Quando o Ultraje A Rigor atropelou o Titãs, e eles lançaram o "Cabeça Dinossauro"
Por Bruce William
Postado em 02 de maio de 2022
Sérgio Britto, compositor, cantor e instrumentista, um dos fundadores do Titãs, participou do Corredor 5, podcast comandado pelo produtor musical Clemente Magalhães. E neste corte exibido abaixo ele conta como a gravadora quase perdeu o contrato que tinha com a gravadora Warner, mas acabou dando a volta por cima lançando um de seus álbuns mais famosos.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
"Eu vou te fazer um pequeno retrospecto: a gente quase dançou no 'Televisão' (segundo disco do Titãs) pois a gente tomou uma invertida...", começa Sérgio, "Porque o Ultraje atropelou a gente, eles fizeram um sucesso monstruoso com 'Nós Vamos Invadir Sua Praia' (álbum de estreia do Ultraje a Rigor, lançado em 1985) e a gente ficou de patinho feio na gravadora. Então a gente começou a reclamar, resmungar muito. E eu lembro de uma reunião que a gente fez com o André (Midani, presidente da Warner) e o Branco (Mello) chegou e falou assim: 'cara, o trabalho tá uma merda, divulgação uma merda, gravadora uma merda'".
Aquilo deixou o Midani enfurecido, e ele mandou de volta pra banda: "Se vocês quiserem a gente rescinde o contrato agora". Sérgio conta, hoje em dia entre risos e gargalhadas, que todos ficaram paralisados, até que ele falou pro André 'calma, a gente está com a cabeça quente', e tentou amenizar o clima, contando que depois de anos André sempre dizia que 'se não fosse você falar aquilo aquele dia, vocês estavam fora da companhia'.
A barra pesou, e o Titãs respondeu com um dos maiores álbuns de Rock lançados no Brasil
E para complicar mais ainda a situação, em seguida aconteceu a prisão do Tony Bellotto e do Arnaldo Antunes, que passou um mês na prisão e, neste período, o Titãs teve todos seus shows cancelados, e Sérgio conta que não era uma coisa suave pois a acusação era de tráfico de droga pesada e a barra também ficou muito pesada, mas aquilo ali acabou servindo de estopim para o que o Titãs faria em seguida.
"Depois que a gente se refez disso, a gente realmente ligou um 'foda-se', então o 'Cabeça' (Dinossauro, disco lançado pelo Tiãs em 1986, considerado um dos álbuns mais importantes da história do Rock Brasileiro) também é resultado disso tudo'. Se a gente estava com medo? Não, a gente realmente passou a acreditar naquilo de um jeito que a gente estava cagando e andando pro que fossem achar. E eu acho que era um trabalho forte porque a gravadora quando ouviu, o André quando ouviu a demo, que era muito parecida com o disco, ele pirou".
No resto do corte, eles falam da importância do André Midani para o Titãs, como ele acreditou no álbum e com isso deu carta branca para que a banda pudesse fazer o seu trabalho de forma totalmente livre. "O presidente da nossa gravadora ouviu a demo de ‘Cabeça Dinossauro’ e gostou muito. Ele deu respaldo para a gente. Eles sentiram que vinha algo forte e deram o melhor para a gente. Conseguimos o Liminha para a produção e concebemos a capa para o disco, a partir do Leonardo da Vinci".
No fim das contas, "Cabeça Dinossauro" ficou em 19º lugar na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil, enquanto o "Nós Vamos Invadir sua Praia" do Ultraje a Rigor ficou em 27º.
O vídeo completo da conversa de Sérgio Britto, do Titãs, com Clemente Magalhães, do podcast Corredor 5, pode ser conferido no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
O dia que Ultraje a Rigor atropelou Titãs e quase os fez sair da Warner pela porta dos fundos


