Nazareth: "Razama-Snaz!", livro sobre a banda lançado no Brasil, é um deleite aos fãs
Por Mário Pescada
Postado em 07 de junho de 2022
O canadense Robert Lawson deve ser uma pessoa muito metódica, organizada e determinada, porque o que ele fez em "Razama-Snaz! Um Guia Para o Ouvinte do NAZARETH" (2022), seu livro de estreia e único sobre a banda publicado no Brasil graças a Editora Denfire, é coisa de maluco.
Lawson recebeu incentivo para escrever seu debut do amigo e conterrâneo Martin Popoff, autor de dezenas de livros sobre rock/metal e centenas de entrevistas no currículo. A época do seu lançamento, em 2016, o NAZARETH estava com quase 50 anos de estrada, 23 discos de estúdio, o novo vocalista Carl Sentance recém-chegado e milhares de fãs ansiosos esperando novidades.
O livro faz uma cobertura de cada disco, faixa a faixa, com avaliação pessoal e recepção a época por fãs e mídia, incluindo aí o megalomaníaco trabalho de cobrir também relançamento, remasterizações e regravações! Há ainda espaço para registrar aparições em programas de tv, comentar alguns shows ao vivo, como a passagem pelo Brasil do grupo por RJ, SP e Curitiba, essa última tida por ele como "brilhante" e devidamente registrada no DVD "Live In Brasil" (2007), relembrar os covers feitos por gente como IRON SAVIOR, HEAVEN´S GATE e, claro, o conhecidíssimo gravado pelo GUNS N´ROSES - um material riquíssimo em detalhes.
Lawson começa pelos primórdios, em 1961, quando o grupo tocava covers diversos (hábito mantido desde então) e era conhecido como THE SHADETTES até o batismo como NAZARETH, em 1968. No começo, seus dois primeiros discos passaram quase que em branco por público e mídia. Só em "Razamanaz" (1973), graças a mão de Roger Glover (DEEP PURPLE), que, além de produtor se tornou amigo do grupo durante uma tour conjunta pelos EUA e Inglaterra, é que a banda começou a chamar a atenção. A partir daqui, gravaram uma trinca marcante na sua carreira: "Loud 'N' Proud" (1973), "Rampant" (1974) e "Hair Of The Dog" (1975), incluindo o mega hit romântico "Love Hurts", cover escolhido pela gravadora A&M Records para o mercado norte-americano (às vezes esses caras sabem o que fazem).
Por ser fã declarado do grupo, fiquei receoso que Lawson pudesse aliviar nos pontos baixos da carreira do NAZARETH como os álbuns "2XS" (1982), "Sound Elixir" (1983) e "The Catch" (1984), além da escolha equivocada de Linton Osborne para cobrir a saída do grande Dan McCafferty, em 2013 - erro esse que só seria consertado com a escolha acertada de Carl Sentance (PERSIAN RISK, KROKUS) - mas não, se manteve imparcial e justo. Nas suas revisões de relançamento e remasterizações, também não poupou críticas para algumas picaretas versões colocadas no mercado apenas para fazer caixa para as gravadoras, o conhecido caça-níquel.
Ao fim, há ainda um capítulo dedicado a carreira solo do ex-guitarrista Manny Charlton, que chegou a trabalhar com o GUNS N´ROSES como produtor no bombástico "Appetite For Destruction" (1987), porém, não pôde concluir seu trabalho, já que teve que retornar ao NAZARETH para cumprir outras obrigações.
"Razama-Snaz! Um Guia Para o Ouvinte do NAZARETH" (2022) contém 148 páginas em papel couchè 115g, recheado com fotos de flyers e afins. Inclui ainda um cartão 21 x 15 cm com foto de divulgação passada e um pequeno adesivo, podendo ser encomendado no site da Editora Denfire por R$ 49,90 (frete incluso para todo o Brasil). Outra excelente notícia aos fãs: a Shinigami Records lançou no Brasil, em parceria com o selo Frontiers Music, o ótimo "Surviving The Law" (2022), segundo disco do grupo com Carl Sentance nos vocais.
FONTE: Editora Denfire
https://editoradenfire.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo


Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Nazareth: um elogio à pertinácia
O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2


