Abba e a imensa importância do Deep Purple na sonoridade de suas músicas clássicas
Por Bruce William
Postado em 15 de maio de 2022
Em novembro de 2021, o Abba lançou "Voyage", primeiro disco de material inédito após quatro décadas. E o guitarrista da banda, Janne Schaffer, comemorou o lançamento e o reconhecimento alcançado pela lendária banda sueca em entrevista com a Guitar World. "O Abba vendeu mais de 380 milhões de discos", diz Janne, "e eu estou em mais da metade deles, o que é muito legal!"
Nos seus tempos áureos, o Abba lançou 98 canções, e dessas 50 contam o guitarrista e virtuose do jazz nascido em Estocolmo que se encontrava com o Pink Floyd e Jimi Hendrix em suas primeiras turnês suecas antes de se juntar ao Abba em 1972.
Janne diz que ao rever aqueles anos de muito estrondosos sucessos, onde recordes viviam sendo quebrados, percebe que a música sempre foi boa e as atuais da banda também são ótimas. E ao ser perguntado sobre quais as músicas com guitarra mais pesada que ele gravou para o Abba, Janne responde: "Há três que me vêm à mente. 'Rock'n Roll Band', 'Watch Out' e 'King Kong Song', que pertencem ao primeiro e ao segundo álbuns. Se você prestar atenção, ouvirá muitas guitarras típicas de rock pesado nelas".
Prossegue Janne: "Naquela época ouvíamos Deep Purple e coisas parecidas. Em 'Watch Out' eu estava usando um sintetizador de guitarra para a introdução... Você pode ouvir o efeito de oitava naquela pequena frase que repito no início. Nós nos divertimos muito no estúdio, tentando coisas diferentes. No início, Björn Ulvaeus e Benny Andersson não tinham certeza de qual direção o Abba deveria tomar. Do terceiro álbum em diante, acho que Benny entendeu melhor como queria que a banda soasse..."
Janne depois comenta também que "Waterloo" é basicamente uma canção glam rock e conta se a banda ouvia o gênero: "Não tenho ideia se eles ouviam glam rock, pra ser sincero. Mas ouvíamos muito The Beach Boys. Todos sabiam que Brian Wilson era um grande compositor. Benny (Andersson) tinha um jeito de pegar suas inspirações e transformá-las em coisa sua. 'As Good As New', por exemplo, tem algo de Bee Gees nela, embora seja musicalmente bem diferente. E quanto à 'Waterloo', ajudei a fazer algumas coisas no arranjo. Vi a música começando e crescendo, e na hora percebi que seria algo especial. A maior parte dela foi arranjada em estúdio, e tenho a guitarra guardada até hoje, uma Gibson Les Paul de 1959. Escondo o instrumento pois ele é muito valioso nos dias de hoje!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps