Youtuber explica curiosa história da origem do mosh pit (ou roda punk)
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de abril de 2022
Quem já frequentou shows de rock e heavy metal provavelmente já se deparou com um mosh pit, conhecido também como roda punk. O youtuber Lucas Steinmetz, do canal Heavy Talk, resolveu investigar as origens dessa prática, que é uma espécie de dança em que os headbangers se chocam uns contra os outros.
De acordo com Lucas, o mosh teve início na Califórnia dentro do cenário do hardcore/punk do final dos anos 1970 e início dos anos 1980.
"O mosh não deixa de ser uma espécie de dança voltada para uma música mais pesada. A primeira vez que se teve notícia de um mosh foi em Orange County, na Califórnia (EUA), durante a primeira onda do hardcore/punk norte-americano. Tem um camarada que pode ser responsabilizado pela popularização da roda, que é o Dave Wood, que era roadie da banda The Weirdos. Ele frequentava muitos shows em Hollywood. Essa banda fez muito sucesso nos anos 1970", explicou.
Em seguida, Lucas explica que a partir de sua criação o mosh se popularizou quando passou a aparecer na televisão e principalmente quando foi adotado pelo grunge, subgênero mais popular que difundiu a dança para outros estilos dentro do rock.
"Nessa época, muitas bandas de punk estavam despontando, como a Black Flag e a Fear. O local considerado como nascimento do mosh é o Cuckoo’s Nest, no mesmo Orange County. É importante mencionar o Fear, porque eles fizeram uma participação no programa Saturday Night Live em 1981 que expôs essa dança em rede nacional pela primeira vez. Isso chamou muita atenção. No final dos anos 1980, essa dança começou a ser adotada por outros gêneros de rock como o grunge. Como o grunge entrou com força no mainstream, acabou difundindo o mosh para outros subgêneros. Ou seja, ele começou no underground, atingiu o grunge e depois foi distribuído. Hoje, é difícil pensar em música pesada em que o mosh não seja uma possibilidade. O nome mosh pit tem origem curiosa. A palavra ‘pit’ designa um lugar para algo. O pit stop é o lugar da parada, por exemplo. Então, o mosh pit é o lugar onde acontece o mosh. Nos anos 1980, essa dança foi tratada com o termo ‘mash’, que significa ‘esmagar’, o que faz sentido. Esse termo foi adotado e usado em letras de músicas. O vocalista de uma banda chamada Bad Brains, que é britânico, se chamava H.R e é filho de uma jamaicana. Então, ele tinha um sotaque muito carregado. Quando ele falava ‘mash’ seu sotaque carregado fazia parecer ‘mosh’ e assim, sem querer, foi criada uma palavra única", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps