"Não somos uma banda de thrash metal",afirmou ex-guitarrista do Megadeth
Por Rodrigo Clark
Postado em 28 de julho de 2022
O álbum "Countdown to Extinction", do MEGADETH, completou trinta anos no último dia 14 de julho. O canal "Só me resta o Rock’n’Roll", no YouTube, homenageou o disco com fatos e histórias curiosas desse clássico do thrash metal.
"Countdown to Extinction", lançado em 1992, é o quinto álbum de estúdio do Megadeth. Foi indicado ao Grammy de 1993 como "Melhor Desempenho de Metal", mas não levou. Aliás, o Megadeth recebeu 12 indicações ao Grammy antes de finalmente receber o prêmio pela primeira vez, em 2017.
Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê, em 1993, abrindo shows para o Aerosmith. Em um show, Dave Mustaine teria dito: "Nós não temos muito tempo para tocar, porque o Aerosmith não tem mais muito tempo de vida."
A faixa-título do álbum, "Countdown to Extinction", foi premiada em 1993 com o "Humaine Society’s Genesis Award" em reconhecimento à atenção levantada para a questão da extinção dos animais e outras questões ecológicas correlatas. Foi o baterista Nick Menza que batizou o álbum, pois é o autor da maior parte da faixa-título. Menza escreveu a música depois de ler um artigo na revista Time, sobre caça a animais confinados. O tema combinava com o discurso ecológico, em alta na época: em 1992, havia ocorrido a grande conferência da ONU chamada ECO-92, no Rio de Janeiro.
Não foi só Nick Menza quem contribuiu com composições para o álbum. "Countdown to Extinction" é marcado por uma colaboração de toda a banda na criação das músicas. Pela primeira vez, as composições de um álbum do Megadeth eram conjuntas, e não só do vocalista e guitarrista Dave Mustaine.
Uma característica marcante do álbum é a mudança na sonoridade da banda. Mustaine queria elevar o Megadeth a um outro nível de reconhecimento. O primeiro desafio era superar o disco anterior, "Rust in Peace", de 1990. O segundo era parear com o crescente sucesso do Metallica com outros públicos além do metal, depois do lançamento do chamado "Black Album", em 1991. Fãs mais ortodoxos criticaram a banda, dizendo que o Megadeth estava se distanciando do thrash metal. O guitarrista Marty Friedman deu a seguinte declaração na época: "Não somos uma banda de thrash metal. Fazemos um heavy mais pesado, especialmente no nosso novo material, que traz muito mais solos de guitarra."
Em 2012, o Megadeth tocou "Countdown to Extinction" na íntegra, em turnê comemorativa de 20 anos do álbum. Será que a banda vai repetir o feito este ano?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
O casamento que colocou Sebastian Bach no Skid Row e Zakk Wylde na banda de Ozzy
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Kiko Loureiro terá Mauro Henrique como convidado nos últimos shows da turnê "Theory of Mind"
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco

Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
Dirk Verbeuren diz que Dave Mustaine é o criador do thrash metal
Dirk Verbeuren aprendeu 9 músicas em um dia para quebrar o galho do At the Gates
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Guitarrista do Megadeth apoia tendência de shows sem celulares
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
Dez solos de guitarra muito bonitos que vão te conquistar
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura


