A história de Jimmie Nicol, baterista que substituiu Ringo nos Beatles por duas semanas
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2022
Em 1962, a beatlemania dominou Liverpool; no ano seguinte a Inglaterra; e um ano depois os Estados Unidos — e, consequentemente, o mundo.
Beatles - Mais Novidades
Dessa forma, em meados de 1964, os Beatles fariam uma ambiciosa turnê em três continentes: começando na Dinamarca e terminando na Nova Zelândia, ela passaria ainda pela Holanda, Hong Kong e Austrália — tudo isso em menos de um mês!
No entanto, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, na véspera do embarque, no dia 3 de junho, o baterista Ringo Starr foi hospitalizado com amigdalite. O empresário Brian Epstein já tinha feito todos os preparativos e milhares de ingressos já haviam sido vendidos, então cancelar os shows seria uma catástrofe financeira para a banda.
Sem saída, coube ao empresário convencer os outros três a substituir temporariamente Ringo. John Lennon e Paul McCartney compreenderam a necessidade e aceitaram a ideia, mas George Harrison recusou.
"Eles quase não fizeram a turnê australiana", contou o produtor George Martin no documentário Anthology. "George é uma pessoa muito fiel, e disse: 'Se não tiver o Ringo, não é Beatles. Não acredito que a gente deva fazer isso, e eu não vou.' Foi preciso toda a persuasão minha e de Brian para convencê-lo de que, se ele não embarcasse, deixaria todo mundo na mão."
John, Paul, George & Jimmie
O substituto escolhido foi Jimmie Nicol, um baterista londrino de 24 anos, cujo trabalho como músico de estúdio já era conhecido por Epstein e McCartney. Nicol recebeu o telefonema dos Beatles o convocando para um rápido teste/ensaio de seis músicas no estúdio Abbey Road. A seguir, ele recebeu o corte de cabelo característico da banda e arrumou as malas. E assim, apenas 27 horas depois, ele já fazia sua estreia na Dinamarca.
Do hospital, Ringo Starr acompanhava tudo aquilo à distância. "Foi muito estranho, eles irem sem mim" contou o baterista também no Anthology. "Eles levaram Jimmie Nicol e eu pensei que eles não gostavam mais de mim. Aquela coisa toda ficou martelando na minha cabeça."
Jimmie Nicol fez parte dos Beatles por quase duas semanas, período onde tirou fotos, fez aparições na TV e até deu entrevistas, gozando de todo o sucesso do grupo. "Um dia antes de ser um beatle, nenhuma garota olhava para mim", confessou Nicol. "Um dia depois, vestindo um terno e andando de limusine com John Lennon e Paul McCartney, elas se matavam para encostar em mim."
O sonho acabou
Assim que recebeu alta, Ringo partiu para Melbourne [Austrália], onde se juntou a seus colegas no palco já no dia 14 de junho. No dia seguinte, Jimmie deu sua última entrevista para a TV como um beatle e partiu sozinho para o aeroporto. Em agradecimento, ele recebeu um relógio de ouro com a inscrição: "Dos Beatles e Brian Epstein para Jimmie — com reconhecimento e gratidão."
Segundo Jim Berkenstadt, que escreveu um livro sobre Jimmie Nicol, após tocar com os Beatles a vida do baterista foi ladeira abaixo: "As duas bandas solo dele após os Beatles não venderam nada. A música era uma mistura de jazz e rock, as pessoas queriam ouvir algo mais estilo rock britânico. Ele gastou todo seu dinheiro nessas bandas. Ele faliu e sua esposa pediu divórcio, assim ele foi separado do filho e teve que voltar para a casa da mãe."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Red Hot Chili Peppers transformam décadas de hits em negócio bilionário ao vender catálogo
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich

Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Sem os Beatles, talvez os Rolling Stones fossem apenas uma banda cover
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes


