Legião Urbana: como foi a complicada vida de Renato Russo dos 15 aos 18 anos?
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de maio de 2022
O compositor Renato Russo marcou o rock nacional como líder da Legião Urbana e até hoje possui inúmeros fãs que conhecem e idolatram suas canções. Mas como será que foi a adolescência do músico?
Renato Russo - Mais Novidades
Em vídeo no seu canal oficial, o apresentador Júlio Ettore explicou em detalhes como foi esse período da adolescência de Renato Russo que foi dos 15 aos 18 anos. Um dos grandes obstáculos para o futuro rockstar era uma doença na perna, que o impediu de desenvolver uma vida social mais robusta. Por outro lado, essa reclusão forçada em casa deu asas para sua imaginação musical.
"O Renato teve um problema na perna direita chamado epifisiólise e passou a reclamar muito de dores. Tomou analgésico, mas continuava com dores. O médico teria dito que o Renato era muito mimado. A partir daí, o Renato precisou ficar muito na cama. Os pais dele fizeram uma mudança para deixar as coisas mais próximas da cama, como violão, livro e rádio. Ele ouvia a rádio BBC e não convivia com os amigos. Isso fez com que ele mergulhasse na literatura, como Camões, Shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa. Além de ler, praticou muito violão. Ele lia sobre música e começou a criar uma banda imaginária. Ele fingia que estava fazendo sucesso. Essa banda imaginária se chamava ‘The 42nd St Band’. Era um dream team dele. Essa banda era formada por Jeff Beck e Mick Taylor. Os dois tinham um desejo de montar uma banda de blues. Ou seja, o Renato já tinha esse sonho de virar um astro do rock", disse.
Depois de finalmente resolver o problema da perna, Renato Russo passou a mostrar afinidade com o rock e isso acabou transparecendo durante seu período na escola.
"Ele cursou boa parte da escola de casa e os alunos iam levar os exercícios para ele. O colégio só permitiu isso porque ele tinha boas notas. Ele foi privado de uma fase importante da adolescência, quando era para fortalecer a amizade. Ele continuava sofrendo com as dores na perna. O pai dele, então, foi procurar outros ortopedistas. Descobriram que o nervo ciático estava machucado. Ele fez uma cirurgia e ficou tudo bem. De qualquer forma, ele era muito tímido. Uma vez, na escola, o grupo precisava fazer um trabalho sobre o rock nacional. Eles contaram a história de Jimi Hendrix e Elvis Presley. O Renato impressionou e foi convidado a reapresentar o trabalho no palco da escola. Renato disse que o rock é um movimento que revolucionou, porque é feito pelos jovens e para os jovens", comentou.
Por fim, Júlio Ettore lembrou que nesse período Renato Russo iniciou sua primeira banda de covers e acabou não tendo muito sucesso quando prestou vestibular.
"Aos 17 anos, ele tinha um grupinho com os amigos. Ele fez sua primeira banda e tocava baixo. Eles tocavam Rolling Stones e Emerson, Lake & Palmer. Nessa altura, o Renato Russo ficou sabendo do surgimento do movimento punk na Inglaterra e incorporou esse estilo. Passou a usar calça jeans e camisa branca. Também usou coturnos militares. Quando chegou o vestibular, ele sonhava com um curso que estimulasse a expressão artística. Queria ser escritor ou cineasta. Nas transmissões do Oscar, se imaginava nas cerimônias. Ele acabou prestando para Comunicação Social na UNB em janeiro de 1978. Na saída da prova, foi abordado por um repórter do Correio Braziliense e declarou que as provas foram fáceis. Ele não passou para a UNB, no final das contas", concluiu.
Confira o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"


O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
A cantora da MPB que Renato Russo achava muito linda, segundo sua irmã
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia


