Brian Johnson conta como foi seu teste para ser o novo vocalista do AC/DC
Por André Garcia
Postado em 03 de junho de 2022
Nunca é uma tarefa simples para uma banda trocar de vocalista após fazer sucesso. Para o AC/DC, então, parecia uma missão impossível, afinal de contas, Bon Scott foi um dos mais carismáticos vocalistas dos anos 70. Sua morte repentina, em 19 de fevereiro de 1980, após "Powerage" (1978) e Highway to Hell" (1979) deixou a banda numa situação para lá de complicada.
Seu substituto foi Brian Johnson, que caiu na banda como uma luva e foi um dos mais bem sucedidos casos de troca de frontman da história do rock. Em entrevista a tv aberta australiana, dada para o canal ABC TV, disponível no YouTube, o sucessor de Bon Scott contou a história de sua entrada no AC/DC:
"Foi uma coisa estranha... Eu tinha um pequeno negócio, para pagar as contas, e uma banda que tocava à noite em clubes e pubs, chamada Geordie. Eu curtia... Até que um dia o telefone tocou. Era uma mulher com um pesado sotaque da Alemanha oriental, que eu apelidei de Olga."
Conforme narrado pelo vocalista, o diálogo foi assim:
Olga: Você viria a Londres? E você sabe cantar?
Brian: Quem está falando?
Olga: Você deve vir.
Brian: Eu não vou para Londres. Eu nem sei quem você é! Qual é a banda?
Olga: Eu não posso te contar.
Brian: Eu não vou para Londres.
"[Fui] bem abrupto, sabe, eu não queria ser grosseiro... mas foi como foi. Então umas meia hora depois um amigo me liga e diz: 'Aí, tem interesse em cantar em um comercial [de aspirador de pó]? Paga bem! Vai ser em Londres.' Eu respondi: 'Estou dentro! Quando vai ser?' Ele disse que segunda. Então eu liguei para Olga e perguntei se o teste era na segunda, e ela confirmou que sim."
"Então eu dirigi até lá, gravei o comercial, que ficava a alguns quilômetros do estúdio. Eu cheguei e toda a equipe estava lá em baixo jogando sinuca. Claro que a primeira coisa que fiz foi botar cinco mangos na mesa e jogar com eles! Até que o road manager desceu e disse: 'Alguém aí viu o cara do Geordie? O nome dele é Brian, se alguém ver ele, manda ele subir, a banda já está esperando ele faz 40 minutos!'"
"Eu disse: 'Sou eu!', e então subi. Jamais me esquecerei de Malcolm chegando para mim com uma garrafa de cerveja escura e me perguntando: 'Você bebe isso?' Eu respondi: 'Eu mataria por uma dessas!' Eu estava meio nervoso."
"Aí eu escolhi uma música, eu acho que 'Nutbush City Limits', que pegou eles de surpresa. E Malcolm disse: 'Pelo menos não é 'Smoke on the Water', como todos os outros caras que apareceram!' Foi divertido. Perguntaram: 'Você sabe alguma de nossas músicas?', e eu respondi: '[Whole Lotta] Rosie'."
Foi simplesmente fantástico. Foi maravilhoso. Eu nunca pensei que cantaria com uma banda tão boa. Eles eram ótimos! Eu disse: 'Olha, foi ótimo, mas tenho que ir para casa agora, porque tenho que abrir a loja de manhã, e é uma viagem de quatro horas. Eles não entenderam nada. Eu nem imaginava que eu fosse ser escolhido."
Na manhã seguinte meu telefone tocou novamente, dessa vez era o empresário, Peter Mensch. Ele perguntou: 'Quando você pode vir de novo? Amanhã?' Eu respondi: 'Não dá, tenho três shows com a banda e não posso deixar os caras na mão, o pagamento é semanal.' E ele falou: 'Precisamos de você aqui logo, dá seu jeito!' Com Peter Mensch era assim."
"E foi isso. Aquilo foi inacreditável. Foi muito rápido, sabe? Quando dei por mim, eu já estava num avião a caminho das Bahamas levando apenas dois pares de meias, dois pares de cueca, três camisas, calça jeans e uma jaqueta de couro. E foi isso!"
O primeiro trabalho de Brian Johnson com o AC/DC já foi "Back in Black", simplesmente o álbum de rock mais vendido da história. No geral, está atrás apenas de "Thriller", do Michael Jackson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado

A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Angus Young escolheu Pretty Reckless para turnê com o AC/DC, revela Taylor Momsen
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John
A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta de AC/DC
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC


