Quando o Ultraje A Rigor atropelou o Titãs, e eles lançaram o "Cabeça Dinossauro"
Por Bruce William
Postado em 02 de maio de 2022
Sérgio Britto, compositor, cantor e instrumentista, um dos fundadores do Titãs, participou do Corredor 5, podcast comandado pelo produtor musical Clemente Magalhães. E neste corte exibido abaixo ele conta como a gravadora quase perdeu o contrato que tinha com a gravadora Warner, mas acabou dando a volta por cima lançando um de seus álbuns mais famosos.
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
"Eu vou te fazer um pequeno retrospecto: a gente quase dançou no 'Televisão' (segundo disco do Titãs) pois a gente tomou uma invertida...", começa Sérgio, "Porque o Ultraje atropelou a gente, eles fizeram um sucesso monstruoso com 'Nós Vamos Invadir Sua Praia' (álbum de estreia do Ultraje a Rigor, lançado em 1985) e a gente ficou de patinho feio na gravadora. Então a gente começou a reclamar, resmungar muito. E eu lembro de uma reunião que a gente fez com o André (Midani, presidente da Warner) e o Branco (Mello) chegou e falou assim: 'cara, o trabalho tá uma merda, divulgação uma merda, gravadora uma merda'".
Aquilo deixou o Midani enfurecido, e ele mandou de volta pra banda: "Se vocês quiserem a gente rescinde o contrato agora". Sérgio conta, hoje em dia entre risos e gargalhadas, que todos ficaram paralisados, até que ele falou pro André 'calma, a gente está com a cabeça quente', e tentou amenizar o clima, contando que depois de anos André sempre dizia que 'se não fosse você falar aquilo aquele dia, vocês estavam fora da companhia'.
A barra pesou, e o Titãs respondeu com um dos maiores álbuns de Rock lançados no Brasil
E para complicar mais ainda a situação, em seguida aconteceu a prisão do Tony Bellotto e do Arnaldo Antunes, que passou um mês na prisão e, neste período, o Titãs teve todos seus shows cancelados, e Sérgio conta que não era uma coisa suave pois a acusação era de tráfico de droga pesada e a barra também ficou muito pesada, mas aquilo ali acabou servindo de estopim para o que o Titãs faria em seguida.
"Depois que a gente se refez disso, a gente realmente ligou um 'foda-se', então o 'Cabeça' (Dinossauro, disco lançado pelo Tiãs em 1986, considerado um dos álbuns mais importantes da história do Rock Brasileiro) também é resultado disso tudo'. Se a gente estava com medo? Não, a gente realmente passou a acreditar naquilo de um jeito que a gente estava cagando e andando pro que fossem achar. E eu acho que era um trabalho forte porque a gravadora quando ouviu, o André quando ouviu a demo, que era muito parecida com o disco, ele pirou".
No resto do corte, eles falam da importância do André Midani para o Titãs, como ele acreditou no álbum e com isso deu carta branca para que a banda pudesse fazer o seu trabalho de forma totalmente livre. "O presidente da nossa gravadora ouviu a demo de ‘Cabeça Dinossauro’ e gostou muito. Ele deu respaldo para a gente. Eles sentiram que vinha algo forte e deram o melhor para a gente. Conseguimos o Liminha para a produção e concebemos a capa para o disco, a partir do Leonardo da Vinci".
No fim das contas, "Cabeça Dinossauro" ficou em 19º lugar na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil, enquanto o "Nós Vamos Invadir sua Praia" do Ultraje a Rigor ficou em 27º.
O vídeo completo da conversa de Sérgio Britto, do Titãs, com Clemente Magalhães, do podcast Corredor 5, pode ser conferido no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)


Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O defeito do rock brasileiro dos anos 70 e o diferencial das bandas dos 80, segundo Roger Moreira
O dia que Ultraje a Rigor atropelou Titãs e quase os fez sair da Warner pela porta dos fundos


