Basta saber a história por trás do jogo The Legend of Zelda, lançado em 1986. Considerado um dos games mais importantes da história (assim como o Purple é para o rock), a saga do jovem guerreiro Link e a princesa Zelda cativou gamers em todo o mundo com seus desafios, mapa extenso, cores vibrantes e trilha sonora épica. E é nesse último quesito onde podemos encontrar a influência do Deep Purple na concepção do jogo.
The Legend of Zelda: The Hyrule Fantasy (como o jogo ficou conhecido no Japão) é uma criação do desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto. Fã de histórias de fantasia e cavalaria, Miyamoto pediu para que o compositor Koji Kondo, autor da memorável trilha sonora do jogo Super Mario Bros., compusesse um tema principal que pudesse ser épico o suficiente para a nova criação da Nintendo. Kondo inicialmente queria utilizar em The Legend of Zelda a composição Bolero, do compositor e pianista francês Maurice Ravel. Porém, naquele ano de 1986, a música ainda não estava disponível para domínio público no Japão.
Foi aí que Koji Kondo resgatou da memória o Deep Purple. Durante a juventude, o compositor tinha uma banda cover de bandas ocidentais de rock, e o Purple era uma delas. Inspirado na faixa orquestral April, que integra o álbum autointitulado de 1969, Kondo compôs um tema original para ser a música de abertura do jogo. Mas não tão original assim que apagasse completamente a referência primária.
Para conferir a similaridade, confira nesse vídeo as faixas comparadas lado a lado.
Esse mashup mostra a similaridade entre o Intro de The Legend of Zelda e April unindo as duas músicas em sincronia:
Isso então configuraria plágio por parte de Koji Kondo? Não, e até o momento o Deep Purple nunca se posicionou sobre o caso. Percebe-se que, mesmo com a notável influência do Purple nas duas composições, elas são bastante diferentes. E não foi apenas no Deep Purple que Koji Kondo foi atrás de influências para as suas outras trilhas, como mostra o vídeo a seguir do canal Thomas Games Doc.
Fontes:
https://web.archive.org/web/20070221205451/http://www.zelda.com/universe/game/twilightprincess/inside04.jsp
https://web.archive.org/web/20151016042303/http://www.1up.com/do/feature?pager.offset=7&cId=3140040
https://www.nintendoblast.com.br/2020/05/musicas-anos-80-influenciaram-temas-nintendo-.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps