"Não somos uma banda de thrash metal",afirmou ex-guitarrista do Megadeth
Por Rodrigo Clark
Postado em 28 de julho de 2022
O álbum "Countdown to Extinction", do MEGADETH, completou trinta anos no último dia 14 de julho. O canal "Só me resta o Rock’n’Roll", no YouTube, homenageou o disco com fatos e histórias curiosas desse clássico do thrash metal.
"Countdown to Extinction", lançado em 1992, é o quinto álbum de estúdio do Megadeth. Foi indicado ao Grammy de 1993 como "Melhor Desempenho de Metal", mas não levou. Aliás, o Megadeth recebeu 12 indicações ao Grammy antes de finalmente receber o prêmio pela primeira vez, em 2017.
Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê, em 1993, abrindo shows para o Aerosmith. Em um show, Dave Mustaine teria dito: "Nós não temos muito tempo para tocar, porque o Aerosmith não tem mais muito tempo de vida."
A faixa-título do álbum, "Countdown to Extinction", foi premiada em 1993 com o "Humaine Society’s Genesis Award" em reconhecimento à atenção levantada para a questão da extinção dos animais e outras questões ecológicas correlatas. Foi o baterista Nick Menza que batizou o álbum, pois é o autor da maior parte da faixa-título. Menza escreveu a música depois de ler um artigo na revista Time, sobre caça a animais confinados. O tema combinava com o discurso ecológico, em alta na época: em 1992, havia ocorrido a grande conferência da ONU chamada ECO-92, no Rio de Janeiro.
Não foi só Nick Menza quem contribuiu com composições para o álbum. "Countdown to Extinction" é marcado por uma colaboração de toda a banda na criação das músicas. Pela primeira vez, as composições de um álbum do Megadeth eram conjuntas, e não só do vocalista e guitarrista Dave Mustaine.
Uma característica marcante do álbum é a mudança na sonoridade da banda. Mustaine queria elevar o Megadeth a um outro nível de reconhecimento. O primeiro desafio era superar o disco anterior, "Rust in Peace", de 1990. O segundo era parear com o crescente sucesso do Metallica com outros públicos além do metal, depois do lançamento do chamado "Black Album", em 1991. Fãs mais ortodoxos criticaram a banda, dizendo que o Megadeth estava se distanciando do thrash metal. O guitarrista Marty Friedman deu a seguinte declaração na época: "Não somos uma banda de thrash metal. Fazemos um heavy mais pesado, especialmente no nosso novo material, que traz muito mais solos de guitarra."
Em 2012, o Megadeth tocou "Countdown to Extinction" na íntegra, em turnê comemorativa de 20 anos do álbum. Será que a banda vai repetir o feito este ano?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
Novo disco do Anthrax recebe nota 8 de 10 em resenha do Blabbermouth
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
Guitarrista defende opção do Twisted Sister por Sebastian Bach
Sonata Arctica retorna ao Brasil no início de outubro para show em São Paulo
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história

Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Dave Mustaine relembra álbum do Megadeth que produziu "à beira da morte" em luta contra o câncer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


