Como surgimento do axé influenciou som dos Paralamas do Sucesso, segundo João Barone
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de junho de 2022
O movimento conhecido como axé music abarca vários ídolos da música brasileira, como Ivete Sangalo, Claudia Leite e Luiz Caldas. Mas como será que essa música tipicamente baiana acabou influenciando a banda de rock Os Paralamas do Sucesso?
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
De acordo com o baterista João Barone, essa influência se iniciou a partir do álbum "Bora-Bora" (1988) momento em que o grupo passou a buscar se aprofundar na música de raízes africanas. O assunto surgiu durante entrevista do músico ao canal Corredor 5, no YouTube.
"Esse álbum foi importantíssimo, pois fomos mais a fundo na ideia que começou com ‘Selvagem’, que era o mergulho na música black mesmo. Já tínhamos colocado o João Fera para tocar, um tecladista, para o Herbert ficar mais à vontade. Começamos a arriscar coisas para complementar nossa ideia musical com mais coisas melódicas. Foi nessa hora que começamos a usar muito naipe de metal. Foi na base do fazer e ver como fica! Contamos com excelentes músicos", disse.
A partir daí, João Barone começa a explicar como uma viagem para Salvador e o início do axé acabou influenciando essa época na vida dos Paralamas.
"A música ‘Bora-Bora’ é muito legal, o Herbert estava muito empolgado em programar bateria eletrônica. Esse lance do sopro começou a ficar muito presente. O Herbert dizia como queria a frase, aí vinha o trombone, trompete e fazia a ideia. Nessa época, começamos a aprofundar nessas bandas de afrobeat. Também tivemos muita influência de música baiana. No carnaval de 1985, eu e o Bi fomos para a Bahia na hora que surgiu a axé music. Vimos o marco zero, com o Luiz Caldas e o trio elétrico dele! Fomos testemunhas desse movimento, achamos muito similar com o que estávamos ouvindo. Fomos tentando dar nosso tempero, gostávamos mesmo dessa pegada afro mais explícita. Experimentamos e deu nisso. A gravadora gostou", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps