Van Halen: O som na introdução de "Running With the Devil" é uma buzina de carro?
Por André Garcia
Postado em 11 de junho de 2022
Eddie Van Halen foi um dos maiores guitarristas de todos, e causou na música popular um impacto comparado ao de Jimi Hendrix nos anos 60. Depois desses dois, tocar guitarra nunca mais foi a mesma coisa.
Em entrevista para a Guitar Player em 1980, Ed disse: "O quanto mais você pode progredir? Eu [já] toco o mais rápido que posso, eu não consigo me imaginar tocando mais rápido. O que eu tento fazer é ser mais esquisito e diferente."
Esse desejo de buscar fora da casinha formas de obter sons diferentes do instrumento foi uma constante em sua carreira. No começo dos anos 90 ele chegou ao ponto de usar na guitarra uma furadeira em "Poundcake". Mas essa característica ele já carregava desde o seu álbum de estreia, como ficou claro na mesma entrevista. Quando perguntado sobre o som na abertura da faixa "Running With the Devil", o guitarrista respondeu: "Buzina de carro."
"Nós pegamos a buzina dos nossos carros", continuou ele, "o Opel do meu irmão, meu velho Volvo, [e] tiramos um par de uma Mercedes e um Volkwagen. Montamos elas numa caixa, plugamos duas baterias de carro e botamos um [pedal] footswitch. A gente usava ela para fazer barulho antes de assinar o contrato. Ted [Templeman, o produtor] gravou em fita, reduziu a velocidade e então nós entramos com o baixo. Ficou soando como um jato pousando."
Confira abaixo como ficou o resultado.
Com "Running With the Devil" como faixa de abertura, o álbum de estreia do Van Halen, autointitulado, foi lançado em 10 de fevereiro de 1978. Alavancado por clássicos como "Ain't Talkin' 'bout Love" e "Eruption", foi um tremendo sucesso comercial: chegou a #19 nas paradas da Billboard e vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps