"Não somos uma banda de thrash metal",afirmou ex-guitarrista do Megadeth
Por Rodrigo Clark
Postado em 28 de julho de 2022
O álbum "Countdown to Extinction", do MEGADETH, completou trinta anos no último dia 14 de julho. O canal "Só me resta o Rock’n’Roll", no YouTube, homenageou o disco com fatos e histórias curiosas desse clássico do thrash metal.
"Countdown to Extinction", lançado em 1992, é o quinto álbum de estúdio do Megadeth. Foi indicado ao Grammy de 1993 como "Melhor Desempenho de Metal", mas não levou. Aliás, o Megadeth recebeu 12 indicações ao Grammy antes de finalmente receber o prêmio pela primeira vez, em 2017.
Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê, em 1993, abrindo shows para o Aerosmith. Em um show, Dave Mustaine teria dito: "Nós não temos muito tempo para tocar, porque o Aerosmith não tem mais muito tempo de vida."
A faixa-título do álbum, "Countdown to Extinction", foi premiada em 1993 com o "Humaine Society’s Genesis Award" em reconhecimento à atenção levantada para a questão da extinção dos animais e outras questões ecológicas correlatas. Foi o baterista Nick Menza que batizou o álbum, pois é o autor da maior parte da faixa-título. Menza escreveu a música depois de ler um artigo na revista Time, sobre caça a animais confinados. O tema combinava com o discurso ecológico, em alta na época: em 1992, havia ocorrido a grande conferência da ONU chamada ECO-92, no Rio de Janeiro.
Não foi só Nick Menza quem contribuiu com composições para o álbum. "Countdown to Extinction" é marcado por uma colaboração de toda a banda na criação das músicas. Pela primeira vez, as composições de um álbum do Megadeth eram conjuntas, e não só do vocalista e guitarrista Dave Mustaine.
Uma característica marcante do álbum é a mudança na sonoridade da banda. Mustaine queria elevar o Megadeth a um outro nível de reconhecimento. O primeiro desafio era superar o disco anterior, "Rust in Peace", de 1990. O segundo era parear com o crescente sucesso do Metallica com outros públicos além do metal, depois do lançamento do chamado "Black Album", em 1991. Fãs mais ortodoxos criticaram a banda, dizendo que o Megadeth estava se distanciando do thrash metal. O guitarrista Marty Friedman deu a seguinte declaração na época: "Não somos uma banda de thrash metal. Fazemos um heavy mais pesado, especialmente no nosso novo material, que traz muito mais solos de guitarra."
Em 2012, o Megadeth tocou "Countdown to Extinction" na íntegra, em turnê comemorativa de 20 anos do álbum. Será que a banda vai repetir o feito este ano?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Bill Kelliher conta como recebeu a notícia da morte de Brent Hinds
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos

O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
"Megadeth sem mim é a banda solo de Dave Mustaine", diz David Ellefson
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Ex-baterista do Megadeth acreditava que Jesus Cristo era um alienígena
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine


