A curiosa opinião de Lobão sobre Chico Buarque e os Tropicalistas
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de junho de 2022
O compositor Lobão é famoso por hits como "Me Chama" e "Vida Bandida" e recentemente lançou um álbum com regravações de vários artistas. Uma dessas releituras foi justamente de Chico Buarque, mas qual seria a opinião do músico sobre esse ícone da MPB e do Samba?
Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, Lobão disse que Chico Buarque foi "cordial" e "gente fina" e não teve problemas para regravar uma de suas músicas.
"Gravei a música ‘Pedaço de Mim’, do Chico Buarque. Fiz a vocalização da Zizi Possi. Não cheguei a falar diretamente com ele, mas ele foi muito cordial e gente fina. Facilitou em todos os assuntos. Ele foi muito querido. O arranjo foi do Rogério Duprat. Ficou bem bonito", explicou.
Já em outro ponto, Lobão disse que existe um lobby na MPB para que você seja aceito como compositor. Ele citou como artistas como o próprio Chico Buarque e o pessoal do movimento da Tropicália estariam envolvidos nisso.
"O Brasil é um coronelato, na música não é diferente. É uma panela que toma conta, os monopólios. É uma característica da reunião política brasileira. Tem um time fazendo lobby, cancelando fulano. Isso ocorre de caso pensado. Decidem quem vai para a novela das sete, das oito. Quem vai ser premiado? Quem está nas editorias dos jornais? Muitos jornalistas já foram excluídos. Uma vez, uma amiga minha me alertou porque falei do Chico Buarque. Os editoriais estão lotados de cães de guarda. Esse é o clima. Quanto ao Chico, por exemplo, não acredito que ele se envolva nisso. Ele tem seguidores fanáticos. O pessoal da Tropicália, já é uma coisa de poder, de perpetuação do poder. Todo mundo sabe disso", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps