Nazareth: "Razama-Snaz!", livro sobre a banda lançado no Brasil, é um deleite aos fãs
Por Mário Pescada
Postado em 07 de junho de 2022
O canadense Robert Lawson deve ser uma pessoa muito metódica, organizada e determinada, porque o que ele fez em "Razama-Snaz! Um Guia Para o Ouvinte do NAZARETH" (2022), seu livro de estreia e único sobre a banda publicado no Brasil graças a Editora Denfire, é coisa de maluco.
Lawson recebeu incentivo para escrever seu debut do amigo e conterrâneo Martin Popoff, autor de dezenas de livros sobre rock/metal e centenas de entrevistas no currículo. A época do seu lançamento, em 2016, o NAZARETH estava com quase 50 anos de estrada, 23 discos de estúdio, o novo vocalista Carl Sentance recém-chegado e milhares de fãs ansiosos esperando novidades.
O livro faz uma cobertura de cada disco, faixa a faixa, com avaliação pessoal e recepção a época por fãs e mídia, incluindo aí o megalomaníaco trabalho de cobrir também relançamento, remasterizações e regravações! Há ainda espaço para registrar aparições em programas de tv, comentar alguns shows ao vivo, como a passagem pelo Brasil do grupo por RJ, SP e Curitiba, essa última tida por ele como "brilhante" e devidamente registrada no DVD "Live In Brasil" (2007), relembrar os covers feitos por gente como IRON SAVIOR, HEAVEN´S GATE e, claro, o conhecidíssimo gravado pelo GUNS N´ROSES - um material riquíssimo em detalhes.
Lawson começa pelos primórdios, em 1961, quando o grupo tocava covers diversos (hábito mantido desde então) e era conhecido como THE SHADETTES até o batismo como NAZARETH, em 1968. No começo, seus dois primeiros discos passaram quase que em branco por público e mídia. Só em "Razamanaz" (1973), graças a mão de Roger Glover (DEEP PURPLE), que, além de produtor se tornou amigo do grupo durante uma tour conjunta pelos EUA e Inglaterra, é que a banda começou a chamar a atenção. A partir daqui, gravaram uma trinca marcante na sua carreira: "Loud 'N' Proud" (1973), "Rampant" (1974) e "Hair Of The Dog" (1975), incluindo o mega hit romântico "Love Hurts", cover escolhido pela gravadora A&M Records para o mercado norte-americano (às vezes esses caras sabem o que fazem).
Por ser fã declarado do grupo, fiquei receoso que Lawson pudesse aliviar nos pontos baixos da carreira do NAZARETH como os álbuns "2XS" (1982), "Sound Elixir" (1983) e "The Catch" (1984), além da escolha equivocada de Linton Osborne para cobrir a saída do grande Dan McCafferty, em 2013 - erro esse que só seria consertado com a escolha acertada de Carl Sentance (PERSIAN RISK, KROKUS) - mas não, se manteve imparcial e justo. Nas suas revisões de relançamento e remasterizações, também não poupou críticas para algumas picaretas versões colocadas no mercado apenas para fazer caixa para as gravadoras, o conhecido caça-níquel.
Ao fim, há ainda um capítulo dedicado a carreira solo do ex-guitarrista Manny Charlton, que chegou a trabalhar com o GUNS N´ROSES como produtor no bombástico "Appetite For Destruction" (1987), porém, não pôde concluir seu trabalho, já que teve que retornar ao NAZARETH para cumprir outras obrigações.
"Razama-Snaz! Um Guia Para o Ouvinte do NAZARETH" (2022) contém 148 páginas em papel couchè 115g, recheado com fotos de flyers e afins. Inclui ainda um cartão 21 x 15 cm com foto de divulgação passada e um pequeno adesivo, podendo ser encomendado no site da Editora Denfire por R$ 49,90 (frete incluso para todo o Brasil). Outra excelente notícia aos fãs: a Shinigami Records lançou no Brasil, em parceria com o selo Frontiers Music, o ótimo "Surviving The Law" (2022), segundo disco do grupo com Carl Sentance nos vocais.
FONTE: Editora Denfire
https://editoradenfire.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo

Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Nazareth: um elogio à pertinácia
O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
Dez álbuns dos anos setenta que pavimentaram o caminho do Heavy Metal dos anos oitenta


