Abba e a imensa importância do Deep Purple na sonoridade de suas músicas clássicas
Por Bruce William
Postado em 15 de maio de 2022
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Em novembro de 2021, o Abba lançou "Voyage", primeiro disco de material inédito após quatro décadas. E o guitarrista da banda, Janne Schaffer, comemorou o lançamento e o reconhecimento alcançado pela lendária banda sueca em entrevista com a Guitar World. "O Abba vendeu mais de 380 milhões de discos", diz Janne, "e eu estou em mais da metade deles, o que é muito legal!"
Nos seus tempos áureos, o Abba lançou 98 canções, e dessas 50 contam o guitarrista e virtuose do jazz nascido em Estocolmo que se encontrava com o Pink Floyd e Jimi Hendrix em suas primeiras turnês suecas antes de se juntar ao Abba em 1972.
Janne diz que ao rever aqueles anos de muito estrondosos sucessos, onde recordes viviam sendo quebrados, percebe que a música sempre foi boa e as atuais da banda também são ótimas. E ao ser perguntado sobre quais as músicas com guitarra mais pesada que ele gravou para o Abba, Janne responde: "Há três que me vêm à mente. 'Rock'n Roll Band', 'Watch Out' e 'King Kong Song', que pertencem ao primeiro e ao segundo álbuns. Se você prestar atenção, ouvirá muitas guitarras típicas de rock pesado nelas".
Prossegue Janne: "Naquela época ouvíamos Deep Purple e coisas parecidas. Em 'Watch Out' eu estava usando um sintetizador de guitarra para a introdução... Você pode ouvir o efeito de oitava naquela pequena frase que repito no início. Nós nos divertimos muito no estúdio, tentando coisas diferentes. No início, Björn Ulvaeus e Benny Andersson não tinham certeza de qual direção o Abba deveria tomar. Do terceiro álbum em diante, acho que Benny entendeu melhor como queria que a banda soasse..."
Janne depois comenta também que "Waterloo" é basicamente uma canção glam rock e conta se a banda ouvia o gênero: "Não tenho ideia se eles ouviam glam rock, pra ser sincero. Mas ouvíamos muito The Beach Boys. Todos sabiam que Brian Wilson era um grande compositor. Benny (Andersson) tinha um jeito de pegar suas inspirações e transformá-las em coisa sua. 'As Good As New', por exemplo, tem algo de Bee Gees nela, embora seja musicalmente bem diferente. E quanto à 'Waterloo', ajudei a fazer algumas coisas no arranjo. Vi a música começando e crescendo, e na hora percebi que seria algo especial. A maior parte dela foi arranjada em estúdio, e tenho a guitarra guardada até hoje, uma Gibson Les Paul de 1959. Escondo o instrumento pois ele é muito valioso nos dias de hoje!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Andre Barcinski aponta "show bizarro" que será realizado no Rock in Rio 2026
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
A música do Thin Lizzy que possui o "espírito do heavy metal", segundo Andreas Kisser
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"

O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Zakk Wylde revela qual música fez ele querer pegar na guitarra; "foi antes do ensino médio"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath
A banda que Ritchie Blackmore odiava nos anos 80 por ter estragado o rock


